Termos

Significados

IBA

Índice Brasileiro de Ações. Gerado e divulgado pela CNBV - Comissão Nacional de Bolsas de Valores.

Ibase

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.

IBGE

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IBMEC

Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Desenvolve pesquisas na área de mercado de capitais, promove cursos pertinentes à área e forma técnicos para atuar neste mercado.

IBOVESPA

Índice que mostra a variação das ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. É o mais usado porque reflete o resultado do pregão

 

Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo)

Índice que mostra a variação diária da cotação das 44 ações mais negociadas nos pregões da Bolsa de Valores de São Paulo. Há outros índices que espelham a valorização das ações, mas o Ibovespa é o mais usado. (ver também IBX)

IBPT

Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário

IBRASA (INVESTIMENTOS BRASILEIROS S/A)

Empresa filiada ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social que tem como objetivo participar minoritariamente do capital de risco de empresas nacionais.

IBV

Índice da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

IBX

Índice que espelha o comportamento das 100 ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa)

ICMS

Imposto Sobre Operações relativas à circulação de mercadorias e sobre Serviços

ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)

Imposto cobrado pelos Estados brasileiros, que está incluído no preço que os consumidores pagam por qualquer mercadoria ou serviço. O percentual cobrado varia conforme o produto (ou serviço) e o Estado. Cada Estado tem uma relativa liberdade para definir suas próprias alíquotas. As alterações, no entanto, precisam ser aprovadas por unanimidade no Conselho de Política Fazendária (Confaz), um colegiado composto pelos secretários da Fazenda de todos os Estados.

ICOTERMS

Regras internacionais para a interpretação dos termos comerciais.

ICQ

Em inglês, significa I Seek You (Eu procuro você). É um programa de computação que possibilita às pessoas se comunicarem em tempo real.

Id est

termo estrangeiro que significa: isto é, quer dizer. Muitas ve-zes aparece abreviadamente: i. e.

Identificação Biométrica

Método de identificação para acesso a sistemas que utiliza as características físicas dos usuários como fatores de autenticação.

IDS

Sistema de detecção e reação a ataques de hackers.

IE

Imposto de exportação.

IF

Investimento Fixo

IF's

Instituições Financeiras.

IGP (Índice Geral de Preços)

Índice de inflação calculado pela Fundação Getúlio Vargas. Fazem parte dessa conta três indicadores que têm pesos diferentes. São eles, o Índice de Preços por Atacado (IPA), que participa com 60%, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade do Rio de Janeiro, com 30%, e o Índice Nacional de Custo de Construção Civil (INCC), com 10%.

IGP-10

Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A metodologia de cálculo é idêntica à do IGP-M. Mede a variação dos preços entre os dias 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência.

IGP-DI

Indice Geral de Preços

IGPM

Índice Geral de Preços de Mercado

IGP-M

Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é uma referência do mercado financeiro. Mede o comportamento dos preços entre famílias do Rio e de São Paulo, com renda mensal de um a 33 salários mínimos. é apurado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. É formado por três taxas: Índice de Preços por Atacado (IPA) - que corresponde a 60% do IGP-M; Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - que responde por 40% do IGP-M total; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) - que é 10% do IGP-M.

IHCO

International Health Cooperative Organization

II

Imposto de Importação.

IIF

Institute of International Finance. Organização que representa os maiores 200 bancos privados do mundo.

Ilegal

o que não é permitido ou contrário à lei.

Iluministas

como foram chamadas as pessoas que, no século XVIII, "pensaram" e divulgaram algumas idéias sobre a liberdade das pessoas e sobre as responsabilidades do Estado.

Ilusão monetária

Segundo Keynes, dado um aumento de preços e salários, os trabalhadores não `sentem` o aumento de preços, percebem melhor seus salários e pensam que estão em situação melhor do que realmente estão. Isso faz com que aumentem a oferta de mão-de-obra. Os trabalhadores percebem mais o salário nominal que o salário real.

IMMEDIATE OR CANCEL ORDER

Termo estrangeiro que significa ordem de compra ou venda de ações que deve ser executada imediatamente, em parte ou no todo. A parte não executada é considerada cancelada.

