Termos

Significados

R.O.I

Retorno sobre o Investimento. Índice que mede a rentabilidade de um investimento em relação ao volume de recursos investido.

R2

Trata-se de um recurso estatístico usado para medir a correlação entre o desempenho de um fundo de investimentos e seu benchmark. O R2 varia entre 0 e 1. Quando é igual a 1 dizemos que tem correlação linear perfeita, ou seja, o fundo acompanha exatamento o seu benchmark. Quando é igual a 0 dizemos que o fundo não tem correlação com o seu benchmark.

RÁDIO

Meio de comunicação que compreende as empresas de radiodifusão, divididas em ondas curtas, médias (am) e freqüência modulada (fm).

RAID

Termo estrangeiro que significa "Grande volume de operações - de venda e compra - com o fim de afastar operadores com margem escassa. Um ""bear raid"" significaria grandes vendas para forçar pequenos operadores a liquidar, enquanto que um ""bull raid"" forçará cobertura de posições curtas."

Raider

Pessoa física ou jurídica que se torna adquirente de sociedades sem a concordância de seu conselho de administração, utilizando a técnica da oferta pública de compra.

 

RAIS

Relação Anual de Informações Sociais

RALLY

Termo estrangeiro que significa recuperação nos preços após um período de declínio.

RAMO DE PRODUÇÃO NACIONAL

O conjunto dos produtores nacionais de um produto similar ao investigado por presunção de dumping ou de subsídios

RANKING

Nível, ordem ascendente ou descendente alfabética ou de valor.

RATE OF RETURN

Termo estrangeiro que significa taxa de retorno. Rendimento de um título, baseado no preço original de compra ou no atual preço de mercado.

RATING

Avaliação que expressa principalmente o risco oferecido por fundos de investimento, empresas ou países. Ele é expresso em uma espécie de nota calculada por diversas agências especializadas. O rating serve de referência aos investidores na hora de decidir onde aplicar seus recursos

RCSA

Recibo de Carteira Selecionada de Ações. Recibo representativo de um conjunto preestabelecido de ações, cujas quantidades são previamente fixadas e conhecidas quando de sua constituição. Representa a compra ou a venda de um conjunto de ações por meio de uma única operação. Uma vez constituídos, os Recibos passam a ser negociados na Bovespa como se fossem um único título, com seu valor sendo determinado pelo mercado. Para formar o preço do Recibo, o mercado utiliza como referência a valorização individual de cada papel que o compõe.

RDC

Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA.

REAJUSTE (EM ANÁLISE DE INVESTIMENTO)

Movimento de baixa, usualmente de curta duração, que ocorre durante um processo de alta de preços a que está submetido determinado título.

Real Aúdio

Um sistema que habilita áudio para ser transmitido através da Web. Com a extensão Real Audio, você pode ter clipes de som ou programas da Virgin Radio, enquanto trabalha com outras coisas.

REALIZAÇÃO DE LUCRO

Venda das ações quando as cotações permitem ao investidor obter boa margem de lucro.

REALIZÁVEL À LONGO PRAZO

Termo contábil. Direitos realizáveis após o término do exercício subseqüente; direitos derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, acionistas, diretores ou participantes no lucro (não constituem negócios usuais).

REALIZE

Termo estrangeiro que significa vender ações, ""realizando um lucro"", quando se crê que elas atingiram o preço máximo."

REAPLICAÇÃO

Nova aplicação do capital e/ou rendimentos recebidos por um investimento feito em um período anterior.

Rebeldia

Não aceitar um comando de uma autoridade, ou seja, não aceitar uma determinação de pai ou mãe, de alguém do governo, etc.

Receita marginal

É a variação da receita total, dada uma variação na quantidade vendida.

Receita média

É a receita por quantidade vendida, isto é, a receita total dividida pela quantidade vendida. Também chamada receita unitária.

RECEITAS

Termo contábil. São entradas de elementos para o ativo da empresa, na forma de bens ou direitos que sempre provocam um aumento da situação líquida.

Recensão

Ver Resumo Crítico.

RECESSÃO

É uma fase em que a atividade econômica se encontra em contração. Os principais indicadores de que um país está em recessão são queda da produção, aumento do desemprego, diminuição das taxas de lucro e crescimento do número de falências e concordatas

RECIBO DE SUBSCRIÇÃO

Documento que comprova o exercício do direito de subscrição.

