Termos

Significados

G-7

É o nome dado à reunião periódica (três vezes por ano) dos sete países mais ricos: Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e Inglaterra, Itália e Canadá, com o objetivo de discutir assuntos relevantes e decidir, se for o caso, uma ação coordenada de ajuda aos países mais pobres. O G-7 se reuniu pela primeira vez em 1975, por iniciativa do então primeiro-ministro alemão Helmut Schimidt, e do presidente francês à época, Valéry Giscard.

Ganho de capital

Acréscimo de patrimônio devido a resultados positivos em operações financeiras.

Ganho Líquido

É o resultado positivo auferido em um conjunto de operações realizadas em cada mês, em um ou mais mercados de Bolsa e em operações com ouro, ativo financeiro, realizadas fora de Bolsa. No mercado à vista, é constituído pela diferença positiva entre o valor de venda do ativo e o seu custo de aquisição. No mercado futuro, é o resultado positivo da soma algébrica dos ajustes diários ocorridos em cada mês. A alíquota do imposto é de 15% sobre os ganhos líquidos apurados no mês. Em operações day trade, a alíquota é de 20% sobre os ganhos líquidos apurados no mês.

GAP

Representa um hiato nas cotações das ações. Por exemplo: no caso de alta, a mínima de um dia é maior que a máxima da véspera.

GARANTIA

Obrigação que se assume, a juízo da alfândega, com o objetivo de assegurar o cumprimento de outras obrigações perante ela. A garantia se denomina global quando assegura o cumprimento das obrigações resultantes de várias operações.

 

GARANTIA ESPECÍFICA

A que assegura a execução de uma única operação aduaneira.

Garantia Flutuante

Estabelece o privilégio geral sobre os ativos da companhia, sem especificação dos bens, que não ficam vinculados à emissão. A companhia pode dispor de bens sem prévia autorização dos debenturistas.

GARANTIA PESSOAL

Pessoa que se obriga, segundo as normas legais prescritas, a assumir as conseqüências financeiras derivada da falta de cumprimento dos compromissos contraídos por outra pessoa com a alfândega.

Garantia quirografária (ou sem preferência)

Situação em que o debenturista concorre com os demais credores quirografários (não privilegiados) no caso de falência da companhia.

GARANTIA REAL

Dinheiro ou outros valores depositados provisoriamente, que respondem pelo pagamento dos gravames e outras quantias exigíveis, de conformidade com os compromissos contraídos com a alfândega.

Garantia subordinada

Neste caso os credores preferem apenas aos acionistas da companhia. Debêntures dessa espécie também são chamadas de sem garantia.

Gateway

Dispositivo que conecta redes que normalmente não se comunicam, permitindo a transferência de informação de uma para outra.

GDR - Global Depositary Receipts

Equivalem ao ADR, para giro em outros mercados, com base em Londres. Normalmente, são registrados, compensados e liquidados por câmaras de compensação do Euromarket, e não por bancos.

GEMEC

Gerência de Mercado de Capitais do Banco Central do Brasil.

GEX

Gerência Executiva.

GFIP

Guia de Recolhimento do FGTS e Informações a Previdência Social.

GIA

Guia de informação e Apuração do ICMS; Guia emitida mensalmente pela empresa com dados da operação do ICMS, remetida a secretaria da fazenda do Rio Grande do Sul.

GIF

Termo utilizado na informática que significa abreviação de Graphic Interchange Format. É um formato gráfico com grande capacidade de compressão. A maioria das imagens na Internet é um GIF.

GIF ANIMADO

Termo utilizado na informática que significa formato gráfico que parece se mover ou se alterar como resultado de várias camadas de imagem.

GILT-EDGED

Termo estrangeiro que significa ação ou título de primeira classe. Ver Blue Chip.

GIS

Guia Informativa Simplificada. Guia emitida mensalmente por empresas enquadradas como EPP (Empresa de Pequeno Porte) no ICMS, com dados da apuração do ICMS, remetida a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.

GIVE AN INDICATION

Termo estrangeiro que significa demonstrar interesse por uma nova emissão de ações com uma ordem de compra.

GIVE AN ORDER

Termo estrangeiro que significa Ordem de compra ou venda dada ao corretor.

GIVE UP

Termo estrangeiro que significa expressão com mais que um significado: - um membro agindo em nome de outro previne um terceiro sobre a situação e ""give up"", dá, utiliza, o nome do membro assim representado. - Numa cidade onde o seu corretor não tem escritório o investidor usa um segundo corretor que menciona - ""give up"" - a uma terceira parte o nome do primeiro corretor."

Globalização financeira

É o processo iniciado principalmente a partir dos anos 80, com o crescimento do fluxo financeiro internacional baseado no mercado de capitais, através de inovações como a securitização de dívidas, e do desenvolvimento dos mecanismos de diminuição de risco (derivativos, hedge, opções etc.). Representou uma queda do poder do sistema bancário internacional, e crescimento dos chamados investidores institucionais, como os fundos de pensões.

Globalização produtiva

É representada pela produção e distribuição de valores dentro de redes em escala mundial, com o acirramento da concorrência entre grupos multinacionais. O crescimento tecnológico acelerado gerou maior eficiência produtiva e maiores condições de competitividade.

GLOSA

Texto de uma fração classificatória (posição, subposição ou item) da Nomenclatura.

Glossário

É um vocabulário explicativo dos termos, conceitos, palavras ou expressões técnicas, antroponimias, zoonimias, fitonimias, toponimias, frases utilizados no decorrer do trabalho e que podem dar margem a interpretações errôneas ou que sejam desconhecidos do público alvo e não tenham sido explicitados no texto.

