Termos

Significados

POSIÇÃO

Saldo, numa determinada data, resultante dos negócios efetuados por um mesmo cliente, com o mesmo contrato, intermediados pela mesma corretora de mercadorias e registrados pelo mesmo agente de compensação.

POSIÇÃO A FUTURO

Saldo das quantidades entre compras e vendas a futuro referentes a um mesmo título para vencimento igual, registradas por um sociedade corretora junto à Caixa de Registro e Liquidação, em nome de um mesmo cliente.

POSIÇÃO EM ABERTO

Número de opções ou de contratos a futuro em aberto.

POSIÇÃO TARIFÁRIA

Unidades em que se divide a Nomenclatura do Sistema Harmonizado, onde são classificados grupos de mercadorias, identificadas por 4 dígitos.

POSITION

Termo estrangeiro que significa posição: composição de uma carteira de títulos.

 

Post mortem

termo estrangeiro que significa: depois da morte.

Post Scriptum

O mesmo que Posfácio.

POSTO DE NEGOCIAÇÃO

Local do pregão onde são efetuadas e registradas as operações com determinada mercadoria ou ativo financeiro.

POUPANÇA

É a parcela de renda economizada, depois de deduzidas todas as despesas com consumo.

Poupança Agregada

Poupança bruta, variação antes descontadas as amortizações sofridas pelo valor do patrimônio ao longo do período considerado. Poupança líquida- poupança bruta deduzida da amortização do ativo fixo.

Poupança externa

O mesmo que passivo/ativo externo líquido.

POUPANÇA PECÚLIO

Emitida nominativamente por instituições financeiras integrantes do sistema financeiro de habitação, com o objetivo de formação voluntária de poupança para desfrute durante a aposentadoria do poupador.

PPP (Point-to-Point Protocol)

Protocolo para acesso TCP/IP à internet através de linhas telefônicas.

PR

Pedido de Reconsideração.

PRAZO DE CARÊNCIA

Prazo estipulado por uma instituição financeira, durante o qual o investidor não poderá retirar os benefícios auferidos.

PRAZO DE RETORNO

Prazo no qual o investimento pode ser recuperado integralmente.

PRAZO DE SUBSCRIÇÃO

Prazo estipulado por uma sociedade anônima para o exercício do direito de preferência à subscrição pelo acionista.

Precatório

Precatar significa determinar à autoridade pública que se ponha de sobreaviso para a execução de ordem judicial. É um pedido do poder judiciário dirigido ao poder executivo para que este mande pagar importância resultante de ação judicial perdida pelo próprio Estado. Os títulos da dívida pública emitidos para tal fim não seriam computados nos limites do endividamento de cada uma das instâncias governamentais.

PRECATÓRIOS

Dívidas do próprio Estado cujo pagamento é determinado pela Justiça. Ou seja: não há mais chances de questioná-las nos tribunais. Se ainda assim não forem pagas, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode decretar intervenção federal no Estado devedor. A lei garante que, para quitar os débitos, é possível emitir títulos correspondentes ao valor da dívida. Entretanto, valendo-se desta lei, alguns Estados emitiram papéis de forma irregular desviando os recursos. As operações, feitas entre 1994 e 1996, ficaram conhecidas como o "escândalo dos precatórios".

PRECEDENCE OF ORDERS

Termo estrangeiro que significa precedência de ordens.

Preço

Independente de seu valor de uso objetivo e de seu valor subjetivo de satisfação, o preço de um bem ou de um serviço só existe na medida em que se situa dentro de uma relação de troca( em espécie na medida em que se situa dentro de uma relação de troca( em espécie, preço relativo, ou em moeda, preço monetário), isto é , na medida em que produtor e usuário final possam ser diferentes.

PREÇO DE CHAMADA DOS BÔNUS

Montante em dinheiro que um emitente de bônus concorda em pagar aos portadores dos mesmos, no caso em que estes sejam saldados ou resgatados antes do prazo de vencimento.

Preço de exercício

Preço por ação pelo qual o titular tem direito de comprar ou vender a ação-objeto da opção. Veja conceito de opção.

PREÇO DE EXERCÍCIO DA OPÇÃO

É o preço por ação, pelo qual o titular terá direito de comprar ou vender a totalidade das ações objeto da opção. O preço do exercício bem como o vencimento da opção serão prefixados pela Bolsa de Valores que opera com opções.

PREÇO DE REFERÊNCIA

- É a média de preços de uma mercadoria, durante determinado período, em um mercado de referência.

Preço de um bem

É a expressão monetária do valor de troca de um bem ou serviço.

PREÇO DE VENDA

Quanto custa o produto no mercado.

PREÇO MÍNIMO DE EXPORTAÇÃO

É o preço fixado pelo país importador quando o preço de exportação do país de origem da mercadoria não se ajusta a preços internacionais considerados normais.

PREÇO UNITÁRIO

Proposta de preço feita por um operador de pregão para a negociação de uma ação.

Preços relativos

É a relação entre os preços dos vários bens. Na análise microeconômica, os preços relativos são mais relevantes do que os preços absolutos (específicos) das mercadorias.

Prefácio

Apresentação, esclarecimento ou justificação que se faz aos leitores contendo a natureza extrínseca do trabalho. São feitos agradecimentos a pessoas e empresas que, porventura, tenham auxiliado na efetivação do trabalho científico. Via de regra, é elaborado por outra pessoa que não o autor e seu uso fica restrito a documentos a serem publicados. Utiliza-se apenas em livros. Num Trabalho Científico não se usa Prefácio.

PREFERÊNCIA

Vantagem que beneficia as importações dos produtos negociados e originários dos países participantes de determinado acordo. As preferências tarifárias consistem em uma redução dos gravames aplicados às importações de terceiros países.

PREFERÊNCIA TARIFÁRIA

Redução ou eliminação dos impostos de importação, concedida por um país a outro no âmbito de um acordo.

PREFERRED STOCK (SHARES)

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais.

PREFERRED STOCK CONVERTIBLE

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais conversíveis.