RECIBOS DE DEPÓSITO A PRAZO FIXO

São promessas de pagamento de importância depositada e constituem exigibilidade das instituições que os emitem. São autorizados a receber esse tipo de depósitos bancos comerciais e os bancos de investimento. São nominativos e intransferíveis.

RECINTO DE NEGOCIAÇÕES (PREGÃO)

Local mantido pelas Bolsas, adequado ao encontro de seus membros e à realização, entre eles, de negociações de compra e venda de títulos e valores em mercado livre e aberto.

RECOMENDAÇÃO

Sugestões emanadas do Conselho de Cooperação Aduaneira em diferentes aspectos: modificações da Nomenclatura do Sistema Harmonizado (ver Emenda), incorporação a nível nacional de aberturas com valor social ou ambiental (por exemplo Recomendações de armas químicas, psicotrópicos, ozônio, etc.) e sobre unidades normalizadas, entre outras

Recompra

É ocompromisso assumido por uma instituição financeira de tornar a comprar o título negociado, em uma data futura, antes do vencimento do título.

RECONHECIMENTO DE MERCADORIAS

Inspeção física das mercadorias pela Alfândega, a fim de constatar que a natureza, a origem, a condição, a quantidade e o valor das mercadorias concordam com os detalhes fornecidos na declaração de mercadorias.

RECUPERAÇÃO

Fica caracterizada quando ocorre uma tendência secundária em um mercado de ações em baixa.

RECURSO

Ato pelo qual uma pessoa exerce seu direito de reclamação ou de petição perante a autoridade competente.

RECURSOS EXCEDENTES

Excesso sobre os recursos necessários para compor a conta margem, isto é, aqueles com os quais o corretor operará em nome do cliente e que podem ser retirados em dinheiro da conta.

RED HERRING

Termo estrangeiro que significa versão preliminar do Prospectus usada para obter indicação do interesse de possíveis investidores para uma nova emissão.

REDARF

Pedido de Retificação de DARF (ver DARF).

REDE

Grupo de emissoras de tv ou rádio pertencentes a uma mesma empresa ou afiliadas a uma estação emissora central, que transmitem no todo ou em grande parte uma programação comum nas várias praças em que estão sediadas.

Rede ANSP

Academic Network of São Paulo.

REDE DE CONTATOS

Estabelecimento de contatos e inter-relacionamentos que podem ampliar as possibilidades de sua empresa.

Redes de computadores

Permitem interligar vários computadores, que podem até compartilhar periféricos, como impressoras.

Redesconto

É um dos instrumentos de política monetária utilizado pelo banco central para regular o sistema de liquidez do sistema bancário. Ë utilizado quando os bancos comerciais, apesar de todas as suas previsões de caixa, necessitam de reforço caixa ou ficam a descoberto na compensação de cheque. Nestes casos o banco emite uma nota promissória a favor do Banco Central e recebe um crédito em sua conta de depósito no Banco do Brasil.

REDESCONTO DE LIQUIDEZ

É um empréstimo feito pelo agente financeiro oficial (Banco Central) a participantes do sistema bancário, descontando os papéis de efeitos comerciais (duplicatas) desses bancos, mantidos em carteira para fazer frente ao seu fluxo de caixa.

Redesconto de liquidez (ou comwn)

É o empréstimo do Banco Central aos bancos comerciais, normalmente para cobrir problemas de liquidez.

Redesconto especial

É o montante de recursos que o Banco Central coloca à disposição dos bancos comerciais, com o objetivo de incentivar setores específicos da economia.

REDESCONTO SELETIVO

Consiste em linhas de crédito abertas pelo Banco Central para atender determinados setores considerados prioritários. Enquadram-se neste tipo de operação os refinanciamentos de custeio e comercialização agrícola, os refinanciamentos de custeio de produtos manufaturados exportáveis.

REDUÇÃO

A Assembléia Geral de uma AS poderá deliberar a redução do capital social, se houver perda, até o montante dos prejuízos acumulados ou se julgá-lo excessivo.