IMMEDIATE ORDER

Termo estrangeiro que significa ordem cuja execuação deve ser imediata e a um determinado preço.

IMOBILIZADO

Termo contábil. Bens e direitos destinados às atividades da empresa. Ex: terrenos, edifícios, máquinas e equipamentos, veículos, móveis e utensílios, obras em andamento para uso próprio, etc.

IMPORTAÇÃO

Entrada de qualquer mercadoria em um território aduaneiro

IMPORTAÇÃO PARA O CONSUMO

Regime aduaneiro pelo qual as mercadorias importadas podem entrar em livre circulação no território aduaneiro, prévio pagamento dos direitos e impostos à importação exigiveis, dando cumprimento às formalidades necessárias.

IMPORTAÇÃO TEMPORÁRIA PARA APERFEIÇOAMENTO ATIVO

O regime aduaneiro que permite receber no território aduaneiro nacional, sob um mecanismo suspensivo de direitos de alfândega, impostos e outros encargos de importação, as mercadorias destinadas a ser enviadas para o exterior após submetidas a um processo de ensamblagem, montagem, incorporação a conjuntos, máquinas, equipamentos de transporte em geral ou aparelhos de maior complexidade tecnológica e funcional, elaboração, obtenção, transformação, reparação, manutenção, adequação, produção ou fabricação de bens.

Imposto ad valorem

É um imposto indireto, com alíquota (percentual) fixada e com valor (em R$) variando de acordo com o preço da mercadoria.

Imposto de renda

Tributo cobrado anualmente de pessoas físicas, empresas e instituições financeiras sobre seus rendimentos com salários, atividades comerciais ou aplicações financeiras. Pode ser cobrado diretamente da folha de pagamento ou lançado em declaração feita todos os anos pelo contribuinte.

IMPOSTO DE RENDA (IR)

Tributo cobrado sobre os rendimentos recebidos durante o período de um ano. Criado em 1922, é cobrado de pessoas físicas e jurídicas com taxas proporcionais ao patrimônio e rendimentos

Imposto direto

Incide diretamente sobre a renda das pessoas (por exemplo, o imposto de renda).

Imposto do Banco

Foi um imposto cobrado, a partir de 1812, para ajudar a formar o capital do Banco do Brasil.

Imposto específico

É um imposto indireto, com valor (em R$) fixado, independente do preço da mercadoria.

Imposto indireto

Incide sobre o preço das mercadorias (por exemplo, o ICMS, IPI). Pode ser específico co e ad valorem.

Imposto progressivo

Quanto maior o nível de renda, maior a proporção paga do imposto em relação à renda.

Imposto proporcional

A proporção arrecadada do imposto é a mesma para todos os níveis de renda.

Imposto regressivo

Quanto maior o nível de renda, menor a proporção paga do imposto relativamente à renda.

IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS)

Imposto embutido nos preços de mercadorias e serviços. O percentual varia conforme o produto (ou serviço) e o Estado, que tem autonomia para defini-lo. Para alterá-lo a situação é diferente. É preciso ter a aprovação do Conselho de Política Fazendária (Confaz), um colegiado composto pelos secretários da Fazenda de todos os Estados

Impostos

é o tributo cobrado sem que haja uma contraprestação específica para este ou aquele serviço ou para realizar esta ou aquela obra. Destina-se a financiar os serviços públicos universais, isto é, aqueles que devem ser prestados de forma a beneficiar toda a coletividade indistintamente.

Imune

relativo a imunidade tributária; é a dispensa do pagamento do tributo, previsto na Constituição Federal.

Imunidade

Limitação prevista em lei (art. 150, IV da Constituição Federal) ao poder de tributar relacionada somente os impostos.

IN

Instrução Normativa

IN ANB OUT

Termo estrangeiro que significa operação caracterizada pelos curtos períodos de tempo entre compra e venda.

In articulo mortis

termo estrangeiro que significa: na hora de mor-rer, prestes a morrer.

