Termos

Significados

S&P500

Índice calculado pela consultoria americana Standard&Poor´s que reflete o desempenho de 500 maiores empresas industriais norte-americanas.Termo estrangeiro que significa índice composto da Standard & Poor's Corporation.

SA 8000

Sigla de Social Auditing (Auditoria Social) 8000; conjunto de indicadores que qualificam a atividade social de uma empresa (veja Responsabilidade Social e Balanço Social).

SABI

Sistema de Acompanhamento de Benefício por Incapacidade.

SACADO

É a instituição financeira que atua como intermediária em uma operação de financiamento apondo seu aceite em um título.

SACADOR

É quem emite a letra de câmbio. Por exemplo, a empresa ou o consumidor beneficiados com a abertura de um contrato de crédito.

 

SAFEKEEPING

Termo estrangeiro que significa custódia.

SALA DE NEGOCIAÇÕES

Veja Pregão.

Salário Mínimo

Menor salário fixado por lei, a fim de garantir aos assalariados das categorias menos favorecidas um rendimento correspondente ao mínimo vital, definido em relação a um determinado meio social.

Saldo em Transações Correntes

É o resultado de todas as operações do país com o exterior. Nessa conta, estão incluídas as receitas e despesas da balança comercial (exportações e importações), da conta de serviços (juros, viagens internacionais, transportes, seguros, lucros e dividendos, serviços diversos) e das transferências unilaterais. O Brasil tem um déficit nas contas externas (as despesas superam as receitas).

SALDO NÃO-NEGOCIADO

Quantidade de ações resultantes de ordem parcialmente executada. Se o prazo de validade da ordem não estiver vigente, a negociação do saldo exigirá novas instruções.

SALES SHORT

Termo estrangeiro que significa venda a termo. Venda feita por alguém que acredite que os preços de uma ação cairão e vende essa ação embora não a possua. Para cobrir a venda, terá que comprar ou tomar emprestadas as ações em causa.

SALES WASH

Termo estrangeiro que significa venda de ações com prejuízo que não pode ser incluido na declaração de imposto de renda americano, caso o investidor as compre de volta em menos de 30 dias. Técnica empregada para chamar a atenção e criar mercado para certas ações, através da má constante negociação.

Sarbanes-oxley

A Lei Sarbanes-oxley é uma lei americana, editada em 2002, sendo considerada uma das mais rigorosas regulamentações em termos de controles internos, elaboração e divulgação de relatórios financeiros, aplicados a companhias abertas norte-americanas, bem como às empresas estrangeiras, que possuem suas ações negociadas naquele mercado. A referida Lei busca reconquistar a confiança dos investidores das bolsas de valores de Nova York (Nasdac e NYSE) e introduz regras bastante rígidas de governança corporativa, visando agregar maior transparência e confiabilidade aos resultados das empresas, instituindo severas punições contra fraudes empresariais e dando maior independência aos órgãos de auditoria.

SATURATION POINT

Termo estrangeiro que significa ponto de saturação. Ponto máximo de um ciclo do mercado de ações, a partir da qual a oferta excederá a procura.

Sazionalidade

É a denominação do período do ano com maior atividade de determinado setor da economia. A indústria tem maior nível de atividade nos meses de setembro e outubro, quando a produção aumenta para atender às encomendas do comércio para as vendas de Natal.

SCALE ORDER

Termo estrangeiro que significa plano de investimento que consiste na compra ou venda adicional das ações de uma companhia, a intervalos fixos e até um determinado ponto acima ou abaixo do preço inicial.

SCALPER

Operador especial, especializado em operações ""day-trade"".

SCC - STOCK CLEARING CORPORATION

Termo estrangeiro que significa sistema de movimentação física de títulos através de um organismo central de ""clearing"", conhecido como o Sistema do Envelope. Os títulos, colocados em envelopes, são depositados para distribuição no organismo do ""clearing"" entre as 9:00 e as 11:30."

SCI

Sociedade de Crédito Imobiliário.

SCM

Sociedade de Crédito ao Microempreendedor.

SCRIP DIVIDEND

Termo estrangeiro que significa dividendo distribuido com promessa de pagamento em data futura, especificada ou não.

Script

Tipo de programa que não necessita ser convertido em linguagem de máquina para ser executado.

Script Kid

Hacker com pouco conhecimento que usa ferramentas criadas por outros para invadir computadores.

SCROLL

Em informática barra de rolagem, mecanismo que permite acessar o conteúdo sem precisar mudar de tela.

SEASONED SECURITIES

Termo estrangeiro que significa ações bem aceitas pelo público devido a sua reputação generalizada.

SEAT

Termo estrangeiro que significa qualidade de membro de uma Bolsa de Valores.

SEBRAE

Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas

SEC (SECURITIES AND EXCHANGE COMMISSION)

Termo estrangeiro que significa comissão de Valores Mobiliários dos E.U.A., aprovada pelo Congresso em 06.06.1934 para proteção dos investidores. Constituida por 5 membros nomeados pelo Governo. Securities Exchange Act de 34 e Securities Act de 33.

SEÇÃO

É a divisão de assuntos dentro de um caderno ou site. Veja também sessões

Seções Primárias

São as principais divisões de uma seção do texto de um documento, denominadas de 'capítulos'. Podem ser subdivididas em outras partes. "Ver também, seções secundárias".

Seções Secundárias

As diversas divisões de uma seção primária (capítulo). Podem ser subdivididas em outras partes e assim sucessivamente, originando seções terciárias, quaternárias, etc.

SECOND PREFERRED STOCK

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais secundárias

SECONDARY DISTRIBUTION

Termo estrangeiro que significa distribuição secundária. Quando o detentor (geralmente companhias de investimentos) de grande quantidade de ações de uma companhia resolve negociá-las diretamente a preço um pouco mais baixo que o da Bolsa de Valores.

SECONDARY MARKET

Termo estrangeiro que significa mercado secundário.

SECONDARY MOVEMENT

Termo estrangeiro que significa movimento secundário. Tendência secundária de ciclos de preços

SECONDARY STOCKS

Termo estrangeiro que significa ações secundárias. Ações de companhias novas e em fase de expansão que ainda não provaram a sua capacidade de competição com as mais tradicionais.