REEMBARQUE

Ato de enviar para o exterior do território aduaneiro nacional ou para outras Alfândegas do país as mercadorias estrangeiras, tornando-as a carregar em qualquer meio de transporte habilitado, sob jurisdição aduaneira.

REEMBOLSO

Operação pela qual, nos casos previstos em lei, a empresa paga aos acionistas dissidentes de deliberação da Assembléia Geral o valor de suas ações.

Reentrada

A reentrada é o espaço a mais que se deixa na margem esquerda em citações ou no sumário. Também é chamada de reentrada, ou simplesmente de entrada, a distância de 1,25cm que inicia um novo parágrafo.

REEXPORTAÇÃO

Exportação, de um território, de mercadorias já importadas anteriormente ou introduzidas em Admissão Temporária.

REF

Referência

REFIS

Programa de Recuperação Fiscal

REGIÃO GEOGRÁFICA

Divisão do Brasil em partes, constituídas por um agrupamento de Estados.

REGIME ADUANEIRO

Tratamento aplicável às mercadorias submetidas a controle aduaneiro, de acordo com as leis e regulamentos aduaneiros, segundo a natureza e objetivos da operação.

Regime Cambial

É a política de câmbio que prevê uma banda para a flutuação do real frente ao dólar.

REGIME DE CAIXA

Termo contábil. Quando, na apuração dos resultados do exercício são considerados apenas os pagamentos e recebimentos efetuados no período. Só pode ser utilizado em entidades sem fins lucrativos, onde os conceitos de recebimentos e pagamentos muitas vezes identificam-se com os conceitos de receitas e despesas.

REGIME DE COMPETÊNCIA

Termo contábil. Quando, na apuração dos resultados do exercício, são considerados as receitas e despesas, independentemente de seus recebimentos ou pagamentos. É obrigatório nas entidades com fins lucrativos.

REGIME DE DEPÓSITO ADUANEIRO

Regime aduaneiro em virtude do qual as mercadorias importadas são armazenadas sob controle da Alfândega em um lugar designado para tais efeitos (depósito aduaneiro) sem pagamento de direitos e impostos à importação.

REGIME DE DRAW-BACK

Regime aduaneiro que permite, por ocasião da exportação de mercadorias, obter a restituição total ou parcial dos direitos e impostos à importação, aplicados a esses artigos ou aos produtos contidos nas mercadorias exportadas ou consumidas durante sua produção.

Regime Econômico

Características institucionais que determinam, no âmbito de um sistema econômico, as condições de organização prática do funcionamento da economia.

REGIME GERAL

Conjunto de normas de caráter geral, que regem as importações que cumprem com todas as disposições legais e que pagam todos os gravames que afetam uma mercadoria em sua importação.

REGIME TRANSITÓRIO

Sistema aduaneiro constituído, essencialmente, pelo trânsito e pela redestinação.

REGIMES DEFINITIVOS

Regime aduaneiro mediante o qual as mercadorias são nacionalizadas, de forma definitiva, uma vez cumpridas todas as formalidades legais (importação, exportação, etc.).

REGIMES ESPECIAIS

Disposições legais de exceção, aplicáveis a certas mercadorias em sua importação, destinadas à fabricação de novos artigos ou a um regime de tratamento aduaneiro especial.

REGIMES RESTRITOS

Sistemas Aduaneiros constituídos, geralmente, pela importação de mercadorias em territórios aduaneiros especiais.

REGIMES SUSPENSIVOS DE DIREITOS ADUANEIROS (Franquias)

Denominação genérica dos regimes aduaneiros especiais que permitem a entrada ou saída de mercadorias do território aduaneiro, com suspensão do pagamento dos gravames à importação ou à exportação.

REGIMES TERRITORIAIS ESPECIAIS

Conjunto de operações de importação onde as mercadorias, no momento de serem introduzidas nesses territórios, gozam de liberação total ou parcial de direitos tarifários e outros gravames, somente enquanto permanecerem neles, ficando afetadas ao regime geral de importação quando os abandonarem.

REGIONAL STOCK EXCHANGE

Termo estrangeiro que significa bolsa de Valores Regional.

REGISTERED BOND

Termo estrangeiro que significa título de dívida nominal. Tem o nome do possuidor na face e só pode ser negociado por endosso e transferência nos livros do emitente.