In dúbio pro reo

termo estrangeiro que significa: em caso de dúvida, a favor do réu. Quer significar que, havendo dúvida, a decisão deve ser a favor do réu.

In fine

termo estrangeiro que significa: no fim (de um parágrafo, capítulo, etc.).

In limine

termo estrangeiro que significa: no limiar, na entrada, no começo, desde o início, desde logo. Na terminologia jurídica, rejeitar "in limine" significa reieitar imedia-tamente, desde logo, antes mesmo que se entre no conhecimento da matéria ou se inicie qualquer dis-cussão.

In loco

termo estrangeiro que significa: no (próprio) lugar. Fazer uma observação "in loco".

In memoriam

termo estrangeiro que significa: em comemoração, para memória, para lembrança..

In pari causa

termo estrangeiro que significa: em caso semelhante, sob idênticas condições.

In totum

termo estrangeiro que significa: no todo, por inteiro, abrangendo tudo.

In verbis

termo estrangeiro que significa: nestes termos, nestas pala-vras. Emprega-se para exprimir as citações ou as referências feitas com as palavras da pessoa que se citou ou do texto a que se alude.

INACTIVE STOCK

Termo estrangeiro que significa ação pouco negociada.

INADIMPLÊNCIA

- Situação em que uma pessoa ou empresa deixa de cumprir um contrato, particularmente no que se refere a prazos de pagamentos

INADIMPLENTE

Pessoa que não cumpre os termos de um contrato.

INC.

Inciso

Incidente

É um evento súbito e inesperado que interfira na atividade normal do trabalho sem dano ao trabalhador, à propriedade ou ao meio ambiente.

Inciso

Incisos são as divisões existentes no interior das alíneas. O mesmo que subalínea.

INCOME BOND

Termo estrangeiro que significa título que só renderá juros se a Cia. emitente tiver lucros suficientes.

INCOMING, OUTGOING EXCHANGES

Termo estrangeiro que significa câmara de compensação.

INCORPORAÇÃO

É a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outras, que lhes sucedem em todos os direitos e obrigações.

INCUBADORA

o termo, emprestado dos aparelhos que mantém bebês prematuros nos hospitais, não poderia ser mais adequado. Uma incubadora de negócios tem a função de prover toda a estrutura necessária para que a startup funcione - por exemplo, espaço físico, consultoria estratégia, infra-estrutura tecnológica e até mesmo capital. O termo chegou ao Brasil através das incubadoras instaladas nas grandes universidades, que apoiavam os projetos desenvolvidos pelos alunos. Desde 2000, começaram a proliferar por aqui as incubadoras privadas, bastante voltadas para o mundo pontocom. Elas trocam o capital e o apoio de estrutura por uma participação acionária na startup.

Indenização

reparação de um prejuízo.

INDEPENDENT BROKER

Termo estrangeiro que significa corretor independente. Executa ordens para outros corretores. Antigamente conhecido como ""two dollar broker.

INDEXAÇÃO

Mecanismo de política econômica que atrela rendimentos monetários a índices fixados pelo governo. É uma forma de conter a desvalorização de salários, pensões e alugueis quando há inflação. Com a estabilização do Real, a indexação foi parcialmente eliminada no Brasil

INDICATED INTEREST

Termo estrangeiro que significa grau de interesse do público por uma nova emissão de ações.

INDUCEMENTS

Termo estrangeiro que significa incentivos.

INFLAÇAO

Aumento persistente de preços e que acaba por ocasionar perdas de poder aquisitivo para a população do País onde ocorre. É um fenômeno monetário perigoso, porque a elevação de um preço puxa a de outros, dando o pontapé inicial a uma bola de neve conhecida como hiperinflação. As causas são diversas, mas normalmente resultam ou da emissão sem lastro de moeda (quando o governo precisa de dinheiro para pagar suas dívidas sem que tenha ocorrido um aumento nas atividades econômicas), ou do reajuste no câmbio (quando o governo é obrigado a desvalorizar sua moeda em relação à outra mais forte, em geral o dólar). No Brasil há três índices básicos de inflação: o IPC (medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, a Fipe), o INPC (do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE) e o IGP (Índice Geral de Preços, calculado pela Fundação Getúlio Vargas)

INFLAÇÃO

Aumento contínuo no nível geral de preços, ocasionando uma perda do poder aquisitivo da moeda.