SECULAR TREND

Termo estrangeiro que significa tendência a longo prazo no preço de determinadas ações, não afetados por fatores técnicos ou sazonais.

SECURITIES

Termo estrangeiro que significa títulos ou ações

SECURITIES ACT OF 1933

Termo estrangeiro que significa lei que determinou completa descrição de novos títulos na declaração de registro e na apresentação ao público. A SEC não garante a veracidade das declarações, mas tenta ampliar o âmbito das informações apresentadas (""disclosed"")."

SECURITIES ACT OF 1934

Termo estrangeiro que significa lei que estendeu o princípio de publicação de informações (""disclosure"") à negociação com títulos já emitidos e estabeleceu controle sobre ""insiders"". Também criou a SEC (Securities Exchange Commission)."

SECURITIES ASSENTED

Termo estrangeiro que significa depósito num banco por meio de um acordo pelo qual o dono concorda em substituir uma emissão antiga por uma nova. Mais freqüente por ocasião de reorganização de uma companhia.

SECURITIES CORPORATION

Termo estrangeiro que significa emitidos por sociedade anônimas. Por oposição a títulos federais, estaduais e municipais.

SECURITIES GILT-EDGED

Termo estrangeiro que significa ações de primeira classe.

SECURITIES INVESTOR PROTECTION CORPORATION (SIPC)

Termo estrangeiro que significa criado em 1970 pela ""Securities Investor Protection Act"". Organização não lucrativa cujo principal propósito é o de proteger, dentro dos limites estabelecidos por lei, os clientes de corretores e ""dealers"" falidos e que sejam membros da organização.

SECURITIES TRADING

Termo estrangeiro que significa transações, compra ou venda de títulos

SECURITIES, CALLABLE

Termo estrangeiro que significa títulos resgatáveis antes do vencimento.

SECURITIES, LISTED

Termo estrangeiro que significa títulos registrados na Bolsa de Valores.

SECURITIES, MARGINED

Termo estrangeiro que significa títulos comprados com margem, a crédito.

SECURITIES, MARKETABLE

Termo estrangeiro que significa títulos facilmente negociáveis.

SECURITIES, NEGOTIABLE

Termo estrangeiro que significa títulos negociáveis.

SECURITIES, OBSOLETE

Termo estrangeiro que significa títulos de companhias que não existem mais ou que foram retirados do mercado.

SECURITIES, OUTSIDE

Termo estrangeiro que significa títulos que não estão inscritos na Bolsa de Valores.

SECURITIES, OUTSTANDING

Termo estrangeiro que significa títulos de capital social integralizado, de uma S/A em poder do público.

SECURITIES, OVER THE COUNTER

Termo estrangeiro que significa títulos transacionados em Mercado de Balcão (OTC)

SECURITIES, UNLISTED

Termo estrangeiro que significa títulos não inscritos na lista da Bolsa de Valores.

SECURITIZAÇÃO

Operação que, na prática, significa trocar uma dívida por outra. Muito usada por países com dívidas externas, consiste na emissão de títulos em valor correspondente ao da dívida que está para vencer. Esses papéis são lançados no mercado e quem os compra terá a garantia de receber em longo ou médio prazo seu dinheiro de volta corrigido com uma taxa de juros vantajosa. O dinheiro obtido com esta operação é então usado para quitar a dívida que bate à porta

SECURITY RECORD

Termo estrangeiro que significa qualquer registro conbábil relativo à custódia de ações, seja para fins de garantia ou administração.

SEED MONEY

Capital fornecido à empresa num estágio pré-operacional, para, por exemplo, a construção de um protótipo, a condução de uma pesquisa de mercado, elaboração do Plano de Negócios etc. Injeção de capital para dar um empurrão inicial no negócio - justamente por isso chamado de semente. Em geral, vem do bolso de angel investors ou incubadoras.

SEFIP

Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS , sistema pelo qual a empresa informa os dados do FGTS (ver FGTS)

SEGMENTO

Parte de um mercado que pode ser desenvolvido por um produto ou serviço.

SEGMENTO DE ATUAÇÃO DE JORNAL

É o conjunto de produtos ou serviços semelhantes, que anunciam no meio jornal. Ex. : mercado financeiro, veículos, varejo, entre outros.

SEGUNDA CAPA

Também denominada capa interna de um livro ou revista.

Segunda linha

Ações pouco procuradas por investidores, consideradas um investimento pouco seguro pelos especialistas. Quase sempre são ações baratas, cuja valorização pode resultar em grandes lucros (ou em prejuízos monumentais) para investidores dispostos a correr risco. Há fundos e analistas de investimento especializados em ações de segunda linha.

SEGURANÇA

É garantia que o investimento proporciona de ser recuperado o capital aplicado.

SEGURO DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO

Instrumento complementar dos mecanismos financeiros, cuja finalidade é proteger o exportador contra os riscos que implica a falta de pagamento do comprador estrangeiro. Abrange os riscos comerciais, políticos e extraordinários.

SELEÇÃO DE CARTEIRA

É a principal etapa do processo de administração de carteira de títulos. Tem como objetivo selecionar uma carteira ótima, de modo a satisfazer um plano de investimento estabelecido.

SELIC

Sigla de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É um sistema computadorizado do Banco Central onde são registradas todas as operações de débitos e créditos feitas apenas entre bancos e demais instituições financeiras credenciadas. Seu funcionamento é parecido com o sistema de compensação de cheques só que para títulos públicos. É por meio dessas trocas que o governo consegue dinheiro emprestado dos bancos. Pelo Selic, portanto, é possível calcular a média dos juros que o governo paga aos bancos que lhe emprestam dinheiro. Essa média, que é a Taxa Over-Selic, serve de referência para o cálculo de todas as outras taxas de juros do País. Por isso ela é também chamada de taxa de juro básico

SELL AT THE CLOSE

Termo estrangeiro que significa ordem de venda a ser executada pelo melhor preço no fechamento do dia em que foi emitida.

