Termos

Significados

NA ORIGEM (EXW) (...local nomeado)

Na Origem significa que o vendedor entrega as mercadorias, quando ele as coloca à disposição do comprador, em sua propriedade ou outro local nomeado (isto é, estabelecimento, fábrica, armazém, etc.), não desembaraçadas para exportação e não embarcadas em qualquer veículo coletor. Deste modo, este termo representa a obrigação mínima para o vendedor, e o comprador deve arcar com todos os custos e riscos envolvidos em aceitar as mercadorias na propriedade do vendedor. Todavia, se as partes desejarem que o vendedor seja responsável pelo embarque das mercadorias na sua saída e que arque com os riscos e todos os custos de tal embarque, isto deve ficar claro pela adição de expressão clara para este efeito no contrato de venda. Este termo não deve ser usado quando o comprador não puder executar as formalidades de exportação, direta ou indiretamente. Nestas circunstâncias, o termo FCA deve ser usado, desde que o vendedor concorde que ele realizará o embarque por sua conta e risco. NOTA: Este termo foi extraído do INCOTERMS 2000 em sua versão em português.

NAFTA

Bloco formado por Canadá, Estados Unidos da América (EUA) e México, com o objetivo de constituir uma zona de livre comércio, visando à eliminação de barreiras às transações de bens, serviços e capitais até o ano de 2005, proporcionando maiores oportunidades de trocas comerciais e crescimento dos fluxos de investimentos entre os países membros.

 

NALADI

Nomenclatura aduaneira aprovada pela Associação e adotada como base comum para a realização das negociações previstas no Tratado de Montevidéu 1980, bem como para expressar as concessões outorgadas através de qualquer um de seus mecanismos e para a apresentação das estatísticas de comércio exterior dos países-membros. Está baseada na Nomenclatura do Conselho de Cooperação Aduaneira.

NALADI/SH

Nomenclatura aduaneira aplicada entre os países da ALADI com a finalidade de identificar os produtos a serem intercambiados, surgida da adaptação do Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias (SH) às necessidades e realidades comerciais e produtivas dos membros desse bloco comercial. A codificação tarifária dos produtos na NALADI/SH figura em 8 dígitos numéricos, com base no SH.

NANDINA

A NANDINA é a "Nomenclatura Aduaneira Comum dos países-membros do Acordo de Cartagena" (Comunidade Andina), baseada no Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias (SH), aprovada pela Decisão 249 da Comissão do mencionado Acordo, publicada na Gazeta Oficial do Acordo de Cartagena, em 10 de agosto de 1989. A NANDINA é aplicada ao universo dos produtos e à totalidade do comércio de cada um dos países-membros da Comunidade Andina, a qual está aberta a fracionamentos adicionais em sua própria nomenclatura aduaneira ou estatística, utilizando para esses efeitos dois dígitos adicionais aos 8 do código numérico da Nomenclatura Aduaneira Comum.

NARROW MARKET

Termo estrangeiro que significa mercado fraco. Variações insignificantes de preços e volume fraco de operações.

NASD (NATIONAL ASSOCIATION OF SECURITIES DEALERS)

Termo estrangeiro que significa associação Nacional de Negociantes de Títulos. Fundada em 1939 (Maloney Act). Instituição auto-reguladora da indústria de títulos.

NASDAQ

Criada nos Estados Unidos, em 1971, a National Association of Security Dealers Automated Quotation System foi a primeira bolsa do mundo a negociar exclusivamente ações de empresas de Internet, informática e tecnologia. Como as operações de compra e venda são feitas por meio de computadores no mercado de balcão, a Nasdaq ficou conhecida como a "bolsa eletrônica"

NASDAQ (NATIONAL ASSOCIATION OF SECURITIES DEALERS AUTOMATED QUOTATIONS)

Termo estrangeiro que significa organização que, utilizando computadores, fornece cotações de títulos negociados no Mercado de Balcão.

NAVEGADOR

Programa de software que permite que o computador tenha acesso à Internet, como o Explorer, Netscape ou Ópera.

NB

Número de Benefício.

NBC

Normas Brasileiras de Contabilidade

NBC-E

Nota do Bacem - Série Especial. É um papel corrigido pela variação do dólar comercial. Tem juros de 6% ao ano além da correção cambial. Prazo mínimo de três meses. Esse título é vendido com deságio sobre o valor nominal, o que aumenta sua rentabilidade.