PREFERRED STOCK CUMULATIVE

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais cumulativas.

PREFERRED STOCK NON CUMULATIVE

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais não cumulativas.

PREFERRED STOCK NON PARTICIPATING

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais sem participação.

PREFERRED STOCK PARTICIPATING

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais de participação.

PREFERRED STOCK REDEEMABLE

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais resgatáveis.

PREGÃO

Sessão em que se efetuam negócios em uma Bolsa de Valores. Funciona da seguinte maneira: os operadores das diversas corretoras anunciam em voz alta quais são as ações que eles querem comprar ou vender, e a que preço. Os negócios são fechados assim, aos gritos na sala do pregão, e formalizados no final do dia

PREGÃO A DOMICÍLIO

Sistema de informações teleprocessadas por terminais de vídeo, ligados diretamente à Bolsa de Valores.

PREJUÍZOS ACUMULADOS

Termo contábil. Resultado Negativo acumulado de entidade. Faz parte do Patrimônio Líquido.

Premio

Indenização previamente combinada que o comprador a prazo de um valor em bolsa paga ao vendedor no dia da liquidação, em caso de desistência de uma operação já contratada.

PRÊMIO

É o preço de negociação, em pregão de Bolsa de Valores, de uma opção de compra ou de venda de ações.

PREMIUM, AT A

Termo estrangeiro que significa com ágio. Aumento de preço de uma ação preferencial, obrigação ou opção em relação ao seu valor par. No caso de emissão nova, o ágio é o aumento no preço de mercado, para além do preço original. Pode referir-se também a: 1)- prêmio por empréstimo para cobrir uma venda certa

Pré-Projeto

É um projeto que se quer anterior ao projeto propriamente dito. Normalmente é pedido para o candidato a uma vaga em Curso de Pós-Graduação a fim de se analisar a linha de pesquisa pretendida.

PRESENTES NO TRÁFEGO POSTAL

Encomendas enviadas a um particular por via postal e, ocasionalmente, por outro particular residente no estrangeiro, e que consistem, unicamente, em artigos ou objetos destinados a uso pessoal do destinatário ou de sua família e desprovidos, em razão de sua natureza e quantidade, de caráter comercial.

PREVIDÊNCIA PRIVADA

Sistema de pensão administrado por instituições financeiras e que tem como finalidade complementar a aposentadoria paga pela previdência pública oficial

PRICE EARNINGS RATIO (P/E)

Termo estrangeiro que significa preço de mercado dividido pelo lucro por ação. Empiricamente estabelecido entre 10 e 15. Este índice é muitas vezes mencionado na imprensa e é utilizado no Dow-Jones.

PRIMARY DISTRIBUTION (OFFERING)

Termo estrangeiro que significa a primeira venda de uma emissão de ações.

PRIME INVESTMENT

Termo estrangeiro que significa investimento de primeira classe.

PRIME RATE

Termo estrangeiro que significa taxa básica. Média das taxas de instituições de peso no mercado.

PRIMEIRA BATERIA

Primeira etapa de um leilão de ações de empresas incentivadas, sendo considerado fechado quando as quantidades de ações ofertadas de uma empresa é igual às quantidades de ações demandadas.

PRINCIPAL

Termo estrangeiro que significa o principal investidor (investidor importante). - Parte básica de um empréstimo ou investimento.

PRINCÍPIO DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA

Termo contábil. Existe em função do fato de que a moeda – embora universalmente aceita como medida de valor – não representa unidade constante de poder aquisitivo. Por conseqüência, sua expressão formal deve ser ajustada, a fim de que permaneçam substantivamente corretos – isto é, segundo as transações originais – os valores dos componentes patrimoniais e, via de decorrência, o Patrimônio Líquido.

Principio da capacidade de pagamento

É um principio tributário pelo qual cada indivíduo deve pagar proporcionalmente à sua condição econômica.

PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

Termo contábil. É o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido.

PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

Termo contábil. Afirma que o patrimônio da Entidade, na sua composição qualitativa e quantitativa, depende das condições em que provavelmente se desenvolverão as operações da Entidade. A suspensão das suas atividades pode provocar efeitos na utilidade de determinados ativos, com a perda, até mesmo integral, de seu valor. A queda no nível de ocupação pode também provocar efeitos semelhantes.

Princípio da demanda efetiva

Como a oferta agregada é constante a curto prazo, as alterações do nível de emprego e de renda dependem apenas da demanda agregada, ou seja, o principal papel para a estabilização da economia cabe à demanda e não à oferta agregada.

PRINCÍPIO DA ENTIDADE

Termo contábil. Reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

Princípio da exclusão

Diz que, quando o consumo do individuo A de determinado bem implica que ele tenha pago o preço do bem, o indivíduo B, que não pagou por esse bem, será excluído do consumo do mesmo. O consumo desse bem é rival.

PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE

Termo contábil. Refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA

Termo contábil. Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Líquido.

Princípio do acelerador

Mostra que o nível de investimentos é influenciado pela taxa de crescimento do produto e não pelo nível do produto. Por exemplo, a encomenda de novos vagões está mais relacionada às flutuações do tráfego ferroviário do que ao nível do tráfego.

Princípio do beneficio

É um princípio de tributação no qual os individuos devem pagar impostos proporcionalmente aos benefícios que auferem dos gastos públicos.

PRINCÍPIO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

Termo contábil. Determina que os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da Entidade.

Princípios contábeis

São regras utilizadas pelo contabilista no exercício da profissão. Os princípios contábeis são: o da Entidade, o da Continuidade, o da Oportunidade, o do Registro pelo Valor Original, o da Atualização Monetária, o da Competência e o da Prudência.

PRIOR PREFERRED STOCK

Termo estrangeiro que significa ação que tem prioridade sobre as demais ações

Prioridade

O que é mais importante

PRIVATE COMPANY

Termo estrangeiro que significa S/A de capital fechado.

PRIVATE EQUITY

Nome dado aos investimentos em companhias privadas que já estão em operação.