SELL AT THE OPENING

Termo estrangeiro que significa ordem de venda a ser executada pelo melhor preço na abertura do dia imediatamente posterior àquele em que foi emitida.

SELL ON SCALE

Termo estrangeiro que significa fórmula de venda de ações no mercado que parece demasiadamente alto mas que o investidor espera que ainda suba um pouco mais antes de declinar.

SELL OUT

Termo estrangeiro que significa venda de ações para cobrir uma conta com margem.

SELL OUT NOTICE

Termo estrangeiro que significa notificação de corretor a cliente sobre insuficiência de fundos numa conta com margem. Caso o cliente não deposite esse fundo, o corretor venderá títulos para os conseguir.

SELL SHORT

Termo estrangeiro que significa venda a termo. Venda de ações que ainda não são possuidas pelo vendedor, na expectativa de uma queda de preços.

SELLER'S MARKET

Termo estrangeiro que significa mercado vendedor.

SELLER'S OPTION

Termo estrangeiro que significa opção que dá ao vendedor o direito de entregar as ações do comprador em qualquer dia, dentro de limites fixados.

SELLING AGAINST THE BOX

Termo estrangeiro que significa venda de ações sem entrega. Tecnicamente o vendedor está em posição curta, embora possa deter fisicamente os títulos vendidos. Pode cobrir a sua posição curta, comprando os títulos ou entregando os que detém.

SELLING OFF

Termo estrangeiro que significa termo que indica queda de preços. Quando a oferta é maior do que a procura, em consequencia a cotação declina. Termo aplicável a uma ação, grupo de ações ou a um mercado como um todo.

SELLING RATES

Termo estrangeiro que significa cotações para venda.

SELOS ADUANEIROS

Marcas, precintos ou distintivos de segurança colocados pela alfândega para a aplicação de certos regimes aduaneiros (trânsito aduaneiro em particular), geralmente com o fim de prevenir ou de permitir verificação de qualquer dano à integridade dos volumes, os ilícitos aduaneiros (a substituição dos volumes ou seu conteúdo) ou dos dispositivos de lacre dos veículos ou dos equipamentos de transporte. Podem servir também de meio de identificação das próprias mercadorias.

SENIOR BUYER

Termo estrangeiro que significa maior comprador, principal cliente.

SENIOR SECURITIES

Termo estrangeiro que significa ações com prioridade quanto à partilha do capital ou recebimento de juros ou dividendos

SENN

Sistema Eletrônico de Negociação Nacional - Sistema operacionalizado pela Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, integra oito Bolsas de Valores brasileiras e todas as corretoras filiadas.

SENSITIVE MARKET

Termo estrangeiro que significa mercado sensível, em que os preços reagem rapidametne a acontecimentos desfavoráveis ou favoráveis.

Separata

Publicação de parte de um trabalho, com as mesmas características, estrutura e formatação do original. Recebe uma capa onde consta a expressão "Separata de" em evidência e o título do original. São utilizadas para distribuição pelo próprio autor da parte ou pelo editor.

SÉRIE DE OPÇÕES

São as opções referentes a mesma ação objeto, tendo o mesmo mês de vencimento e o mesmo preço de exercício.

SERVIÇO AO CONSUMIDOR

São serviços prestados por empresas diretamente ao consumidor final, como locação de veículos, manutenção e reparos, empresas públicas, restaurantes, transporte, telefonia, entre outros.

Serviço de Proteção Radiológica

Entidade constituída especificamente com vistas a execução e manutenção do plano de radioproteção de uma instalação. Essa designação não tem caráter obrigatório, servindo simplesmente como referência.

Serviço de Radiodiagnóstico Médico

Estabelecimento, ou setor definido do estabelecimento ou instituição ou especialidade médica que emprega radiações ionizantes para fazer diagnóstico através de imagens radiológicas e/ou radiografias.

Serviço de Radiodiagnóstico Odontológico

Estabelecimento, ou setor definido do estabelecimento ou instituição ou especialidade odontológica que emprega radiações ionizantes para fazer diagnósticos através de imagens radiológicas e/ou radiografias. Nesta definição estão incluídos os consultórios odontológicos com equipamento de raios X diagnósticos.

Serviço de Radioterapia

Instalação específica para aplicação médica da radiação ionizante para fins terapêuticos com utilização de fontes seladas ou feixes de radiação.

Serviço on-line

Empresa dedicada à venda de acesso ou conteúdo de uma rede de computadores. O termo serviço on-line tem sido mais utilizado para diferenciar empresas como CompuServe, America Online e Prodigy, de fornecedores de acesso à Web. Essas empresas montaram suas próprias redes e utilizam programas escritos especialmente para elas. No final de 1994, os grandes serviços on-line começaram uma transição para utilizar a infra-estrutura da Internet. Hoje, o termo já descreve qualquer tipo de empreendimento on-line, desde fornecedores de acesso até empresas que colocam conteúdo na rede.

Serviços

Prestações de assistência ou realização de tarefas que contribuem para a satisfação das necessidades individuais ou coletivas, de outro modo que não seja pela transferência da propriedade de um bem material.

Serviços de fatores

Correspondem aos itens do balanço de serviços que representam remuneração a fatores de produção externos, ou seja, é a própria renda liquida de fatores externos, que corresponde à soma de lucros, juros, royaldes e assistência pagos e recebidos do exterior.

Serviços de não fatores

Correspondem aos itens do balanço de serviços que se referem a pagamentos a empresas estrangeiras, na forma de fretes, seguros, transporte, viagens etc.

SERVIÇOS PÚBLICOS E SOCIAIS

São empresas prestadoras de serviços a comunidade, como associações de classe, entidades beneficentes, administrações municipais, estaduais, federais, partidos políticos etc.

Servidor

Em uma rede, é o computador que gerencia e que fornece recursos de software e informações para os demais computadores da rede.

Servidor (Web)

Um computador que com programas que armazenam as páginas da internet e verificam as autorizações dos usuários para acessar determinados arquivos, além de executar programas especiais (de busca, por exemplo).

SERVIDOR INTERNET

Equipamento (hardware) que hospeda as páginas de um site e distribui as informações solicitadas para os computadores ligados à rede.