REGISTRAR

Termo estrangeiro que significa banco responsável para impedir uma distribuição de ações de uma empresa em número maior que a autorizada

REGISTRATION

Termo estrangeiro que significa registro das Ações de acordo com a Lei (Ato de 1933).

REGISTRATION OF SECURITIES

Termo estrangeiro que significa registro de títulos a serem vendidos ao público em uma Bolsa de Valores.

REGISTRO DE BOLETA

Registro feito em um posto de negociação do pregão da Bolsa, após o fechamento de uma operação de compra e venda de ações entre representantes de sociedades corretoras. É uma prova de que a Bolsa, após efetuado o registro, está de acordo com a operação realizada.

Registro de Inventário

Registro da contagem física de bens, principalmente estoques.

REGISTRO EM BOLSA

Para que uma empresa tenha suas ações à cotação no recinto de negociações de uma Bolsa de Valores, faz-se necessário que obtenha seu registro de acordo com as normas estabelecidas pela Bolsa.

REGRAS GERAIS INTERPRETATIVAS

Regras para a interpretação da Nomenclatura. Indicam a maneira em que devem ser interpretados os textos das posições e constituem os princípios pelos quais se rege a classificação de mercadorias.

REGULAR WAY DELIVERY

Termo estrangeiro que significa entrega regular, normal. Entrega de títulos negociados, um dia útil depois da operação.

REGULATION T

Termo estrangeiro que significa Regulamentação (pelo FED - Banco Central) do crédito que pode ser dado a clientes compradores de ações, por corretoras e ""dealers""."

REGULATION U

Termo estrangeiro que significa regulamentação (pelo FED - Banco Central) do crédito que pode ser proporcionado por Bancos a clientes compradores de ações listadas.

REIMPORTAÇÃO

Importação de território aduaneiro de mercadorias que tenham sido exportadas anteriormente desse território.

Rejeito Radioativo

Qualquer material resultante de atividades humanas cuja reutilização seja imprópria ou não previsível e que contenha radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção estabelecidos na norma CNEN-NE-6.05, ou em outra que venha a substituí-la.

Relatório de Pesquisa

Documento que relata os dados obtidos em investigação de pesquisa, objetivando formalizar uma determinada ação como resultado. O mesmo que Relatório Técnico-científico. A ABNT não registra este termo.

Remuneração

O que é percebido por um indivíduo, ou por uma coletividade, como fruto do capital ou da remuneração do trabalho.

Remuneração dos fatores

Constitui-se da renda dos fatores de produção: salários, juros, aluguéis e lucros.

REMUNERAR

Pagar salários, honorários.

Renda discricionária

Parcela da renda de um investidor que pode ser aplicada sem restrições. Esta parcela não está presa a obrigações e exigibilidades financeiras do investidor, e não faz parte de suas despesas correntes ou do orçamento familiar.

Renda disponível do setor privado

É a renda efetivamente disponível para o setor privado gastar ou poupar. É igual à renda disponível total mais as transferências e subsídios do governo ao setor privado (pensões), e menos os impostos diretos e indiretos pagos pelas famiias e outras receitas correntes do governo.

Renda disponível do setor público

É a renda disponível para o governo utilizar para seus gastos ou poupar. É dada pela diferença entre o total de receitas correntes do governo e as transferências e subsídios ao setor privado.

Renda enviada ao exterior (RE)

Parte do que foi produzido internamente não pertence aos nacionais, principalmente capital (físico e financeiro) e a tecnologia. A remuneração desses fatores vai para fora, na forma de remessa de lucros, royalties, juros, assistência técnica.

RENDA FIXA

São títulos cujo rendimento está previamente definido. Esse rendimento pode ser pré-fixado ou pós-fixado. Entre os investimentos de renda fixa estão os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), cadernetas de poupança e a maioria dos títulos públicos

Renda líquida de fatores externos

É a remuneração dos ativos, de acordo com o país de origem. É a diferença entre a renda recebida do exterior e a renda enviada ao exterior, na forma de lucros, juros, royalties e assistência técnica. Também chamada de serviços de fatores.