Inflação de custos

Ocorre quando o nível de demanda agregada permanece o mesmo, mas os custos de produção aumentam, diminuindo a oferta agregada. Também chamada de inflação de oferta.

Inflação de demanda

Diz respeito ao excesso de demanda agregada, em relação à produção disponível (oferta agregada) de bens e serviços.

Inflação inercial

Inflação decorrente dos reajustes de preços e salários provocada pelo mecanismo de indexação ou de correção monetária.

INFLATION TARGETING

- É um sistema de administração monetária em que o governo define uma meta para o índice de inflação em um determinado período. No Brasil este modelo vigora desde 1999 e definiu a meta de inflação em 6% ao ano, com uma tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Ou seja: ela deve ficar entre 4% e 8% ao ano

Informativo

Algo que serve para informar.

INFRAÇÃO ADUANEIRA

Qualquer violação ou tentativa de violação da legislação aduaneira.

INÍCIO DA INVESTIGAÇÃO

Declaração da autoridade nacional competente sobre o início do procedimento de investigação, após avaliação das provas apresentadas sobre o indício de dumping ou de subsídios e a relação causal do dano à produção nacional.

Injeções ao fluxo circular de renda

Referem-se a todo recurso adicionado ao fluxo de renda, que não tenha saído do próprio fluxo, no período. São os investimentos, gastos do governo e exportações.

INMETRO

Instituto Nacional de Metrologia.

INPC

Índice Nacional de Preços ao Consumidor . É calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considera a variação dos preços em 11 regiões: Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Fortaleza, Salvador, Recife e Goiânia. Tem como base o orçamento de famílias com renda mensal entre um e oito salários mínimos.

INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)

- Índice de inflação apurado pelo IBGE em dez regiões metropolitanas do País

INPLIT

Termo utilizado para designar o mero agrupamento de ações: o número de papéis em poder do acionista diminui, sem, alterar sua participação no capital da empresa. Em decorrência da adoção do cruzeiro real, as cotações passaram a ser expressas em lotes de mil ações.

INSERÇÃO

Ato físico da veiculação da publicidade.

INSIDE INFORMATION

Termo em inglês usado no mercado financeiro para definir informações sigilosas sobre empresas e instituições com ações negociadas nas Bolsas de Valores. Quem obtém essas informações privilegiadas pode obter lucros ao manipulá-las. A prática é criminosa e há penas severas previstas em lei

INSIDE MARKET

Termo estrangeiro que significa mercado definido pelo mais alto lance e pela mais baixa oferta. São considerados valores reais o que faz este mercado por vezes mais estreito que o cotado por um corretor.

INSIDER

Assim é chamado o investidor que tem acesso privilegiado a determinadas informações, antes de se tornarem conhecidas do mercado.

INSOLVÊNCIA

Estado de uma empresa que não pode pagar suas dívidas.

INSS

Instituto Nacional de Seguridade Social

Instalação Radiativa

Estabelecimento ou instalação onde se produzem, utilizam, transportam ou armazenam fontes de radiação. Excetuam-se desta definição: a) as instalações nucleares b) os veículos transportadores de fontes de radiação quando estas não são partes integrantes dos mesmos.

INSTALLMENT BONDS

Termo estrangeiro que significa título cujo principal é pago em prestações.

INSTALLMENT PURCHASES

Termo estrangeiro que significa compras de determinadas ações a intervalos certos mensalmente, trimestralmente, etc.

INSTITUTIONAL INVESTORS

Termo estrangeiro que significa instituições cujos investimentos representam considerável parte das suas operações, embora tenham outras atividades. Ex: Companhia de seguro, fundos de pensão, etc.

INSTITUTIONAL POT

Termo estrangeiro que significa percentagem reservada para ordens volumosas de instituições.