SESCON

Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, perícias, informações e pesquisas.

SESSÕES

Visitas realizadas a um determinado site. Se o visitante navegar pelo o mesmo endereço de manhã e à tarde, as duas visitas são contadas, mas se a volta acontecer em menos de 20 minutos, apenas uma sessão é considerada.

SET

Setembro

Setor Público Não Financeiro

É representado pelas empresas públicas federais, estaduais e municipais, exceto bancos, distribuidoras de títulos, corretoras e demais companhias com permissão para atuar no mercado financeiro. Ou seja, reúne as principais empresas públicas, excluindo as instituições financeiras.

SETTLEMENT DATE

Termo estrangeiro que significa data do fechamento do negócio

SETTLEMENT DAY

Termo estrangeiro que significa dia de pagamento dos títulos e da sua entrega. Nos E.U.A. normalmente no 4º dia útil depois da transação. Na Europa até 2 semanas. No Open Market os prazo de entrega são diferentes.

SFH

Sistema Financeiro de Habitação.

SHADE

Termo estrangeiro que significa uma pequena concessão no preço.

SHAKING OUT

Termo estrangeiro que significa forçar especuladores com pequena margem à liquidação.

SHARE

Termo estrangeiro que significa ação.

SHARE LOAN

Termo estrangeiro que significa simples empréstimo a juros garantido pelo depósito de ações numa instituição de poupança (Savings and Loan associations). Assim se garante o recebimento de dividendos desde que a garantia não seja levantada até a data do seu pagamento.

SHAREHOLDER

Termo estrangeiro que significa acionista.

SHARES, AUTHORIZED

Termo estrangeiro que significa ações autorizadas.

SHARES, ISSUED

Termo estrangeiro que significa ações emitidas.

SHARES, UNISSUED

Termo estrangeiro que significa ações autorizadas, porém não emitidas.

SHAREWARE

Programa fornecido gratuitamente pela empresa que o produz por um determinado tempo para avaliação do usuário. Após o vencimento desse prazo, o software para de funcionar ou opera com restrições.

Shockwave

Ferramenta da Macromedia que exibe apresentações multimídia criadas com o Director pela Internet. Uma extensão shockwave para o Netscape Navigator que adiciona arquivos em páginas Web.

SHORT ACCOUNT

Termo estrangeiro que significa conta a termo, conta mantida com o corretor para operações a termo.

SHORT OF A STOCK

Termo estrangeiro que significa ações vendidas a termo e que ainda não tiveram cobertura.

SHORT POSITION

Termo estrangeiro que significa venda curta ainda não coberta.

SHORT SELLER

Termo estrangeiro que significa pessoa que vende a termo, que efetuou uma venda a curto.

SHORT SIDE

Termo estrangeiro que significa parte do mercado que por ser pessimista e acreditar em uma baixa de preços vende a termo ou curto.

SHORT TERM

Termo estrangeiro que significa curto prazo.

SHORT, COVERING

Termo estrangeiro que significa cobertura de uma venda a termo. O vendedor compra as ações que vende a termo para devolver títulos tomados em empréstimo.

SHORT-SELLING

Venda a descoberto - Mecanismo operacional para venda à vista de ações tomadas emprestadas para posterior reposição.

Si vis pacem, para bellum

termo estrangeiro que significa: se queres a paz, prepara-te para a guerra. Quer significar que, para evitar ser ataca-do, o melhor é fazer os necessários preparativos para a defesa.

SIAC (SECURITIES INDUSTRY AUTOMATION CORPORATION)

Termo estrangeiro que significa organização independente, fundada pelas duas Bolsas de New York - NYSE e AMEX - como subsidiária prestadora de serviços de automação, processamento de dados, compensação e comunicações.

Sic

termo estrangeiro que significa: assim, assim mesmo, exatamente, nada mais nada menos, sem tirar nem pôr. Pospõe-se a uma citação, ou nela se intercala, entre parênte-ses ou entre colchetes, para indicar que o texto original é bem assim, por errado ou estranho que pareça.

SICK MARKET (GÍRIA)

Termo estrangeiro que significa mercado doente, mercado incerto e desencorajador.

Sigla

Reunião das letras iniciais dos vocábulos fundamentais de uma denominação ou título (BANRISUL, UNESCO, AIDS, cpf, OAB...).

Símbolo

Sinal que substitui o nome de uma coisa ou de uma ação.

Simbolo Internacional da Radiação Ionizante

Símbolo utilizado internacionalmente para indicar a presença de radiação ionizante. Deve ser acompanhado de um texto descrevendo o emprego da radiação ionizante.

SIMPLES

Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte.

SIMPLES GAÚCHO

Sistema Simplificado de Pagamento de Impostos das Microempresas, dos Microprodutores Rurais e das Empresas de Pequeno Porte

Sine die

termo estrangeiro que significa: sem dia, isto é, sem dia fixa-do, sem se fixar a data. A reunião foi adiada "sine die".

Sine qua non

termo estrangeiro que significa: sem a qual não, isto é, indispensável. A saúde ë a condi-ção "sine qua non" da felicidade.

Sinopse

É o resumo de algo (história, filme, livro, etc).

Sisa

Tributo antiquíssimo em Portugal que nasceu como um imposto temporário, decretado para atender a despesas extraordinárias de guerra, mas que foi ficando. No Brasil, foi instituído em 1809 e era aplicado na transmissão de propriedade entre as pessoas vivas, sendo de 10% para os bens em geral e de 5% sobre o valor transferência de escravos (nesse caso era chamado de meia-sisa).

SISBACEM

É o Sistema de computadores do BACEN. É nele que são registradas saídas e entradas de dólares do país e por onde são feitos vários avisos, entre eles a liquidação de instituições financeiras, etc.

Sistema de concorrência pura

O mercado, sem a interferência do governo, resolve encontrar seu ponto de equilíbrio, por meio do mecanismo de preços. Prevalece o laissez-faire: milhares de produtores e de consumidores têm condições de resolver os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir), como que guiados por uma mão invisível.