Renda Nacional

Agregado representativo do fluxo dos recursos nacionais em bens e serviços, gerados ao longo de um determinado período. Inclui salários, rendimentos de profissionais liberais, lucros privados e lucros obtidos por empresas públicas, juros, aluguéis e receitas provenientes de arrendamento.

Renda Per Capita

Resultado da divisão do montante total da renda tributável pelo número de pessoas, em economia, indicador usado para medir o grau de desenvolvimento de um país.

Renda Pós-fixada

É o rendimento que paga correção monetária no período da aplicação mais juros(% ano), sobre o valor corrigido da aplicação. Nesta aplicação o investidor só fica sabendo qual será o seu rendimento no vencimento do título.

Renda Prefixada

É o rendimento que o investidor fica sabendo no ato da aplicação quanto vai ganhar e quando terá o seu dinheiro de volta. É a aplicação "corte certeza sem surpresa".

Renda recebida do exterior (RR)

Renda recebida em virtude da produção de nossas empresas no exterior.

RENDIMENTO

Provento em dinheiro, bens ou serviços que uma pessoa ou empresa aufere de suas atividades profissionais ou de transações mercantis ou civis.

Rendimentos constantes de escala

Se todos os fatores de produção crescem em dada proporção, a produção cresce na mesma proporção. As produtividades médias dos fatores de produção permanecem constantes

Rendimentos crescentes de escala

Se todos os fatores de produção crescerem numa mesma proporção, a produção cresce numa proporção maior. Isso ocorre porque empresas com maiores plantas permitem maior especialização de tarefas (melhor divisão do trabalho) e porque certas unidades de produção só podem ser operadas com base em um nível mínimo de produção (as chamadas indivisibílidades na produção).

RENTABILIDADE

É a taxa que indica o retorno de um investimento. Calcula-se dividindo o lucro obtido pelo valor do investimento inicial

RENTABILIDADE FIXA

Rendimento sobre operações no mercado financeiro, com títulos de renda fixa.

RENTABILIDADE VARIÁVEL

Rendimento sobre operações no mercado financeiro, com títulos de renda variável.

REPARTIÇÃO ADUANEIRA

Unidade administrativa competente para efetuar as formalidades aduaneiras. Instalações ou outras áreas habilitadas para esses efeitos pelas autoridades competentes.

REPIQUE

Movimento de alta, usualmente de curta duração, que ocorre durante um processo de baixa de preços a que está submetido determinado título.

Reply

Resposta.

REPORTE

Compra de uma posição para vencimento mais próximo - à vista ou a futuro - e concomitante venda de posição igual para vencimento mais distante. Pode ser realizado visando tirar proveito de um esperado estreitamento dos diferenciais de preço, em alta ou em baixa. Pode ainda corresponder ao encerramento de uma compra anterior a futruo feita como operação técnica defensiva a ser compensada pela venda final agora realizada à vista. Além dos seus objetivos, o ""reportador"" beneficia o mercado como um todo aumentando o número de parceiros e a liquidez dos negócios, colaborando na redução de diferenciais de preços indevidamente afastados, etc. Se atuando com o objetivo único de auferir o diferencial de preços no vencimento acresce o benefício de correlação que estabelece com as demais alternativas financeiras. Vide Financiamento.

REPOSIÇÃO DE MATÉRIAS PRIMAS

Regime aduaneiro que permite importar, com isenção dos gravames respectivos, mercadorias equivalentes a outras que, havendo pago anteriormente esses gravames, foram utilizadas na produção de artigos exportados previamente a título definitivo

REPRESENTANTE REGISTRADO

Funcionário de uma sociedade corretora autorizado por uma Bolsa de Valores a representá-la no recinto de negociações.

Request

Ver page view.

Rés nullius

termo estrangeiro que significa: a coisa de ninguém, isto é, aquilo que não pertence a ninguém.

Rés, non verba

termo estrangeiro que significa: fatos, não palavras. Emprega-se para indicar que determinada situação exige mais do que meras promessas.

Resenha

Ver Resumo Crítico.

RESERVA LEGAL

Lucro retido com o objetivo de garantir a integridade do capital de uma sociedade corretora.