NBC-F

Nota do Bacem - Corrigida pela variação do Dólar Flutuante. Destina-se à proteção do investidor de uma desvalorização brusca da moeda nacional.

NBC-T

Normas Brasileiras de Contabilidade- Técnica

NBR

Norma Brasileira elaborada pela ABNT e registrada o INMETRO.

NCG

Necessidade de Capital de Giro

NE

Nota explicativa

NEB

National Electricity Board.

NEGATIVE CARRY

Termo estrangeiro que significa carregar negativamente uma posição (juros do seu financiamento mais altos que o seu rendimento).

Negligência

Falta de cuidado, desleixo.

NEGOCIAÇÃO COMUM

Entende-se por negociação comum a realização entre dois representantes de sociedade corretora em público pregão. A negociação comum far-se-á a um preço ajustado entre o operador vendedor e operador comprador.

NEGOCIAÇÃO DIRETA

É a realização sob normas especiais por um mesmo representante de sociedade corretora para comitentes diversos. O operador interessado em realizar uma operação direta deverá preencher a boleta como comprador vendedor, ao mesmo tempo.

NEGOCIAÇÃO POR OFERTA

Procedimento operacional em que o operador registra uma proposta firme (compra ou venda) de um determinado lote de ações.

NEGOCIAÇÃO TARIFÁRIA

Um componente das negociações comerciais internacionais através do qual as partes procuram reduzir o imposto ou tarifa à importação aplicada aos produtos comercializados internacionalmente. A negociação tarifária pode ser realizada produto por produto (como era feito no passado) ou em termos globais, fixando percentagens gerais de redução (desgravação) de tarifas em um período de tempo e deixando um número reduzido de posições como exceções a essas regras.

Negócio eletrônico

Atividade econômica em que se efetuam transações de compra, venda, pagamentos e marketing em redes, na forma digital. Usa-se também a forma inglesa e-business.

Nemine discrepante

termo estrangeiro que significa: por unanimida-de, sem voto ou parecer em contrá-rio.

Nepotismo

Prática administrativa que consiste no favorecimento de parentes e amigos com empregos, títulos ou honrarias. Constitui ato de abuso de poder.

NET CHANGE

Termo estrangeiro que significa variação entre o preço de fechamento de um dia e do dia imediatamente seguinte.

Netiquette

Uma combinação das palavras "Net" e "etiquette", para representar a prática de bons comportamentos (etiqueta) na internet.

Netscape Navigator

Programa de navegação na internet.

NETWORK

Relacionada à Internet, a palavra significa rede de computadores interligados.

NEW HIGH

Termo estrangeiro que significa maio preço já alcançado por uma ação.

NEW ISSUE

Termo estrangeiro que significa nova emissão.

NEW ISSUE MARKET

Termo estrangeiro que significa mercado para nova emissão.

NEW MONEY PREFERRED

Termo estrangeiro que significa ações preferidas, de empresas públicas, emitidas em ou depois de 01.09.42, e que não refinanciaram títulos antecipados a essa data. Segundo a lei, no respeitante a investimentos de uma empresa em outra empresa, a companhia adquirente tem direito à dedução fiscal de 85% sobre os dividendos destas ações.

NEW YORK STOCK EXCHANGE (NYSE)

Termo estrangeiro que significa a maior Bolsa de Valores de Nova Iorque. A outra é a AMEX (American Stock Exchange).

Newbie

Iniciante no uso da informática.

Newsgroup

Locais virtuais que reúnem conferências separadas por assunto, permitindo a circulação e compartilhamento de mensagens públicas.

NEWSLETTER OU E-LETTER

Notícias enviadas por e-mail. Normalmente, são enviados boletins periodicamente.

NICKNAME

Apelido de identificação utilizado pelos usuários na Internet.

Nihil obstat

termo estrangeiro que significa: nada obsta, nada impe-de.

NIKKEY

Índice da Bolsa de Valores de Tóquio, que reflete o preço das 225 ações mais negociadas no mercado japonês

NINE BOND RULE

Termo estrangeiro que significa regra dos nove títulos. As ordens de compra de nove ou menos ações devem ser executadas no pregão a não ser que o cliente dê instruções para o corretor procurar o OTC (Over-The-Counter - Mercado de Balcão).