PRIVATE LIMITED COMPANY

Termo estrangeiro que significa companhia com número limitado de associados.

PRIVATIZAÇÃO

Processo de venda em leilão de uma estatal para uma companhia ou consórcio de empresas do setor privado

Pró forma

termo estrangeiro que significa: por mera formalidade.

PRO RATA

Termo estrangeiro que significa proporcionalmente, rateado.

Pró rata

termo estrangeiro que significa: em proporção, segundo a parte que toca, proporcionalmen-te. Indica, pois, a parte que cabe ou com que se deve contribuir, próporcionalmente.

Pró soluto

termo estrangeiro que significa: a título de pagamento. Designa a entrega de algo com efei-to de pagamento, servindo como ato que, efetivamente, salda, quita ou extingue a dívida ou obrigação. Pagamento "pró soluto" é aquele que dá quitação da dívida a que se refere, sem depender de qualquer evento posterior.

Pró solvendo

termo estrangeiro que significa: como expressão de pa-gamento. É pagamento recebido em caráter condicional, sendo pura-mente representativo ou enunciati-vo da dívida. É, por exemplo, o caso da nota promissória, que somente adquire valor de pagamento quando efetivamente resgatada.

PROCAP (PROGRAMA ESPECIAL DE APOIO À CAPITALIZAÇÃO DA EMPRESA PRIVADA NACIONAL)

Incentiva o aumento de capital das empresas pelo financiamento de compra de ações, diretamente, pelos agentes financeiros do BNDES.

PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO

Conjunto de atos do desembaraço que, pelas características das mercadorias ou das circunstâncias da operação, permite a liberação, limitando-se as formalidades prévias e o controle da alfândega ao mínimo necessário para garantir o cumprimento das normas aduaneiras comunitárias.

PROCEEDS

Termo estrangeiro que significa lucros. Resultado de uma operação.

Processo de produção (ou método de produção)

Caracteriza-se como diferentes combinações dos fatores de produção a dado nível de tecnologia.

PROCON

Instituições de proteção e defesa do consumidor, encarregadas de defender as pessoas contra o abuso econômico.

Procura (ou demanda)

É a quantidade de determinado bem ou serviço que o consumidor deseja adquirir, em dado período de tempo.

Produção

Criação de um bem ou de um serviço adequado para a satisfação de uma necessidade.

Produção Interna

Conjunto dos bens e serviços produzidos pela economia nacional, em território nacional, qualquer que seja a nacionalidade dos produtores.

Produtividade marginal

É a variação do produto, dada uma variação no fator de produção. Por exemplo, a produtividade marginal da mão-de-obra é a variação da quantidade produzida, dada uma alteração na quantidade de mão-de-obra utilizada.

Produtividade média

É a relação entre o nível do produto e a quantidade do fator de produção. Por exemplo, a produtividade média da mão-de-obra (ou produto por trabalhador) é a relação entre a quantidade produzida e o número de trabalhadores empregados.

Produto (renda) nominal

É o produto medido a preços correntes do período. O mesmo que produto (renda) monetário.

Produto (renda) real

É o produto medido a preços constantes de determinado ano (chamado ano-base), ou seja, é o produto deflacionado, após retirado o efeito da inflação.

Produto Interno Bruto (PIB)

Renda devida à produção dentro dos limites territoriais do país.

Produto Nacional

Agregado que reúne o conjunto dos produtos dos diversos ramos de uma economia nacional durante um determinado período ( um ano).

Produto Nacional (PN)

É o valor de todos os bens e serviços finais produzidos em determinado período de tempo.

Produto Nacional Bruto (PNB)

Renda que pertence efetivamente aos nacionais. É o PIB mais a renda liquida dos fatores externos (dada pela diferença entre a renda recebida e a renda enviada, na forma de juros, lucros, royalties e assistência técnica).

Produto nacional líquido

É o produto nacional bruto menos a depreciação.

PRODUTO NEGOCIADO

Produto cuja importação se beneficia de uma preferência tarifária

PRODUTO SIMILAR

Um produto idéntico, isto é, igual em todos os aspectos ao produto de que se trate ou, quando não exista esse produto, outro produto que, embora não seja igual em todos os aspectos, tenha características muito parecidas às do produto considerado.

Produto Total (PT)

É a quantidade total produzida, em dado período de tempo.

PROFIT

Termo estrangeiro que significa lucro.

PROFIT SHARING

Termo estrangeiro que significa participação em lucros.

PROFITS & DIVIDENDS

Termo estrangeiro que significa Lucros e dividendos.

PROGRAMA

Termo genérico relativo a tv e rádio, designando transmissões, regulares ou não, de shows, novelas, filmes, noticiários etc, e que compõem a programação de uma determinada emissora.

Programa de Garantia da Qualidade

Conjunto de ações sistemáticas e planejadas visando garantir a confiabilidade adequada quanto ao funcionamento de uma estrutura, sistema, componentes ou procedimentos, de acordo com um padrão aprovado. Em radiodiagnóstico, estas ações devem resultar na produção continuada de imagens de alta qualidade com o mínimo de exposição para os pacientes e operadores.

PROGRAMAÇÃO

Conjunto de programas que compõem o repertório de determinada emissora de tv ou rádio.

PRÓ-LABORE

Remuneração mensal que os donos retiram da empresa pelos serviços prestados na própria empresa.

PROPAGANDA

Qualquer forma impessoal de apresentação e promoção de idéias, bens e serviços, cujo patrocinador é identificado.

Propaganda institucional

É propaganda cujo objetivo imediato é a divulgação da marca ou serviço da empresa anunciante.

Propensão marginal a consumir

É a variação do consumo agregado, dada uma variação da renda nacional.

Propensão marginal a poupar

É a variação da poupança agregada, dada uma variação da renda nacional.

Propensão média a consumir

É a relação entre o nível de consumo agregado e a renda nacional

Propensão média a poupar

É a relação entre o nível de poupança agregada e a renda nacional.

PROPERTY DIVIDENS

Termo estrangeiro que significa dividendos pagos com ações de uma companhia subsidiária ou com ativos próprios.