RESERVAS

Recursos que um país tem disponíveis para gastar imediatamente, caso tenha urgência. São usadas, principalmente, para cobrir déficits nas contas internacionais, como o pagamento de juros de dívidas, e garantir a estabilidade da moeda, evitando ataques especulativos, por exemplo

Reservas compulsórias (ou obrigatórias)

É a parcela dos depósitos a vista que os bancos comerciais são obrigados legalmente a reter no Banco Central. Também chamadas depósitos ou encaixes compulsórios.

RESERVAS DE CAPITAL

Termo contábil. São contribuições recebidas por proprietários ou de terceiros, que nada têm a ver com as receitas ou ganhos.

RESERVAS DE LUCROS

Termo contábil. São obtidas pela apropriação de lucros da companhia ou da empresa por vários motivos, por exigência legal, estatutária ou por outras razões.

RESERVAS DE REAVALIAÇÃO

Termo contábil. Indicam acréscimo de valor ao custo de aquisição de Ativos já corrigidos monetariamente, baseado no mercado.

Reservas Internacionais

Constituídas pelos dólares que entram no país via investimentos diretos, empréstimos, financiamentos e captações. Para serem usados, esses dólares são trocados por reais junto aos bancos. Os reais vão para a economia e os dólares ficam com o BACEN. As reservas em dólares precisam ser suficientes para quitar todas as dívidas do país com o mercado internacional.

Reservas totais dos bancos comerciais

É a soma do caixa (encaixes), reservas obrigatórias e reservas voluntárias dos bancos comerciais junto ao Banco Central.

Reservas voluntárias (ou livres)

É a conta dos bancos comerciais com o Banco Central, para atender a seu movimento de caixa e compensação de cheques. Também chamadas depósitos ou encaixes voluntários.

RESGATE

Consiste no pagamento do valor das ações para retirá-las definitivamente de circulação, com redução ou não do capital social; mantido o mesmo capital, será atribuído, quando for o caso, novo valor nominal às ações remanescentes.

Resíduos de Serviços de Saúde

São todos aqueles resultantes de atividades exercidas nos serviços de saúde que, por suas características, necessitam de processos diferenciados em seu manejo, exigindo ou não tratamento prévio à sua disposição final.

RESISTANCE POINTS

Termo estrangeiro que significa pontos em que a evolução do preço de um título pára, depois de marcada evolução num sentido específico.

RESOLUÇÃO 38 - BCB/15.10.1984

Regula a intermediação de corretores oficiais de fundos públicos e de sociedades corretoras nas operações de câmbio.

RESOLUÇÃO 922 - BCB/15/05/1984

Disciplina a constituição, organização e o funcionamento das Bolsas de Valores em todo o País, além de autorizar às sociedades corretoras a formarem carteira própria de ações e manterem conta-margem.

Responsabilidade fiscal

Refere-se à conduta do administrador público; terá que obedecer às normas e limites para administrar as finanças, prestando contas sobre quanto e como gastam os recursos da sociedade.

Responsabilidade Social

Conjunto de metas sociais focadas na melhoria da qualidade de vida da população e estabelecidas com base em indicadores periodicamente mensurados.

Responsabilidade Social 1

Define o grau de amadurecimento de uma empresa privada em relação ao impacto social de suas atividades; abrange, em termos gerais, desenvolvimento comunitário, equilíbrio ambiental, tratamento justo aos funcionários, comunicações transparentes, retorno aos investidores, sinergia com parceiros e satisfação do consumidor.

RESPONSE RATE

Número de vezes que um anúncio recebeu um clique, sempre dividido pela quantidade de impressões que o mesmo recebeu.

Restituição

Devolução em dinheiro de imposto recolhido a mais que o devido.

RESULTADO DE EXERCÍCIO FUTURO

Termo contábil. Compreende as receitas recebidas antecipadamente (receita antecipada) que de acordo com o regime de competência pertence a exercício futuro.

Resultado Líquido

É a diferença entre receitas e custos e despesas. Pode ser lucro ou prejuízo.

RESULTADO OPERACIONAL’ (lucro ou prejuízo operacional)

Termo contábil. É aquele que representa o resultado das atividades, principais ou acessórias, que constituem objeto da pessoa jurídica.