Instituto

Define estabelecimentos dedicados a estudo, pesquisa ou produção científica, que, embora componha a razão social de entidades, não corresponde a uma espécie particular de pessoa jurídica, podendo ser utilizado por entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, constituída sob a forma de fundação ou associação.

Instrumentos de política monetária

Emissões, redescontos, reservas compulsórias (obrigatórias), open market e regulamentação do mercado.

Insumos

Podem ser classificados genericamente como todas as despesas e investimentos que contribuem para formação de determinado resultado,mercadoria ou produto até o acabamento ou consumo final.

Intangível

Ver bens intangíveis

Inter vivos

termo estrangeiro que significa: entre vivos. Doação feita "inter vivos".

Interação dialógica

Pressupõe o diálogo como base para troca e construção do conhecimento.

INTERATIVIDADE

Relativo aos meios de comunicação que permitem ao usuário intervir e controlar o curso das atividades. A Internet pode ser considerada o melhor exemplo, pois permite ao internauta alterar padrões visuais, participar de atividades com outros internautas etc.

Interbancário

É o mercado em que são feitas as operações entre os bancos. O Banco Central atua nesse mercado para regular a quantidade de dinheiro do sistema financeiro. Para isso, ele toma ou empresta recursos a uma determinada taxa de juros. Se o objetivo é reduzir os juros ele empresta dinheiro, aumentando a oferta de reais.

INTERIM BOND

Termo estrangeiro que significa títulos temporários.

INTERNAUTA

Pessoa que navega (visita vários sites) na Internet.

INTERNET

Teve início em meados de 1969 pelo Departamento de Defesa do EUA. É a interligação de computadores das mais variadas regiões em uma mesma rede, possibilitando a comunicação em tempo real. Os computadores podem ser ligados por linha telefônica, rádio, satélite, fibra ótica, etc.

Internet Protocol (IP)

Protocolo de comunicação que forma a base da internet.

InterNIC (Internet Information Center)

Produz dados estatísticos da rede e também é responsável pelo registro de novos domínios na internet.

INTRADAY HIGH AND LOW

Termo estrangeiro que significa cotação máxima e mínima num determinado dia.

INTRANET

O conceito é o mesmo da Internet, mas o acesso não é aberto, ou seja, apenas pessoas autorizadas podem acessar uma Intranet. Normalmente, é usada por empresas ou instituições para comunicação entre os funcionários.

Inundar o Mercado

É oferecer dinheiro aos bancos a juros baixos e, com isso, estimular uma redução das taxas de juros em geral.

INVENTÀRIO

Contagem física de bens (estoques, principalmente).

Inversões Financeiras

São os repasses de recursos para outras contas ou fundos do OGU, tais como os repasses constitucionais (fundos dos estados e municípios) ou aqueles feitos para estatais das quais o Governo detém a maioria do capital social.

INVESTIDOR

Indivíduo ou instituição que aplica suas economias com o objetivo de obter ganho a médio e longo prazos.

Investidor Arrojado

Busca sucesso a curto prazo, e elevada relação retorno versus risco.

Investidor Conservador

Busca preservar o capital, opta pelo longo prazo, tem aversão ao risco.

INVESTIDOR INSTITUCIONAL

Instituição que dispõe de vultosos recursos mantidos com certa estabilidade, destinados à reserva de risco ou à renda patrimonial, e que investe estes recursos no mercado de capitais.

Investidor Moderado

Busca sucesso, opta por prazos maiores, e é mais tolerante ao risco.

INVESTIMENTO

Técnico de uma instituição financeira responsável pelo atendimento a clientes, podendo, muitas vezes, fazer sugestões sobre a movimentação de carteiras e títulos.

Investimento líquido

É o investimento bruto menos a depreciação.

Investimentos

São as despesas novas que o Governo pretende fazer no país com vistas ao desenvolvimento: estradas, ferrovias, eletrificação rural, saneamento, etc. No OGU, entram, junto com as inversões financeiras, como o nome de "outras despesas de capital".