PROPRIEDADE

Empresa responsável por marcas de sites na Internet. Por exemplo, a empresa Yahoo! (propriedade) é dona das marcas Yahoo! e Geocities (domínios).

PROSPECTUS

Termo estrangeiro que significa demostração detalhada feita por uma companhia antes de uma nova ou adicional emissão de ações, normalmente em forma de prospecto.

PROTEÇÃO TARIFÁRIA

A outorgada por um Governo às indústrias nacionais, mediante a cobrança de uma tarifa aos produtos importados.

Protecionismo

Doutrina, teoria ou política econômica que preconiza-ou põe em prática, um conjunto de medidas que favorecem as atividades domésticas e penalizam a concorrência estrangeira

PROTOCOLO

Linguagem pela qual dois computadores interligados se comunicam. O protocolo na informática tem o mesmo significado do idioma para os humanos. Para duas máquinas se comunicarem elas devem possuir o mesmo protocolo de comunicação, assim como as pessoas precisam falar a mesma língua.

PROVEDOR

Empresa que fornece acesso à Internet.

Provedor de Acesso

Empresa ou organização que oferece conexão à internet.

PROVENTOS

Veja Benefícios.

Provisão

Reserva em dinheiro ou valores.

PROVISÃO PARA DEVEDORES DUVIDOSOS

Termo contábil. Tendo por base as perdas verificadas em períodos anteriores num determinado valor para cobertura das duplicatas que venham a ser consideradas incobráveis.

PROXY

Em português, significa procuração. Um servidor proxy recebe pedidos de computadores ligados à sua rede e, caso necessário, efetua os pedidos ao exterior dessa rede usando como identificação o seu próprio número IP, e não o IP do computador que requisitou o serviço.

Proxy server

Dispositivo de uma intranet (rede privada) que permite acesso à internet, prevenindo também o acesso de usuários externos.

PROXY, (BY)

Termo estrangeiro que significa por procuração.

PRUDENT MAN RULE

Termo estrangeiro que significa expressão relativa à atitude que um administrador de bens de terceiros deve ter para com investimentos que proporcionem a conservação do capital e um retorno razoável. Em certos estados só podem investir segundo uma ""lista legal"" aprovada pelas autoriadades estatais."

Pseudônimo

Nome suposto de um autor; apelido que o próprio autor se dá para assinar uma obra. (Do latim pseudo=falso).

PUBLIC LIMITED COMPANY

Termo estrangeiro que significa equivale à S/A brasileira.

PUBLIC OWNED CORPORATION

Termo estrangeiro que significa S/A Sociedade de capital aberto.

Publicação Periódica

Publicação editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas e destinada a ser continuada indefinidamente.

PURCHASE ORDERS

Termo estrangeiro que significa ordens de compra.

PUT

Veja Opção de Venda de Ações.

PUTS AND CALLS

Termo estrangeiro que significa contrato que oferece dupla opção.

PV

Preço de Venda

PYRAMIDING

Termo estrangeiro que significa piramidar: compra adicional de ações na expectativa de uma alta de preços.

P/L

Índice Preço/Lucro. É o quociente da divisão do preço da ação. Assim, o P/L é o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, através do recebimento do lucro gerado pela empresa.

P/L - ÍNDICE PREÇO/LUCRO

É o quociente da divisão do preço da ação no mercado, em um instante, pelo lucro líquido da ação. Assim, o P/L é o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, através do recebimento do lucro gerado pela empresa. Para tanto, torna-se necessário que se condicione esta interpretação às hipóteses de que o lucro por ação se manterá constante e que o mesmo será totalmente distribuído todo ano.

P2P

Sigla de Path to Profitability, ou caminho para a lucratividade. É o conjunto de ações tomadas pelas startups para antecipar os lucros - e aumentar as perspectivas de sobrevivência da empresa. O P2P é uma das estratégias para ficar mais atrativo a novas rodadas de capital. Por isso, invadiu os discursos dos empreendedores.

PAB

Pagamento Alternativo de Benefício.

PACKING LIST

Documento Comercial contendo o detalhe do conteúdo das mercadorias constantes em cada volume. Deve ser usado, preferentemente, quando se tratar de volumes com mercadoria sortida.

Padrão Monetário

Valor, ou matéria, convencionalmente adotado com base do sistema monetário de um ou de vários países, e em relação ao qual serão definidos os outros tipos de moeda, e particularmente as unidades monetárias.

PAGE OU PÁGINA ELETRÔNICA

São as páginas que formam um site. Cada uma é um documento em formato html com textos, fotos, figuras etc.

Page View

Página solicitada expressamente por ordem do usuário através de um click ou um comando. A mesma coisa que page request.

PAGE VIEWS

Número total de vezes que uma página é visualizada pelos Internautas. Por exemplo, 4 milhões de page views significa que a página foi aberta 4 milhões de vezes. Para ser contabilizada, a página precisa ser aberta totalmente.

Página

Conteúdo visualizado durante a navegação na internet. As páginas fazem parte dos websites e correspondem, cada uma, a um único texto HTML com um único URL.

PÁGINA DETERMINADA / INDETERMINADA

As páginas tem diferentes preços de comercialização são chamadas determinadas e indeterminadas. As determinadas tem preço mais alto, variável página a página, seção por seção. As indeterminadas tem preços mais baixo que as determinadas, variando conforme o setor anunciante (jornal). Como o nome indica, fica a critério do paginador do jornal a colocação do anúncio autorizado para esta categoria.

PÁGINA ELETRÔNICA

São as páginas que formam um site. Cada uma é um documento em formato html com textos, fotos, figuras etc.

PAID IN CAPITAL (PAID UP CAPITAL)

Termo estrangeiro que significa capital integralizado.

PAID IN SURPLUS

Termo estrangeiro que significa ágio na venda de ações. Quando a companhia recebe do acionista mais do que o valor nominal das ações vendidas.

PAÍS DE DESTINO (exportação)

País de destino é aquele conhecido no momento de desembaraço como o último país onde os bens serão entregues.