Resumo

Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. É uma condensação fiel das idéias. Deve ser bastante sintético e incluir as idéias principais do trabalho, permitindo que se tenha uma visão sucinta do todo, principalmente das questões de maior importância e das conclusões a que se tenha chegado. Deve ser feito na língua vernácula (português) e numa outra de larga difusão, dependendo de seus objetivos e alcance. Recebe como título: Resumo - no português; Abstract - no inglês; Resumé - no francês; Inhalt - no alemão; Resumen - no espanhol.

Resumo Crítico

É um resumo redigido por um especialista contendo uma análise interpretativa completa de um documento. Pode ser descritivo ou crítico. É também chamado de recensão ou de resenha.

Resumo Indicativo

Apresenta apenas os pontos principais do texto ou do trabalho, não trazendo dados quantitativos ou de qualquer outra espécie. É o modo mais indicado para prospectos, catálogos, etc.

Resumo Indicativo/Informativo

É a combinação que se pode fazer no Resumo Indicativo com o Resumo Informativo.

Resumo Informativo

Apresenta informações suficientes para que o leitor possa se decidir sobre a conveniência da leitura do texto inteiro. Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões.

RETÂNGULOS (EM ANÁLISE DE INVESTIMENTO)

Formação que surge, após um movimento de alta ou de baixa, no estudo de comportamento de uma ação, feito pelo gráfico de barras.

RETIRADA DE MERCADORIAS

Ato pelo qual a Alfândega permite aos interessados dispor das mercadorias objeto de despacho aduaneiro.

REUNIÃO DE DIREITOS NACIONAIS DE ALFÂNDEGA

Órgão auxiliar integrado pelos diretores de alfândega ou funcionários equivalentes dos países-membros da Associação para assessorar os órgãos da Associação em matéria aduaneira (CR/Resolução 36 do Comitê de Representantes).

REVENUE ANTICIPATION NOTES (RAN)

Termo estrangeiro que significa títulos, a curto prazo, emitidos em antecipação de receitas e pagáveis com essas receitas.

Reversão

Devolução, restituição.

REVERSE, STOCK SPLIT

Termo estrangeiro que significa redução do número de ações de uma S/A pelo aumento do valor nominal das ações restantes. Técnica empregada quando o preço individual das ações está muito baixo.

Reverso

Lado oposto ao rosto ou face principal da folha de papel que também é chamado de Anverso. Popularmente se usa "frente e verso" em vez de "anverso e reverso".

REVISTA

Meio de comunicação e propaganda impressa, de publicação periódica, em que são divulgados artigos, reportagens e outras matérias de interesse geral ou setorial. É o conteúdo editorial da revista que determina seu público, gênero e tipo de propaganda que deve nela ser inserido. Segundo a distribuição, as revistas podem ter circulação nacional ou regional.

Revolução

Movimento de revolta contra o poder estabelecido, feito por um número significativo de pessoas em que geralmente se adotam métodos mais ou menos violentos.

RGPS

Regime Geral de Previdência Social.

RIGGIND

Termo estrangeiro que significa manipulação de qualquer ação no mercado.

RIGHTS

Termo estrangeiro que significa direitos. Privilégios concedidos a acionistas para compra de ações ou obrigações em condições melhores que as do mercado.

RIGHTS EX

Termo estrangeiro que significa ações que perderam os seus direitos, que ficaram em posse do vendedor.

RIGHTS ON

Termo estrangeiro que significa com direitos. A venda inclui não só os direitos das ações existentes como os direitos referentes a ações adicionais.

RIGHTS, ISSUE OF

Termo estrangeiro que significa emissão do Certificado de Direitos.

RIPI

Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (Decreto 4.544/2002)

RIR

Regulamento de Imposto de Renda

RISCO

Possibilidade de um investidor ganhar ou perder dinheiro. Para compensá-la, pagam-se juros com o objetivo de oferecer lucros. Quanto maior o risco, maior a rentabilidade. O investidor somente deve aplicar seu dinheiro num investimento quando conseguir entender o nível de risco que está assumindo. No cenário internacional, avalia-se também a chance de um país mudar sua política a ponto de interferir nos pagamentos a credores estrangeiros. Este risco está embutido na taxa de juros cobrada por empréstimos estrangeiros

Risco operacional

O risco operacional está relacionado as possíveis perdas como resultado de sistemas e/ou controles inadequados, falhas de gerenciamento e erros humanos.