Investir

É aplicar dinheiro em títulos, imóveis e outros investimentos, para obter ganho econômico ou financeiro. É considerado um ato de abstenção de consumir no momento presente. Esta atitude justifica-se porque o indivíduo espera que, no futuro, tenha um padrão de consumo ao qual ele atribui maior valor. Em resumo, os economistas lembram que investir, quase sempre,é: *renunciar ao consumo; *gastar menos do que ganha; assumir os riscos do investimento.

INVESTMENT ADVISERS

Termo estrangeiro que significa consultores de investimentos.

INVESTMENT CLUB

Termo estrangeiro que significa clube de investimentos.

INVESTMENT CONSELOR

Termo estrangeiro que significa consultor de investimento.

INVESTMENT PORTFOLIO

Termo estrangeiro que significa carteira de títulos e ações possuídas por uma pessoa ou instituição.

IOF

Imposto Sobre Operações Financeiras

IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)

Imposto pago por pessoas físicas e jurídicas quando fazem empréstimos, recebem valores de um seguro e compram ou vendem moeda estrangeira, títulos ou ouro

IP

Abreviação de Internet Protocol. É uma das linguagens, ou protocolos, mais importantes da Internet, responsável pela identificação das máquinas e redes e pelo encaminhamento correto das mensagens entre elas. Todo endereço na Internet é compreendido pelos servidores, que armazenam os site, como uma seqüência numérica, como se fosse um número de RG. A isto é dado o nome I.P.Adress.

IPBV

Índice de Preços Bolsa de Valores. Pode-se considerar o IPBV como sendo a média aritmética simples das lucratividades individuais das ações negociadas.

IPC- Fipe

O índice de Preços ao Consumidor é calculado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da USP (Universidade de São Paulo) e considera a variação dos preços na capital paulista

IPC- RJ

Considera a variação dos preços na cidade do Rio de Janeiro. é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e toma por base os gastos de famílias com renda de um a 33 salários mínimos IPCA: O índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE, mede a variação da inflação nas famílias com rendimentos de até 40 salários mínimos mensais.

IPCA

O índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE, mede a variação da inflação nas famílias com rendimentos de até 40 salários mínimos mensais.

IPERGS

Instituto de Previdência do Estado do Rioa Grande do Sul

IPI

Imposto sobre Produtos Industrializados

IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)

Criado em 1966, incide na produção de mercadorias no País. Este imposto é então embutido no preço do produto e pago pelo consumidor na hora da compra. A alíquota é variável. Artigos considerados supérfluos (como cigarros e bebidas) têm imposto mais alto. Para gêneros de primeira necessidade, o IPI é menor. Produtos de exportação estão isentos

IPI 1

Imposto sobre Produtos Industrializados.

IPO

Sigla de Initial Public Offering, a oferta inicial de ações nas bolsas de valores, ou seja, a abertura de capital da empresa. Há algum tempo atrás, era considerada a mina de ouro de muitas startups, uma vez que o preço inicial das ações era multiplicado por dezenas, centenas e até milhares de vezes em um curtíssimo período de tempo. Essa espécie de "exuberância irracional", como dizia Alan Greenspan, já não existe mais .

IPO (Inicial Public Offering)

Em português, Oferta Pública Inicial. É a etapa inicial antes de uma empresa vender ações nos Estados Unidos.

IPSEC

Internet Protocol Security, um conjunto de protocolos que criam conexões seguras com redes TCP/IP. É o padrão mais usado nas redes privadas virtuais (VPNs).

Ipsis verbis

termo estrangeiro que significa: pelas próprias palavras, exatamente, textualmente, sem tirar nem pôr.

Ipso facto

termo estrangeiro que significa: pelo próprio fato, por esse mesmo fato, por essa razão. Emprega-se, na linguagem jurídica, para exprimir a modificação ou a al-teração de uma situação jurídica, operada naturalmente, sem qual-quer pronunciamento da justiça, pela evidência do fato de que decor-re. O abandono do emprego impor-ta "ipso facto" a demissão do funcio-nário.

IPTU

Imposto Sobre a Propriedade Territorial Urbano

IPVA

Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores

IR

Imposto sobre a Renda

IRC (Internet Chat Relay)

Sistema de bate-papo pela internet.