Sistema de Contas Nacionais

Sistema de contabilidade social criado por Richard Stone, que considera apenas as transações com bens e serviços finais. Utiliza o método contábil das partidas dobradas e consiste em quatro contas básicas (PIB, Renda Nacional Disponível, Capital e Transações com o Resto do Mundo) e uma conta complementar (Conta Corrente das Administrações Públicas).

Sistema de economia mista

Trata-se de um sistema predominantemente de economia de mercado, mas com a participação direta do governo, com o objetivo de eliminar distorções alocativas e distributivas, que o mercado sozinho não tem condições de resolver.

Sistema Econômico

Conjunto de instituições jurídicas e sociais afins, em que são empregados certos meios técnicos, organizados em função de determinadas causas dominantes, para assegurar a realização do equilíbrio econômico.

SISTEMA HARMONIZADO DE DESIGNAÇÃO E CODIFICAÇÃO DE MERCADORIAS (SH)

Nomenclatura que compreende posições, subposições e códigos numéricos correspondentes, Notas de Seções, de Capítulos e das subposições, bem como as Regras Gerais para sua interpretação.

Sistema Operacional

Conjunto de programas que serve como base de funcionamento dos sistemas computacionais, executando as tarefas básicas como controle de periféricos, etc.

SITE

Conjunto de páginas eletrônicas reunidas em um só endereço. Ex.: www.MMcontabilidade.com.br

Site (Web)

Uma localidade da Internet que contém documentos HTML que os visitantes podem ver utilizando um navegador.

Site ou Website

É um conjunto de páginas que reúne informações sobre organizações, entidades, pessoas ou instituições.

SITELET

Funciona como um site comum, mas, normalmente, é menor, mais objetivo e fica no ar apenas em um determinado período.

Sites Warez

Websites ilegais que disponibilizam, para download gratuito, programas que deveriam ser pagos.

SIZE OF THE MARKET

Termo estrangeiro que significa quantidade de ações oferecidas ao preço máximo, comparada com a procurada ao preço mínimo.

SLACK MARKET

Termo estrangeiro que significa mercado frouxo.

SLAUGHTER

Termo estrangeiro que significa vender indiscriminadamente a preços desnecessariamente baixos. Literalmente: ""Abate, massacre"".

SLEEPER (GÍRIA)

Termo estrangeiro que significa ação que se mantém relativamente estável mas que se considera possuir uma boa rentabilidade potencial.

SLID OFF

Termo estrangeiro que significa queda de preço.

SLIP (Serial-Line Internet Protocol)

Protocolo usado em conexões através de linha discada.

SLOGAN

Assinatura qualificativa de produto ou serviço.

SLUGGISH

Termo estrangeiro que significa mercado calmo. Mercado inativo, com um volume diminuto de transações.

SLUMP

Termo estrangeiro que significa queda repentina no mercado de ações ou na economia em geral.

SMASH

Termo estrangeiro que significa declínio acentuado do mercado de ações, beirando o pânico

SMIC

Secretaria Municipal de Indústria e Comércio

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)

Protocolo utilizado para a transferência de mensagens eletrônicas de servidor para servidor.

Sniffer

Analisador de tráfego. Software que inspeciona pacotes de dados que circulam pela rede e extrai informações deles. Normalmente usado por hackers para capturar dados digitados pelas vítimas.

SOBRAS DE SUBSCRIÇÃO

Direitos referentes ao não exercício de preferência em uma subscrição.

Socialismo

Doutrina que preconiza a organização de uma sociedade igualitária, livre das relações de exploração entre as classes sociais, e que assegura a primazia do interesse coletivo sobre os individuais. Sistema e regime que, pelos seus princípios defendem este objetivo.

Sociedade

Entidade jurídica, instituída por um contrato, que reúne várias pessoas que se obrigam a empregar em comum valores, bens, ou trabalho, com finalidade lucrativa.

SOCIEDADE ANÔNIMA

É a empresa que tem o capital dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

SOCIEDADE CIVIL

Empresa sem objetivos comerciais, pode seguir o modelo de qualquer sociedade comercial, exceto o da sociedade anônima.

Sociedade Civil 1 (Ciência Política)

O termo possui leque amplo de definições; Norberto Bobbio (Dicionário de Política) dá uma definição abrangente, em que Sociedade Civil é a esfera das relações entre indivíduos, entre grupos, entre classes sociais, que se desenvolvem à margem das relações de poder típicas das instituições estatais.

Sociedade Civil 2 (Direito)

Pessoa jurídica formada pela associação entre indivíduos com finalidade de tirar lucros das atividades exercidas.

SOCIEDADE CONTROLADA

Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.

SOCIEDADE CORRETORA

Instituição auxiliar do sistema financeiro que opera no mercado de capitais com títulos e valores mobiliários, em especial com o mercado de ações. É o intermediário entre os investidores e as Bolsas de Valores. Administra carteiras de ações, fundos mútuos e fundos fiscais de investimento, entre outras atribuições.

SOCIEDADE CORRETORASociedade

Instituição financeira que opera no mercado de valores e títulos, comprando, vendendo e administrando esses valores como representante dos investidores.

SOCIEDADE DE CAPITAL

Autorizado Sociedade anônima cujo capital foi aprovado como meta futura pela Assembléia Geral.

Sociedade de Capital Autorizado

Sociedade comercial cujo capital é inferior ao estabelecido pelo estatuto social. Por isso, suas ações só podem só podem ser nominativas ou endossáveis.

SOCIEDADE DE CRÉDITO

Financiamento e Investimento (Financeira)" É a instituição financeira que tem como objetivo praticar operações de financiamento de bens de consumo duráveis a médio prazo.

SOCIEDADE DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO

É a instituição de crédito especializada. Depende de autorização do Banco Nacional da Habitação para funcionar. Opera em financiamento para a construção, venda ou aquisição de habitação.

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

É a sociedade em que o Estado participa como acionista majoritário, reservando a si o direito de nomear e demitir administradores.

Sociedade de Investimento

Empresa que atua no mercado a longo prazo, por meio do recebimento e aplicação de recursos. Elas trabalham com recursos do exterior

SOCIEDADE DE INVESTIMENTO (DL-1401)

Destina-se especialmente à captação de recursos externos com vistas a sua aplicação no mercado de capitais brasileiro.