Risco país

O risco país é um indicador que tenta determinar o grau de instabilidade econômica de cada país. Desta forma, se tornou decisivo para o futuro imediato dos países emergentes.

ROA

Return on Assets - Retorno sobre Ativos.

ROCK BOTTOM

Termo estrangeiro que significa termo que indica que os preços atingiram seu nível mínimo, abaixo do qual dificilmente descerão.

ROCKBOTTOM PRICE

Termo estrangeiro que significa (Vide Rock Bottom) - Preço mínimo." Round Lot "Número ""redondo de"" ações (100 ou múltiplos)."

ROE

Return on Equity - Retorn sobre Patrimônio Líquido.

ROI

Return on Investment - Retorno sobre o Investimento.

Rolagem da Dívida Pública

É o refinanciamento de papéis emitidos para cobrir rombos no Orçamento do Governo. Nas contas do Tesouro Nacional, o aumento dos juros tem impacto negativo (aumento); e a diminuição dos juros tem impacto positivo (diminuição) na dívida pública.

ROLAGEM DE POSIÇÃO

Encerramento de uma posição a futuro através de uma operação inversa (compra ou venda) e simultânea retomada de posição igual à inicial, para outro vencimento normalmente posterior (rolagem para frente) mas também possível para um anterior (rolagem para trás).

ROLL OVER

Termo utilizado em informática para descrever uma determinada animação: imagens ou sinais acendem ou surgem quando o mouse é passado sobre eles.

Romaneio

Romaneio é o documento que informa como o produto está organizado (embalado) em relação aos volumes. Ou seja, diz em que volume encontra-se determinado produto, ou ainda, o conteúdo de determinado volume.

Rootkit

Conjunto de programas que o invasor instala no computador invadido para ocultar sua presença e facilitar futuros acessos.

ROS

Return on sales - Retorno sobre vendas.

ROYALTIES

Valor percentual pago periodicamente pelo franqueado ao franqueador.

ROYALTY

Valor pago ao detentor de uma marca, patente, processo de produção, produto ou obra original pelos direitos de sua exploração comercial. Os detentores recebem porcentagens das vendas dos produtos produzidos com o concurso de suas marcas, ou dos lucros obtidos dessas operações.

ROYALTY (Royalties

Porcentagem definida sobre as vendas de um produto, marca, patente, processo de produção ou uma obra original pelos direitos de sua exploração comercial.

RPL

Ativo Realizável a Longo Prazo.

RPS

Regulamento da Previdência Social

RPV

Requisições de Pequeno Valor

RS

Rio Grande do Sul

Rubrica

Título que é constitui indicação geral de um assunto.

RULE 144

Termo estrangeiro que significa autorização da SEC para venda de pequenas quantidades de ações - especificadas em relações - sem que tenham sido registradas. A norma geral visa impedir a formação de mercados para ações cujos emitentes não realizam suficiente ""disclosure"" (publicação de informações).

RUN BONDS THROUGH THE POT

Termo estrangeiro que significa se a reserva de um investidor institucional ou de um ""dealer"" está toda vendida, o responsável pela contabilidade pode retirar títulos não vendidos da conta da emissão e lancá-los na reserva para negociação."

 

Termos: # | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

 

 

 

Abrir Conta bancária suíça - Duvidas Conta Suiça - Conta Suíça numerada - Ordem Conta bancária suíça - Conta bancária no caribe - Conta bancária na Áustria - Conta Bancaria Latvia - Conta bancária em alemão - Conta Nos Estados Unidos - Duvidas Conta EU - Ordem Conta nos EUA - Cartão anónimo Maestro - Pedir Cartão anónimo - Contato - Mais Informação - Glossário de termos Empresarial - Diccionario de finanças em inglês - Bancos centrais - Bancos da Suíça - Reguladores de Valores no mundo - O qui é Forex - Mapa du Site


Copyright © 2005 - 2016 Contas Bancarias Offshore

 

The information contained in this Website is not meant to substitute qualified legal advice given by a specialist knowing your particular situation. We are not a bank and can’t be held responsible for any loss or damages whether direct, incidental, indirect, special, or consequential, among others, relating access to this Web site. Read our Disclaimer / Terms and Conditions