Go Around

É um leilão informal ou secundário de títulos públicos. Descreve o processo pelo qual a mesa de negociação do BACEN pede que seus dealers (bancos autorizados a agir em seu nome) obtenham cotações de compra e venda. Pode haver aviso desses leilões por telefone do BACEN para os bancos ou, mais freqüentemente, pela rede de computadores do BACEN.

GO PUBLIC

Termo estrangeiro que significa oferta de ações de uma S/A, até então fechada ao público em geral.

GO SHORT

Termo estrangeiro que significa vender ações a termo. - Assumir uma posição ""curta"", a descoberto."

GOING CONCERN GOOD DELIVERY

Termo estrangeiro que significa ação boa (""quente"")."

Golden share

Ação de classe especial que detém o poder de veto sobre propostas com relação a determinados assuntos estratégicos de uma companhia. goza, normalmente, dos mesmos direitos das demais ações, incluindo o direito de voto e preferências de dividendo, quando for o caso.

GOOD TILL CANCELLED ORDER (GTC)

Termo estrangeiro que significa ordem de compra ou venda a preço específico, que vigora até que seja executada, cancelada ou mudada no que se refere ao preço.

Goodwill

Conjunto dos elementos não- materiais provenientes de fatores tais como reputação, relação com clientes e fornecedores, localização, etc, que contribuem para a valorização de um estabelecimento comercial.

Governo

conjunto de órgãos responsáveis pela realização da administração pública, através de poderes delegados pelo povo.

GPS

Guia da Previdência Social.

GRÁFICO DE BARRAS

Gráfico utilizado pelo analista de investimento que procura realizar as projeções de preços que permitirão decidir sobre o investimento em ações. Parte da elaboração das séries de valores das variações preço X quantidade negociada, definindo uma perspectiva para o desenvolvimento futuro de uma ação.

GRÁFICO PONTO FIGURA

Gráfico utilizado pelo analista de investimento levando em consideração somente os preços das ações, como variável relevante para efetuar as projeções do desenvolvimento futuro dessas ações.

GRAFISTA

Analista do mercado de ações que fundamenta suas projeções no comportamento gráfico das Bolsas.

Gratificação natalina

Também conhecida como 13º salário, é devida a todo empregado, relativa a um mês de salário ou proporcional para empregados com menos de um ano de trabalho. Ver mais no site www.MMcontabilidade.com.br, em Consultoria Eletrônica, Área Trabalhista/Previdênciária, em 13º salário.

Grau de verticalização

Quando uma empresa passa também a produzir componentes que antes comprava no mercado. Quanto maior o grau de verticalização da economia, menor a necessidade de moeda, já que as transações são fechadas apenas contabilmente.

GRAVAME

Direitos aduaneiros e quaisquer outros encargos de efeitos equivalentes, sejam de caráter fiscal, monetário, cambial, que incidem sobre as importações. Não estão compreendidos neste conceito as taxas e encargos análogos quando respondem ao custo aproximado dos serviços prestados.

GREEN SHOE PROVISION

Termo estrangeiro que significa provisão de compra de ações permitindo a compra de mais 10% das mesmas. Cláusula do acordo de ""underwriting"" permitindo ao ""underwriter"" adquirir mais 10% das ações ao preço original. Dá cobertura contra posição curta assumida pelo sindicato."

Grifo

A mesma coisa que itálico.

GROSS EXPOSURES

Trata-se de termo publicitário que indica a quantidade total de vezes que um anúncio é visto.

Grosso modo

por alto, resumidamen-te, sumariamente.

GROUND FLOOR

Termo estrangeiro que significa menor preço obtido por aqueles que primeiro investiram.

GROWTH STOCK(S)

Termo estrangeiro que significa ações conhecidas pelas suas possiblidades de valorização mais rápida que a média, geralmente com dividendos baixos mas alta valorização.

GRP

É a sigla para Gross Rating Point, cuja tradução é Ponto Bruto de Audiência. Além da soma das audiências, o GRP é o número representativo do cálculo realizado de acordo com a fórmula: audiência do programa x número de inserções.

Grupos de Ajuda Mútua

As formas tradicionais representam instituições profissionais ou religiosas voltadas para a "caridade" (atividades assistenciais e beneficentes), a exemplo dos Lares Espíritas e das Santas Casas de Misericórdia; em geral têm ação específica (como em hospitais, creches, asilos) e sem compromissos políticos; é o maior segmento do Terceiro Setor; reúne grande número de entidades e alcança expressivo contingente de pessoas, principalmente as camadas de baixa renda e as menos mobilizadas da população.

GUARANTEED BOND

Termo estrangeiro que significa título garantido por terceiros.

GUARANTEED STOCK

Termo estrangeiro que significa ação garantida por outra companhia.

GWh

Gigawatts-hora.

 

 

Termos: # | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

 

 

 

 

Abrir Conta bancária suíça - Duvidas Conta Suiça - Conta Suíça numerada - Ordem Conta bancária suíça - Conta bancária no caribe - Conta bancária na Áustria - Conta Bancaria Latvia - Conta bancária em alemão - Conta Nos Estados Unidos - Duvidas Conta EU - Ordem Conta nos EUA - Cartão anónimo Maestro - Pedir Cartão anónimo - Contato - Mais Informação - Glossário de termos Empresarial - Diccionario de finanças em inglês - Bancos centrais - Bancos da Suíça - Reguladores de Valores no mundo - O qui é Forex - Mapa du Site


Copyright © 2005 - 2016 Contas Bancarias Offshore

 

The information contained in this Website is not meant to substitute qualified legal advice given by a specialist knowing your particular situation. We are not a bank and can’t be held responsible for any loss or damages whether direct, incidental, indirect, special, or consequential, among others, relating access to this Web site. Read our Disclaimer / Terms and Conditions