Sociedade de Investimento DL 1401

É aquela que permite a investidores estrangeiros investir nos mercados financeiros e acionários brasileiros.

SOCIEDADE DISTRIBUIDORA

Instituição auxiliar do sistema financeiro que participa do sistema de intermediação de ações e outros títulos no mercado primário, colocando-os à venda junto ao público.

SOCIEDADE EM COMANDITA

Por Ações É a sociedade em que alguns sócios respondem apenas com o valor das ações subscritas, enquanto os demais respondem integralmente pelas obrigações que a empresa vier a assumir.

SOCIEDADE LIMITADA

Sociedade em que, enquanto o capital fixado não estiver integralizado, os sócios respondem integralmente pelas obrigações da empresa até o valor total do capital. Nessa sociedade o capital é dividido em quotas.

SOCIEDADE MEMBRO

Sociedade corretora filiada a uma Bolsa de Valores e que se subordina às exigências da Bolsa, quanto às normas e padrões éticos.

SOCIEDADES COLIGADAS

As sociedades são coligadas quando uma participa com 10% ou mais do capital da outra, sem controlá-la.

SOCIEDADES SEGURADORAS

São constituídas sob a forma de SA. Caracterizam-se pelo recebimento de uma taxa de prêmio, assumindo em troca a obrigação de pagar uma determinada indenização se ocorrer perda ou dano do que foi assegurado.

SÓCIO COMANDITÁRIO

É o sócio que, na sociedade em comandita, entra apenas com o dinheiro e não tem qualquer responsabilidade adicional.

SÓCIO SOLIDÁRIO

É o sócio que, na sociedade em comandita, responde sempre integralmente pelas dívidas da empresa.

SOFT SPOT

Termo estrangeiro que significa ponto fraco do mercado. Ação ou grupo de ações em declínio, embora o mercado esteja em alta.

SOFTWARE

Programa de computador.

Solidariedade

Relação de responsabilidade, sentimento moral que vincula pessoas unidas por interesses comuns, de modo que cada elemento da comunidade se sinta obrigado a apoiar o(s) outro(s).

Sonegadores

Pessoas ou empresas que não declaram ou apuram o tributo devido e, em conseqüência, deixam de recolhê-lo aos cofres públicos.

Sonegar

Deixar de declarar ou apurar o tributo devido.

SPAM

Envio não autorizado de e-mails, geralmente em grandes quantidades. A prática é eticamente desaconselhável e pode gerar prejuízos à imagem da empresa/pessoa que enviou (o spammer).

SPAMNER

Pessoa que envia spam.

SPB

Sistema de Pagamentos Brasileiro.

SPECIAL BID

Termo estrangeiro que significa preenchimento de uma ordem para comprar um grande bloco de ações na Bolsa de New York. O comprador pagará uma comissão especial, o vendedor não. O preço não pode ser baixo da última venda ou do preço do mercado, o que for mais alto.

SPECIAL DIVIDEND

Termo estrangeiro que significa dividendo especial, declarado em adição ao normal.

SPECIAL OFFERING

Termo estrangeiro que significa oferta especial

SPECIALIST

Termo estrangeiro que significa especialista. Corretor especializado em manter o mercado de uma ação ou grupo de ações. Recebe ordens de compra e venda de outros corretores, é responsável pela colocação de ordens volumosas, podendo para tanto recorrer ao Mercado de Balcão. Deve também disciplinar o mercado por ocasião de oscilações não justificáveis ou não convienientes, comprando ações em seu nome e suportando sérios riscos.

SPECIALIST BLOCK PURCHASE

Termo estrangeiro que significa se o especialista recebe uma ordem de venda muito grande e não consegue colocá-la a preço razoável, deverá comprar as ações por conta própria, tentando negociá-las mais tarde, com lucro ou com prejuízo.

SPECIALIST BLOCK SALE

Termo estrangeiro que significa venda feita pelo especialista, fora da Bolsa, a um preço maior e por sua própria conta.

SPECULATION

Termo estrangeiro que significa especulação.

SPECULATOR

Termo estrangeiro que significa especulador.

SPIN OFF

Termo estrangeiro que significa divisão de uma S/A pela distribuição da totalidade ou parte dos seus ativos para outra S/A, recebendo em troca ações desta última que imediatamente são distribuidas proporcionalmente entre seus acionistas.

SPLIT

Elevação do número de ações representantes do capital de uma empresa através de desdobramento, com a correspondente redução de seu valor nominal.

SPLIT COMISSION

Termo estrangeiro que significa comissão dividida. Comissão que o corretor divide com o seu cliente ou com alguém que realize negócios para ele. É considerado ilegal.

SPLIT ORDER

Termo estrangeiro que significa ordem dividida. Ordem executada separadamente e em períodos diferentes.

SPLIT STOCK

Termo estrangeiro que significa ações novas emitidas como bonificação. ""Filhotes"".

Sponte sua

termo estrangeiro que significa: espontaneamente, por sua própria iniciativa, por sua pró-pria vontade.

Spoofing

Prática em que um computador envia comandos a outro se fazendo passar por um terceiro.

SPOT

Termo estrangeiro que significa termo normalmente usado a propósito de ""commodities"" e câmbio quanto a situações em que a entrega pode ser pronta.

SPOT NEWS

Termo estrangeiro que significa notícias que afetam momentaneamente o mercado de ações.

SPREAD

Taxa cobrada pelas instituições financeiras em empréstimos ou financiamentos internacionais. Ela varia de acordo com o risco da operação. Um exemplo: se um país pede empréstimo e há chances de não honrar seus compromissos, o spread é alto. Quanto maior o risco, maior a taxa

SPREADING THE RISK

Termo estrangeiro que significa diminuição do risco pela diversificação do investimento por vários tipos de ações.

SQL

A sigla significa Structured Query Language. Em informática é uma linguagem de interação com banco de dados.

SQUEEZE

Termo estrangeiro que significa aperto Stabilize Estabilizar. Uma das principais funções do especialista - evitar que os preços oscilem violentamente.