IRF

Imposto de renda na fonte. Também utiliza-se a sigla IRRF.

IRISH DIVIDEND

Termo estrangeiro que significa expressão irônica referente ao fato de que o investidor recebeu em vez dos dividendos, o benefício de ficar mais bem informado sobre uma companhia.

IRPF

Imposto de Renda de Pessoa Física

IRPJ

Imposto de Renda Pessoa Jurídica

IRRF

Imposto de Renda Retido na Fonte.

ISDN (Integrated Services Digital Networks)

Tecnologia que combina voz e serviços de redes digitais em uma mesma linha. Possibilita conexões de alta velocidade à internet.

Isenção

Dispensa legal do pagamento de determinado tributo concedida pela pessoa jurídica de Direito Público com a competência para criá-lo, face a relevante interesse social ou econômico regional, setorial ou nacional.

ISENÇÃO DE GRAVAMES ADUANEIROS

Franquia tributária que outorga a isenção total ou parcial dos direitos e impostos à importação ou exportação de algumas mercadorias em razão de seu uso ou destino, ou pelo caráter do importador.

ISENÇÃO FISCAL

Dispensa legal do pagamento de um tributo devido.

ISOC (Internet Society)

Organização que estuda e estimula a evolução da internet

Isocusto

Curva que representa infinitas combinações dos fatores de produção, todas com igual custo total de produção.

Isoquanta

Curva que representa infinitas combinações de fatores de produção, que propiciam a mesma quantidade produzida.

ISP (Internet Service Provider)

Provedores de acesso à internet.

ISS

Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - Imposto Municipal.

ISSQN

Imposto sobe Serviços de Qualquer Natureza

ISSQN - DEC

Declaração eletrônica com demonstração do ISSQN, exigida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

ISSUE BID

Termo estrangeiro que significa lance no lançamento (na 1º oferta).

ISSUE PRICE

Termo estrangeiro que significa preço de emissão.

ISSUED

Termo estrangeiro que significa capital Stock Capital social emitido.

Itálico

Diz-se do tipo um pouco inclinado para a direita e que imita a letra manuscrita; O mesmo que grifo.

ITEM

É o descritivo do produto anunciado, no sentido amplo do termo: ? Produtos de Consumo = leite, cerveja, desinfetante, cigarro, livro, adubo etc. ? Bens Duráveis = automóvel, televisor, fogão, microcomputador, mesa, tapete etc. ? Serviços = transporte, locadora, cabeleireiro, escola etc. ? Comércio = loja, supermercado, shopping center etc. ? Entidades, Empresas ou Instituições = banco, indústria têxtil, construtora, governo, editora, gravadora, emissora de rádio, circo etc. ? Idéias, Conceitos = campanhas de cunho social, político etc.

Iter criminis

termo estrangeiro que significa: o caminho do crime, o percurso completo de um crime. Designa o conjunto dos atos prepa-ratórios e executórios de um crime.

ITR

Imposto sobre Prioridade Territorial Rural


Termos: # | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

 

 

 

Abrir Conta bancária suíça - Duvidas Conta Suiça - Conta Suíça numerada - Ordem Conta bancária suíça - Conta bancária no caribe - Conta bancária na Áustria - Conta Bancaria Latvia - Conta bancária em alemão - Conta Nos Estados Unidos - Duvidas Conta EU - Ordem Conta nos EUA - Cartão anónimo Maestro - Pedir Cartão anónimo - Contato - Mais Informação - Glossário de termos Empresarial - Diccionario de finanças em inglês - Bancos centrais - Bancos da Suíça - Reguladores de Valores no mundo - O qui é Forex - Mapa du Site


Copyright © 2005 - 2016 Contas Bancarias Offshore

 

The information contained in this Website is not meant to substitute qualified legal advice given by a specialist knowing your particular situation. We are not a bank and can’t be held responsible for any loss or damages whether direct, incidental, indirect, special, or consequential, among others, relating access to this Web site. Read our Disclaimer / Terms and Conditions