NIRE

Número de Inscrição de Registro Empresarial

NIT

Número de Identificação do Trabalhador.

NÍVEL DE RESISTÊNCIA

(em Análise de Investimento) Cotação máxima provável de uma ação numa data. Este nível é estabelecido com base na extrapolação de máximas de um período anterior, traçada sobre um gráfico, e só é avaliado para curto e médio prazos.

NÍVEL DE SUPORTE

(em Análise de Investimento) Cotação mínima provável de uma ação numa data. Este nível é estabelecido com base na extrapolação de mínimas de um período anterior, traçada sobre um gráfico, e só é avaliado para curto e médio prazos.

Nome dado a cada computador conectado a uma rede.

NO LIMIT ORDER

Termo estrangeiro que significa ordem de compra ou venda sem limite de preço.

NO LOAD FUND

Termo estrangeiro que significa fundo mútuo de investimentos que não cobra comissão dos investidores.

NO NEAR BID

Termo estrangeiro que significa termo que indica que o maior preço de procura está muito abaixo do menor preço de oferta.

NO NEAR OFFER

Termo estrangeiro que significa termo que indica que o maior preço de oferta está muito acima do maior preço de procura.

NO PAR SHARE

Termo estrangeiro que significa ação cotada acima ou abaixo do seu valor nominal.

Nomen júris

termo estrangeiro que significa: denominação legal. Significa o nome atribuído a qual-quer fato, ato ou ação pela própria lei.

NOMENCLATURA ADUANEIRA DE BRUXELAS (NAB)

Primeira Nomenclatura do Conselho de Cooperação Aduaneira, criada em 1950 para a classificação de mercadorias nas Tarifas de Alfândegas. Sua unidade de classificação era a posição de 4 dígitos.

NOMENCLATURA DO CONSELHO DE COOPERAÇÃO ADUANEIRA

Nomenclatura emanada do Conselho de Cooperação Aduaneira, prévia à do Sistema Harmonizado e proveniente da mudança de denominação da Nomenclatura Aduaneira de Bruxelas (NAB). Sua unidade de classificação era por posições (4 dígitos).

NOMENCLATURA TARIFÁRIA

Lista que apresenta de forma estruturada e sistematizada as mercadorias objeto do comércio internacional, identificando-as por meio de códigos numéricos. Atualmente, a base das diferentes nomenclaturas tarifárias é o Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias (SH), de aplicação universal.

Non bis in idem

termo estrangeiro que significa: não duas vezes em relação à mesma coisa. Significa que não se deve julgar de novo uma relação jurídica já decidida (aplicação de duas penas sobre a mesma falta, por exemplo).

NON-CALLABLE SECURITIES

Termo estrangeiro que significa títulos que não podem ser pagos antes do vencimento.

NON-CUMULATIVE PREFERRED STOCK

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais não cumulativas. Só tem direito a dividendos se houver lucro. Se não houver lucro, os dividendos estão definitivamente perdidos, não acumulando para períodos futuros.

NONE OFFERED

Termo estrangeiro que significa expressão referente a uma ação que não está sendo oferecida.

NON-PAR VALUE STOCK

Termo estrangeiro que significa ação sem valor par determinado.

NON-VOTING STOCK

Termo estrangeiro que significa ação sem direito a voto.

NO-PAR STOCK

Termo estrangeiro que significa ação sem valor nominal.

Nota (ou notate) bene (abreviada-mente N. B.)

termo estrangeiro que significa: nota bem, note-se, advirta-se, ou no plural: notai bem.

NOTA DE CORRETAGEM

Documento que a sociedade corretora apresenta ao seu cliente, registrando a operação realizada, com indicação da espécie, quantidade de títulos, preço, data do pregão, valor da negociação e da corretagem cobrada.

Nota fiscal

É a relação detalhada de mercadorias fornecidas pelo vendedor ao comprador. Documento que expressa determinados requisitos legais previstos por leis federais e estaduais. Documento obrigatório nas operações mercantis, cujo valor registrado está sujeito ao recolhimento dos Impostos de Circulação de Mercadorias, quando for o caso.