SRF

Secretaria da Receita Federal

SSH (Secure Shell)

Solução que combina técnicas de criptografia e autenticação para permitir conexões remotas seguras.

SSL (Secure Socket Layer)

Protocolo para transmissão de informações confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito, na internet.

STABILIZING BID

Termo estrangeiro que significa oferta que o responsável pela contabilidade mantém registrada na conta do especialista enquanto a oferta está em apreciação. O propósito deste lance estabilizador é evitar que o preço do título desça abaixo do valor de emissão enquanto a subscrição não está dividida.

STAMPED SECURITY

Termo estrangeiro que significa título ou certificado de ações carimbado para indicar alguma alteração referente a juros, vencimento ou data de resgate.

Stand By

Acordo entre o FMI e um país membro, autorizando este a efetuar, durante um certo período e por um valor determinado, retiradas do Fundo, em divisas.

STAR

Empresa que tem tanto sucesso que compensa por todos os fracassos e desempenhos mediados da carteira de um capitalista de risco.

STARTUP

Mais simples, impossível. Startup é uma empresa iniciante, que está começando um novo negócio.

Statu quo

termo estrangeiro que significa: no estado em que. Emprega-se, na linguagem jurídica, para indicar a forma, a situação ou a posição em que se encontra certa questão ou coisa em determinado momento.

STEADY MARKET

Termo estrangeiro que significa mercado firme, com pouca latitude de oscilações.

Steady State of Growth

É a taxa de crescimento econômico, com equilíbrio entre oferta e demanda agregada, com pleno emprego de mão-de-obra e do estoque de capital.

STOCK (SHARES)

Termo estrangeiro que significa ações. Pode significar títulos ou certificados de ações. No caso de ações é preciso diferenciar entre o termo ""stock"" - conjunto de ações que formam o capital social - e ""share""- uma unidade desse conjunto. Na prática os dois termos são empregados indiferentemente.

STOCK AHEAD

Termo estrangeiro que significa por vezes um investidor que tenha dado ordem de compra ou venda a um certo preço verá operações a esse preço serem realizadas antes da sua. Essas ordens chegaram ao especialista antes (""ahead"") da sua.

STOCK ASSESSABLE

Termo estrangeiro que significa ações sujeitas a um pagamento que o investidor deverá efetuar em caso de insolvência da reorganização.

STOCK BONUS

Termo estrangeiro que significa ações oferecidas como bônus a pessoas que prestam bons serviços para a empresa.

STOCK CERTIFICATE

Termo estrangeiro que significa cautela, certificado de ações.

STOCK DISCOUNT

Termo estrangeiro que significa ações com excesso de valor nominal sobre o valor pago por uma ação.

STOCK DIVIDEND(S)

Termo estrangeiro que significa bonificação em ações.

STOCK EXCHANGE

Termo estrangeiro que significa bolsa de Valores.

STOCK HYPOTHECATED

Termo estrangeiro que significa ações dadas em garantia em face de um investimento.

STOCK MARKET

Termo estrangeiro que significa mercado de Ações.

STOCK OPTION

Termo estrangeiro que significa método - distribuição de ações - pelo qual uma S/A garante a funcionários importantes a oportunidade de participar nos resultados da empresa.

STOCK OPTION CONTRACT

Termo estrangeiro que significa contrato negociável, pago antecipadamente, que dá ao comprador o direito de comprar ações especificadas a preço e durante um período também determinados.

STOCK POWER (OF ATTORNEY)

Termo estrangeiro que significa procuração a um segundo para transacionar com ações. Normalmente passadas quando ações são empenhadas como garantia de empréstimos.

STOCK RIGHTS

Termo estrangeiro que significa ações que incluem direitos de preferência para subscrição de novas emissões.

STOCK, AUTHORIZED

Termo estrangeiro que significa capital Ações do capital autorizado.

STOCK, BLUE CHIP

Termo estrangeiro que significa ações de companhias líderes.

STOCK, BORROWED

Termo estrangeiro que significa ações que o corretor pede emprestadas para cobrir uma venda a termo, de um cliente.

STOCK, CAPITAL

Termo estrangeiro que significa conjunto de todas as ações que compõem o capital da empresa.

STOCK, COMMON

Termo estrangeiro que significa o conjunto de ações ordinárias. Stock Company Companhia por ações.

STOCK, CONVERTIBLE PREFERRED

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais conversíveis em ordinárias.

STOCK, CUMULATIVE PREFERRED

Termo estrangeiro que significa ação preferencial cumulativa.

STOCK, CYCLICAL

Termo estrangeiro que significa ações que acompanham de perto os ciclos econômicos.

STOCK, DEFENSIVE

Termo estrangeiro que significa ações defensivas. Ações de companhias cuja ênfase é colocada na estabilidade, em lugar do crescimento.

STOCK, DEFERRED

Termo estrangeiro que significa ações que só pagarão dividendos a partir de determinada data ou após o preenchimento de certas condições.

STOCK, FLOATING

Termo estrangeiro que significa ações disponíveis para o público.

STOCK, GROWTH

Termo estrangeiro que significa ações de companhias em franco desenvolvimento.

STOCK, GUARANTEED

Termo estrangeiro que significa ação que o pagamento de dividendos é garantido por outra companhia.

STOCK, HIGH GRADE

Termo estrangeiro que significa ações de primeira qualidade.

STOCK, INACTIVE

Termo estrangeiro que significa ações inativas, pouco transacionadas.

STOCK, ISSUED, CAPITAL

Termo estrangeiro que significa ações emitidas.

STOCK, LOANED

Termo estrangeiro que significa ações emprestadas. Ações entregues em empréstimo a um vendedor a termo ou seu corretor. Correspondente, quanto a quem empresta, à expressão ""borrowed stock"", sendo este referente a quem toma emprestado.

STOCK, LONG

Termo estrangeiro que significa ações mantidas na expectativa de uma alta.

STOCK, NON VOTING

Termo estrangeiro que significa açõe sem direito a voto.

STOCK, NON-CUMULATIVE PREFERRED

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais não cumulativas. Caso a companhia possa pagar os dividendos, o acionista perde o direito de recebê-los.