PAÍS DE ORIGEM (importação)

O país de origem é aquele em que foram cultivados os produtos agrícolas, extraídos os minerais e fabricados os artigos manufaturados total ou parcialmente; neste último caso, o país de origem é aquele que completou a última fase do processo de fabricação para que o produto adote sua forma final.

PAÍS DE PROCEDÊNCIA (importação)

O país de procedência é aquele do qual foram desembaraçadas inicialmente as mercadorias para o país importador, sem nenhuma transação comercial nos países intermediários.

PAIT (DEC.-LEI 2292/21.11.86)

Plano de poupança e investimento a longo prazo.

PALLETS

Tipo de recipiente utilizado para o transporte de mercadorias, em forma de plataforma, com suportes e varandas para acondicioná-las e protegê-las melhor.

PALLETS OU "PALETIZACIÓN"

É um sistema de embalagem de mercadorias, consistente em acomodar estas em grandes volumes, a fim de obter maior segurança nos artigos embalados, e grande rapidez no manuseio da carga.

PAR

Termo estrangeiro que significa par

PAR VALUE

Termo estrangeiro que significa valor par. - valor nominal.

PAR VALUE, NO STOCK

Termo estrangeiro que significa ação emitida sem valor nominal.

PAR VALUE, STOCK

Termo estrangeiro que significa ação com valor ao par.

Paradoxo da parcimônia (ou da poupança)

Como a poupança agregada é um vazamento de renda, se ela não for reinjetada no fluxo de renda, provocará queda da renda nacional. Mostra que o que é bom para o individuo não é necessariamente bom para o conjunto da coletividade.

Paráfrase

Citação livre de um texto. Transcrevemos apenas as idéias de um autor com nossas próprias palavras.

Paraíso Fiscal

Zona econômica onde a regulamentação fiscal e monetária das atividades bancárias é leve, ou até inexistente (ex. Suíça, Panamá, Luxemburgo, etc.).

PARAÍSOS FISCAIS

Pequenos países onde os impostos são muito baixos ou inexistentes, o que atrai multinacionais. Para fugir da alta tributação em seu país de origem, elas acabam instalando suas filiais nesses paraísos. Outro atrativo é a garantia absoluta de sigilo bancário. É por isso que muitas pessoas depositam ali o dinheiro obtido em operações ilegais. São paraísos fiscais: Bahamas, Libéria, Ilhas Cayman, Luxemburgo e Suíça

Parceria

Uma relação de mão-dupla: os parceiros partilham seus recursos de modo a trocar benefícios mútuos e chegar a objetivos comuns; tem como objetivo integrar a organização com a comunidade, conseguir recursos e dar visibilidade à sua organização.

Parceria empresarial

Processo de conhecimento mútuo e aceitação, pelo qual duas empresas devem passar para estarem realmente integradas, visando mesmos objetivos.

Pari passu

termo estrangeiro que significa: com passo igual, simulta-neamente.

PARIDADE

Existe quando dois valores estão cotados ao mesmo preço.

PARITY

Termo estrangeiro que significa paridade.

PARITY PRICE

Termo estrangeiro que significa preço paritário.

PARTES BENEFICIÁRIAS

Títulos negociáveis, não integrantes do capital, sem valor nominal, emitidos, a qualquer tempo, pelas sociedades anônimas.

Participação nos Lucros

Fração dos lucros de uma sociedade, a serem distribuídos, além da parte proveniente do primeiro dividendo e, eventualmente, dos juros, destinada ao conselho de administração ou ao conselho fiscal a título de remuneração complementar.

PARTICIPATING CAPITAL STOCK

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais. - Além de uma taxa fixa de dividendos, participam de diversas formas na distribuição de lucros, em princípio só atribuidos a ações ordinárias.

Partidas Dobradas

Método utilizado na contabilidade onde quando se debita uma ou mais contas, credita-se simultaneamente outra(s), envolvendo, no mesmo lançamento, todas as rubricas interessadas na operação.

PASEP (PATRIMÔNIO DO SERVIDOR PÚBLICO)

É formado por um conjunto de depósitos efetuados pelas empresas públicas correspondendo a 0,8% de suas respectivas dotações orçamentárias. Esses depósitos formam uma caixa única que é rateada entre os beneficiários do fundo, o servidor público, segundo normas estabelecidas pela legislação.

Passagens

Trata-se de um tributo muito antigo, bastante utilizado na Europa durante a idade média. No Brasil, foi instituído em 1711, em Minas Gerais, no princípio do ciclo do ouro. Dezenas de locais de travessias de rios foram considerados "passagens reais" ou "portos reais", que eram arrendados a pessoas que mantinham canoas para uso dos viajantes, mediante o pagamento de uma taxa estipulada pela coroa portuguesa. Logo, existiam passagens em quase todas as capitaniaas, exceto na amazônia, onde todo o transporte era fluvial.

Passim

termo estrangeiro que significa: aqui e ali, isto é, em várias partes do livro. Emprega-se, depois do título de uma obra citada, para indicar que se encontram nela nu-merosas referências, em diversas passagens, a um certo assunto.

PASSIVO

Corresponde, exatamente, em valores e importância, às contas de compensação do ativo, apenas com denominações modificadas nos balancetes e balanços. É parte do balanço que detalha a origem ou fonte de recursos de que dispõe a empresa.

PASSIVO A DESCOBERTO

Termo contábil. Quando o total de ativos ( bens e direitos ) da entidade é menor do que o passivo exigível (obrigações). Neste caso, fica do lado esquerdo de balanço.

PASSIVO CIRCULANTE

Termo contábil. Obrigações ou exigibilidades que deverão ser pagas no decorrer do exercício seguinte. Ex: duplicatas a pagar, contas a pagar, títulos a pagar, empréstimos bancários, imposto de renda a pagar, salários a pagar.

PASSIVO EXIGÍVEL

Termo contábil. São as obrigações financeiras para com terceiros. Contas do passivo exigível têm saldos credores.