NOTA PROMISSÓRIA

Título de dívida líquida e certa pelo qual a pessoa se compromete a pagar a outra uma certa quantia em dinheiro num determinado prazo. Por se tratar de título emitido pelo devedor a favor do credor, dispensa a formalidade do aceite.

NOTAS COMPLEMENTARES

Notas de Seção, Capítulo ou subposição ditadas em nível nacional para sua aplicação nas aberturas correspondentes dessas Seções, Capítulos ou subposições.

Notas de rodapé

São indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, editor ou tradutor. são feitas no pé da pégina. Podem ser Notas de Referência ou Notas Explicativas. As Notas Explicativas podem ter várias finalidades, podendo ser, inclusive, chamadas de outras maneiras, como Notas de Referência, Notas de Tradução.

Notas de tradução

São Notas utilizadas para apresentar a versão original de alguma passagem utilizada no texto do Trabalho e que foi retirada de um livro de outro idioma. Prefere-se colocar no corpo do Trabalho já a versão para o Português para não bloquear a leitura. A tradução, então, fica no Rodapé. Não deixa de ser uma Nota Explicativa (ver).

NOTAS EXPLICATIVAS (NE)

Termo contábil. Visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial, ou ainda, poderá estar relacionada a qualquer outra das Demonstrações Financeiras, seja a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, seja a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados. As notas explicativas são complementares as demonstrações contábeis.

NOTAS EXPLICATIVAS DO SISTEMA HARMONIZADO

Conjunto de notas para a interpretação e aplicação uniforme da Nomenclatura. São redigidas pelo Comitê do Sistema Harmonizado e aprovadas pelo Conselho de Cooperação Aduaneira, segundo disposto pelo Artigo 8.2 do Convênio do Sistema Harmonizado. Não têm caráter legal.

Notas Remissivas

É uma Nota Explicativa que apenas remete o leitor para outra parte do Trabalho.

NOV

Novembro

NTN

Nota do Tesouro Nacional. É um papel que têm várias destinações. Pode ser para cobrir rombos do Orçamento da União ou até para troca de dívida externa (em dólares) por dívida interna. Tem várias séries, cada uma com um tipo de correção: cambial, inflação, TR, TJLP, etc.

NTN (Nota do Tesouro Nacional)

Título com juros pós-fixados e valor nominal, emitido pelo governo para o financiamento da dívida do Tesouro

Nuke

Tipo de ataque que impede a vítima de se comunicar pela internet, finalizando prematuramente sua conexão TCP. O nome também é dado a programas capazes de retirar alguém de um canal de chat.

NUMERAÇÃO

Ato de datar e numerar o documento em que se indica a operação ou regime aduaneiro, como também para aplicar os tributos e os tratamenteos tarifários a que deve ser submetida a mercadoria.

NYSE (New York Stock Exchange)

É a Bolsa de Valores de Nova York, a maior e mais importante Bolsa de Valores do mundo. Localizada na Wall Street, Nova York, ali são negociados títulos e ações das principais empresas dos Estados Unidos e do mundo. O índice que mostra a evolução desses negócios é o Dow Jones.

NYSE COMMON STOCK INDEX

Termo estrangeiro que significa indice Comum de Ações NYSE (tabela de preços de ações-cotação).

 

 

Termos: # | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


 

Abrir Conta bancária suíça - Duvidas Conta Suiça - Conta Suíça numerada - Ordem Conta bancária suíça - Conta bancária no caribe - Conta bancária na Áustria - Conta Bancaria Latvia - Conta bancária em alemão - Conta Nos Estados Unidos - Duvidas Conta EU - Ordem Conta nos EUA - Cartão anónimo Maestro - Pedir Cartão anónimo - Contato - Mais Informação - Glossário de termos Empresarial - Diccionario de finanças em inglês - Bancos centrais - Bancos da Suíça - Reguladores de Valores no mundo - O qui é Forex - Mapa du Site


Copyright © 2005 - 2016 Contas Bancarias Offshore

 

The information contained in this Website is not meant to substitute qualified legal advice given by a specialist knowing your particular situation. We are not a bank and can’t be held responsible for any loss or damages whether direct, incidental, indirect, special, or consequential, among others, relating access to this Web site. Read our Disclaimer / Terms and Conditions