STOCK, NO-PAR

PAR Termo estrangeiro que significa ações sem valor ao par, sem valor nominal.

STOCK, PIVOTAL

Termo estrangeiro que significa ações líderes de um determinado ramo de atividades e que influenciam as demais do mesmo ramo.

STOCK, PREFERRED

Termo estrangeiro que significa ações preferenciais.

STOCK, QUALITY

Termo estrangeiro que significa ações de primeira qualidade.

STR

Sistema de Transferência de Reservas.

STRADDLE

Veja Casamento de Opções. Subscrição Chamada de capital feita por uma empresa, via lançamento de novas ações para subscrição pelos acionistas, obtendo, assim o financiamento necessário para fazer frente a seus investimentos.

Streaming

Dados e arquivos distribuídos dinamicamente, ou seja, exibidos durante o processo de download, conforme a navegação do usuário

Stricto sensu

termo estrangeiro que significa: em sentido restrito, no sentido literal.

Sub judice

termo estrangeiro que significa: em juízo, sob apreciação judicial. Designa a questão que está ainda pendente de julgamento ou que não foi ainda objeto de decisão por parte do juiz.

Subalíneas

Subdivisão de uma alínea, identificada por um hífen seguido de letra minúscula e que serve para enumerar os diversos assuntos em que foi dividida a alínea. Também chamadas incisos.

SUBCOMITÊ CIENTÍFICO

Órgão dependente do Comitê do Sistema Harmonizado, encarregado dos assuntos referentes à classificação, principalmente de produtos químicos ou que mereçam um tratamento muito técnico.

SUBCOMITÊ DE REVISÃO

Órgão dependente do Comitê do Sistema Harmonizado, encarregado da revisão permanente dos textos legais da Nomenclatura do Sistema Harmonizado e de suas Notas Explicativas.

SUBPOSIÇÃO TARIFÁRIA

Subgrupos em que são divididas as mercadorias de uma posição, sendo identificadas por 6 dígitos na Nomenclatura do Sistema Harmonizado.

SUBSCRIÇÃO

Preferência garantida aos acionistas de uma empresa na hora de comprar novos papéis da companhia emitidos para aumentar o seu capital. Em geral, o preço das ações é mais baixo.

SUBSCRIÇÃO INCENTIVADA

Tipo de subscrição em que as ações ficam impedidas de negociação por um prazo legal de indisponibilidade.

Subseção

Parte em que se divide uma seção. A ABNT chama as subseções de seções secundárias, seções terciárias, etc.

Substituição de importações

É a estratégia de crescimento econômico baseada no estabelecimento de barreiras às importações de produtos que a indústria nacional tem condições de produzir.

Subtítulo

Informações apresentadas em seguida ao título, visando a esclarecê-lo ou complementá-lo, de acordo com o conteúdo do documento.

Sufficit

termo estrangeiro que significa: basta, é suficiente.

Sui generis

termo estrangeiro que significa: de seu próprio género. Diz-se do que é especial a uma pes-soa, a uma coisa. Ele tem um modo de discordar "sui generis".

Sumário

Enumeração das principais divisões, seções e capítulos, na mesma ordem em que a matéria é apresentada no corpo do trabalho. São indicadas no Sumário somente as divisões primárias, secundárias e terciárias (1, 1.1 e 1.1.1).

Summary

Sinônimo de Abstract. Ver Resumo.

Summum jus, summa injuria

termo estrangeiro que significa: excesso de justiça, excesso de injustiça. Sig-nifica que, de uma aplicação dema-siadamente rigorosa da lei, podem facilmente resultar injustiças.

Súmula

Breve resumo sobre um assunto ou ponto de doutrina.

Superavit

Excedente positivo. Resultado positivo. Lucro.

Superávit Primário do Setor Público

Se caracteriza quando o Governo consegue que sua arrecadação total supere suas despesas, descontados os gastos com juros e correção monetária de dívidas. Alguns bons exemplos destas despesas são o pagamento de funcionários públicos e aposentados ou os gastos com fornecedores.

Superávit Secundário de Caixa

Se caracteriza quando o investidor (institucional ou pessoa física) consegue que sua receita líquida supere suas despesas. A poupança, medida em percentual nas empresas como margem de contribuição, é direcionada para investimentos com taxas de retorno compatíveis com as necessidades futuras de caixa.

SUPLEMENTO

Parte integrante de uma publicação que, grampeada ou não a ela, só pode circular com essa publicação, não podendo, portanto, ser vendida separadamente.

SUPPLY CHAIN

Todo o processo de aceitação de um pedido de um cliente até a entrega do produto, incluindo as fontes de suprimento.

Sustentabilidade

Tecnicamente, é a possibilidade de uma organização garantir a sua continuidade.

SWAP

Significa permuta e designa a combinação de um deporte com um reporte, seja operações da espécie onde compradores e vendedores a vencimentos diferentes são reciprocamente os mesmos. Até dos benefícios visados em particular, causam os mesmos resultados positivos de cada uma das transações em separado. Vide Deporte e Reporte.

 

Termos: # | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

 

 

 

Abrir Conta bancária suíça - Duvidas Conta Suiça - Conta Suíça numerada - Ordem Conta bancária suíça - Conta bancária no caribe - Conta bancária na Áustria - Conta Bancaria Latvia - Conta bancária em alemão - Conta Nos Estados Unidos - Duvidas Conta EU - Ordem Conta nos EUA - Cartão anónimo Maestro - Pedir Cartão anónimo - Contato - Mais Informação - Glossário de termos Empresarial - Diccionario de finanças em inglês - Bancos centrais - Bancos da Suíça - Reguladores de Valores no mundo - O qui é Forex - Mapa du Site


Copyright © 2005 - 2016 Contas Bancarias Offshore

 

The information contained in this Website is not meant to substitute qualified legal advice given by a specialist knowing your particular situation. We are not a bank and can’t be held responsible for any loss or damages whether direct, incidental, indirect, special, or consequential, among others, relating access to this Web site. Read our Disclaimer / Terms and Conditions