Passivo não exigível

O mesmo que Passivo Inexigível; segundo o VI congresso Brasileiro de contabilidade. Não exigível – este grupo abrange o capital e as reservas legais, estatutárias e facultativas, bem como previsões e provisões. Deve clasificar-se em dois subgrupos, a saber: capital e reservas e provisões. O primeiro subgrupo compreende o capital e as reservas e provisões, quaisquer que sejam, inclusive não distribuídos por deliberação dos acionistas. O segundo subgrupo compreende todas as provisões, tais como: para devedores duvidosos, para depreciação de móveis e utensílios, máquinas e ferramentas etc.

Passivo/ativo externo líquido

É o saldo do balanço de transações correntes, com sinal trocado. Se o saldo do BTC é negativo, indica que o país aumentou seu endividamento externo, em termos financeiros (tem um passivo externo líquido), mas tem poupança externa positiva, pois absorveu bens e serviços em termos reais do exterior. Se o saldo do BTC é positivo, indica um ativo externo líquido, ou uma poupança externa negativa.

PASSIVOS

Conjunto das dívidas e obrigações de uma empresa. É o oposto do ativo

Password

Senha utilizada para a identificação de um usuário em um sistema, permitindo seu acesso.

PAT

Programa de Alimentação do Trabalhador

PAT AND CALL BROKER

Termo estrangeiro que significa corretor de contratos opcionais.

Patente

Documento emitido pelo governo e concedido a um inventor ou a seus representantes, a fim de proteger seus direitos de propriedade e de exploração de uma invenção de caráter industrial.

PATRIMÔNIO

Conjunto dos bens de uma pessoa ou empresa administrados de forma a dar lucro ou gerar renda. No caso de uma empresa, o patrimônio é a diferença entre o que a companhia tem (ativo) e suas dívidas (passivo). Se o resultado é positivo, obtém-se o patrimônio líquido. Se for negativo, o passivo líquido

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

É o valor líquido do total de bens de uma pessoa ou de uma empresa. Comumente, designa somente o conjunto dos bens avaliáveis em dinheiro.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO DE UM FUNDO MÚTUO DE INVESTIMENTO

É a relação: Valor da carteira do fundo + disponibilidade do fundo + Valores a receber - Exigibilidades.

Patrimônio Público

É o conjunto de bens, direitos e obrigações que se encontram à disposição do Município do Estado ou da União, para a realização dos seus fins.

PATROCINADOR

Empresa, marca ou produto anunciante que se associa a um programa de tv ou rádio, seção de revista, jornal ou site para veicular suas mensagens, ou que se responsabiliza pelas despesas parciais ou totais de um evento, beneficiando-se com a exposição de suas mensagens publicitárias.

PATROCÍNIO

Forma de comercialização, exclusiva ou não, de um programa de tv, rádio ou site. Em geral, o anunciante tem como direito veicular seu produto/serviço ou marca na abertura e encerramento, chamadas, vinhetas de passagem, textos foguete e comerciais nos intervalos. De forma menos freqüente, usado em mídia impressa associado a cadernos ou suplementos especiais ou cobertura de eventos, como a copa do mundo de futebol.

PAUTA GERAL

São os direitos básicos estabelecidos na Pauta Aduaneira, também denominados direitos gerais. Todos os países da ALADI aplicam, na prática, os direitos NMF como direitos gerais, exceto Cuba que aplica a pauta geral, mais alta que a tarifa NMC, às importações originárias de países não-membros da OMC e com os quais Cuba não tem acordos comerciais assinados.

PAY ABLE TO BEARER

Termo estrangeiro que significa pagável ao portador.

PAY BACK PERIOD

Termo estrangeiro que significa período de retorno do investimento.

PAY OFF PERIOD

Termo estrangeiro que significa período de retorno.

PC

Preço de Compra

PCMSO

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

PCO

Passivo Circulante Operacional

PDF

Portable Document Format - Termo usado na informática para identificar um formato de arquivo muito utilizados na Internet, principalmente por não permitir fáceis alterações. Para um arquivo .pdf ser visualizado, é necessário o programa Acrobat Reader. Utilizado com frequência nos E-books.

PE

Ponto de Equilibrio

PEA

População Economicamente Ativa. O contingente de trabalhadores brasileiros com carteira assinada, em torno de 45 milhões de pessoas. É a base de cálculo da taxa de desemprego medida pelo IBGE.

PEC

Ponto de Equilibrio Comercial

PEGGING

Termo estrangeiro que significa tentativa de manutenção do mercado dentro de uma faixa estreita de variação de preços.

PENETRAÇÃO

Termo utilizado para definir a percentagem de pessoas de uma determinada região que são atingidas por um meio de comunicação ou que consomem um determinado produto. Exemplo: afirmar que a Internet tem um penetração de 10% no Brasil significa dizer que 10% dos brasileiros têm acesso à rede (os números são apenas para exemplo e não correspondem à penetração real).

PENHOR

Entrega de bens móveis (jóias, por exemplo) a um credor como garantia de pagamento da dívida. Em casos de o devedor não quitar seus débitos na data prevista, o credor toma posse do bem penhorado. É diferente de penhora

PENHORA

Apreensão judicial de bens de um devedor no valor equivalente ao total de sua dívida. Isso pode acontecer se ele não quitar sua dívida no prazo acertado com o credor

Per capita (pronúncia: "per capita")

termo estrangeiro que significa: por cabeça, para cada indivíduo. Nossa renda "per capita" está subindo.

PER DECOMP

Pedido Eletrônico de Ressarcimento de Restituição/Declaração de Compenssação. De tributos administrados pela Receita Federal.

PERFORMANCE FUND

Termo estrangeiro que significa fundo de investimento que objetiva realizar ganhos superiores à média.

PERIODICIDADE

Regularidade com que é editada uma publicação, como por exemplo uma NEWSLETTER. A periodicidade pode variar desde diária a anual, passando por edições semanais, quinzenais, mensais, bimestrais, trimestrais etc.

PERÍODO DE INVESTIGAÇÃO

Período durante o qual a presunção de existência de dumping ou de subsídios é objeto de investigação.

PERMANENTE

Termo contábil. Relacionam-se com a inexistência de intenção da empresa em convertê-los em dinheiro.

PERMISSIONÁRIA ESPECIALISTA

Corretora de valores ou distribuidora de títulos que tem acesso direto ao pregão, para negociar deteminada mercadoria ou ativo financeiro.

Persona non grata

termo estrangeiro que significa: pessoa indesejável, desagradável.

PERSUAÇÃO

Capacidade de convencimento.

PESION FUND

Termo estrangeiro que significa fundo de aposentadoria.

PESO

No cálculo do índice de Bolsas de Valores, significa qual a quantidade de ações que cada empresa possui na carteira hipotética. É calculado em função da maior ou menor negociabilidade de uma ação em determinado período de tempo.

PESO BRUTO EXPRESSO EM QUILOGRAMAS

Quantidade de mercadorias em quilogramas líquidos. É o peso das mercadorias incluindo todas suas embalagens, com exclusão do equipamento utilizada para o transporte.

Pessoa Física

Pessoa física é a pessoa natural, isto é, todo individuo (homem ou mulher), desde o nascimento até a morte.

Pessoa Jurídica

É a entidade abastrata com existência e responsabilidade jurídicas como, por exemplo, uma associação, empresa, companhia, legalmente autorizadas. Podem ser (empresas, sociedade simples, associações etc). Vale dizer ainda que as empresas individuais, para os efeitos do imposto de renda, são equiparadas às pessoas jurídicas.

PF

Pessoa Física

Phreaker

Hacker especializado em violar sistemas de telefonia.

PI

Pedido de Informação.

PIB

Produto Interno Bruto. É a soma de todos os bens e serviços produzidos no País durante o ano. É comum também utilizar o PIB como padrão de medida para outras contas públicas. Por exemplo, o déficit público atingiu R$32,5bilhões ou 7,27% do PIB.

PIB (Produto Interno Bruto)

Valor total de todos os produtos e serviços gerados dentro de um país. Por isso é considerado uma medida das riquezas do país

Ping

Programa que envia pequenos pacotes de informação pela rede para verificar a disponibilidade de computadores remotos.

PIS

Programa de Integração Social.

PIS (PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL)

É formado pelo conjunto dos depósitos efetuados pelas empresas, correspondente a 0,5% do seu faturamento. Esses depósitos formam uma caixa única que é rateada entre os beneficiários do fundo, os trabalhadores, segundo normas estabelecidas pela legislação.

PIS/PASEP

Programa de Integração social

Pitch

Termo utilizado para designar o tamanho da fonte (letra) de um computador, impressora ou máquina eletrônica de datilografia. Para o Trabalho Científico usa-se o pitch 12 no corpo do texto e pitch 10 nas notas de rodapé e citações longas, por exemplo.

PIVOTAL STOCK

Termo estrangeiro que significa ações líderes - seu desempenho influencia as demais.

PIXEL

Sistema de medida utilizado na Internet. Um pixel equivale a 0,010 mm. É o menor ponto de um imagem dentro do monitor de computador.

PJ

Pessoa Jurídica

PJSI

Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica Simples

PL

Patrimônio Líquido.

PLACE AN ORDER

Termo estrangeiro que significa achar mercado para uma ação

Planejamento Estratégico Participativo (PEP)

É uma metodologia que permite a uma organização desenvolver e implementar, disciplinada e participativamente, um conjunto de estratégias, decisões e ações fundamentais, não só para sua sobrevivência, mas cruciais para seu progresso e efetividade.

PLANO DE INVESTIMENTO

Fase do processo que tem como objetivo traçar uma política de investimento a ser considerada durante a administração de uma carteira de títulos.

PLANO DE INVESTIMENTO (EM FUNDOS MÚTUOS DE INVESTIMENTO)

Modalidade através da qual o investidor se dispõe a aplicar suas poupanças, periodicamente, em Fundo Mútuo de Investimento, durante um prazo determinado.

Plano de Mídia

Profissional do departamento de mídia de uma agência de propaganda que, entre outras funções, elabora a estratégia de mídia, selecionando os meios e os veículos a serem utilizados numa campanha de propaganda, segundo os objetivos de mercado e de comunicação estabelecidos.

PLANO DE NEGÓCIOS

(Business Plan) - Resumo descritivo de um empreendimento contendo descrição do negócio, metas, custos estimados, entre outras. É imprescindível para a obtenção de financiamento, mas não serve somente para isso. Mesmo que você não esteja procurando o investidor, o plano de negócios é uma ótima ferramenta para planejar e acompanhar a evolução do seu negócio.

Plano de proteção radiológica

Documento exigido para fins de licenciamento da instalação, que estabelece o sistema de radioproteção a ser implantado pelo serviço de radioproteção.

PLANO GERADOR DE BENEFÍCIO LIVRE (PGBL)

Produto de previdência privada que serve para complementar a renda de aposentados pelo Instituto Nacional de Securidade Social (INSS). Quem compra um plano desses paga uma mensalidade calculada sobre o valor final do benefício que pretendem receber. Esse dinheiro é aplicado em fundo de investimento e a bolada vai crescendo ao longo dos anos. Em geral, os participantes contribuem durante 30 anos. Quem compra um PGBL consegue abater 12% no imposto de renda anual até começar a receber o benefício. É possível sacar o dinheiro a qualquer momento, mas paga-se imposto de renda na hora do saque (varia entre 15% e 27,5%). Mas, ao contrário, das demais aplicações do mercado financeiro, o governo não cobra imposto sobre os rendimentos dos PGBLs. O que torna esses planos mais atrativos que os demais vendidos pelas seguradoras é o fato de que todos os lucros obtidos nas aplicações financeiras são repassados aos clientes. Apesar disso, não há a garantia mínima de retorno dada pelos planos tradicionais, que repassam 75% dos lucros obtidos mais a correção da inflação. Ou seja, enquanto os planos tradicionais garantem um mínimo mesmo se as aplicações derem prejuízo, no PGBL essa garantia não existe, mas todos os lucros obtidos são repassados ao segurado. Como é praticamente impossível de registrarem prejuízo, os planos PGBL estão chamando a atenção.

Plataforma

Hardware e software que são a fundação básica de um sistema de computador

PLE

Patrimônio Líquido Exigido.

PLEDGED SHARES

Termo estrangeiro que significa ações caucionadas, entregues em garantia.

Pleno emprego de recursos

Ocorre quando todos os recursos produtivos da economia estão totalmente utilizados, ou seja, não existe capacidade ociosa nem trabalhadores desempregados.

PLUGIN

Software utilizado para complementar as funções de outro software. Por exemplo: um software de edição de imagem pode receber um plugin com um novo recurso que originalmente não existe nele.

Plug-in

Acessório de software que estende a capacidade de um aplicativo, geralmente para permitir que ele leia ou exiba arquivos de um tipo específico, como os de áudio, vídeo e animação.

POC (PROGRAMA DE OPERAÇÕES CONJUNTAS)

Linha de crédito oferecida pelos agentes financeiros do BNDES a acionistas de empresas de pequeno e médio porte, para compra de ações em aumento de capital.

Poder Executivo

Aquele que, conforme a Constituição Federal, tem a função de executar as leis, assim como exercer o governo e a administração dos negócios públicos.

Poder Judiciário

aquele que, conforme a Constituição Federal, deve determinar e garantir a aplicação das leis que determinam os direitos e deveres de cada indivíduo.

Poder Legislativo

Aquele que conforme a Constituição Federal, deve elaborar as leis que irão reger o país.

POINT

Termo estrangeiro que significa no caso de ações de capital um ponto significa 1 dólar Portfolio Carteira de títulos.

Política cambial

Instrumento da política de relações comerciais e financeiras entre um país e o conjunto dos demais países. Os termos em que se expressa a política cambial refletem as relações políticas vigentes entre os países, com base no desenvolvimento econômico alcançado por eles.

Política comercial

Diz respeito aos instrumentos de estímulo às exportações e/ou estímulo/desestímulo às importações.

Política de rendas

Os agentes econômicos ficam impedidos de levar a cabo o que fariam em resposta a influências normais de mercado, por exemplo, congelamentos de preços, fixação da política salarial. Esses controles afetam diretamente a formação de preços e as rendas de salários, juros, aluguéis e lucros.

Política Econômica

É também conhecida como Economia Normativa. São as ações práticas do governo, com a finalidade de condicionar, balizar e conduzir o sistema econômico, no sentido de que sejam alcançados um ou mais objetivos econômicos, politicamente estabelecidos. Aplica, para melhor condução da ação econômica, os desenvolvimentos elaborados pela Teoria Econômica.

Política fiscal

Refere-se aos instrumentos de que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (politica tributária) e controle de suas despesas (política de gastos).

Política macroeconômica

Envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (produção agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir à economia operar a pleno emprego, baixas taxas de inflação e distribuição justa de renda.

Política Monetária

Controle da quantidade de dinheiro em circulação no mercado e que permite definir as taxas de juros.

PONTO DE EQUILÍBRIO EM QUANTIDADE

É a quantidade mínima de produtos a serem vendidos para cobrir todos os gastos da empresa, ou seja, quando não tem nem lucro e nem prejuízo.

PONTO DE EQUILÍBRIO EM VALOR MONETÁRIO

É o faturamento que a empresa precisa obter com as suas vendas para cobrir todos os gastos da empresa, ou seja, quando não tem nem lucro e nem prejuízo.

POP (Post Office Protocol)

Permite que o usuário leia suas mensagens a partir do servidor de e-mail localizado no seu provedor.

POP UP

Janelas flutuantes que se abrem sobrepondo a tela do browser. Muito utilizada na internet para notícias importantes ou promoções. É considerado por muitos uma propaganda invasiva. Para ser considerada como pop up, as janela devem ser menores que a tela do browser.

POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA)

Parcela da população disponível para o trabalho assalariado. Não quer dizer, necessariamente, que todas as pessoas nesta situação estejam empregadas, mas que estejam na faixa etária considerada com aptidão para exercer uma função remunerada

Porta

Recurso do computador utilizado quando um programa disponibiliza algum serviço. Cada endereço IP pode utilizar 65.535 portas.

Porta TCP

Código numérico que identifica um dos canais virtuais de comunicação suportados pelo protocolo TCP/IP.

PORTAL

Sites que reúnem grande quantidade de informação e serviços e acabam tornando-se portas de entrada para a Internet. Os portais possuem vários canais com conteúdo específico, como chats, shopping, notícias, busca etc.

Portfólio

Portfólio é uma técnica de análise presente no Planejamento Estratégico "emprestada" para aplicá-la em Relações Públicas.

Pós-Escrito

O mesmo que Posfácio.

Posfácio

Acréscimo, esclarecimento ou justificação que se faz aos leitores numa edição posterior.

 

 

Termos: # | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

 

 

 

 

Abrir Conta bancária suíça - Duvidas Conta Suiça - Conta Suíça numerada - Ordem Conta bancária suíça - Conta bancária no caribe - Conta bancária na Áustria - Conta Bancaria Latvia - Conta bancária em alemão - Conta Nos Estados Unidos - Duvidas Conta EU - Ordem Conta nos EUA - Cartão anónimo Maestro - Pedir Cartão anónimo - Contato - Mais Informação - Glossário de termos Empresarial - Diccionario de finanças em inglês - Bancos centrais - Bancos da Suíça - Reguladores de Valores no mundo - O qui é Forex - Mapa du Site


Copyright © 2005 - 2016 Contas Bancarias Offshore

 

The information contained in this Website is not meant to substitute qualified legal advice given by a specialist knowing your particular situation. We are not a bank and can’t be held responsible for any loss or damages whether direct, incidental, indirect, special, or consequential, among others, relating access to this Web site. Read our Disclaimer / Terms and Conditions