Termos

Significados

TABELA

Relação de preços de inserções de propaganda, medidas em tempo para a mídia eletrônica e em espaço para a mídia impressa.

Tabela Price

sistema de amortização progressiva de empréstimos/dívidas, com prestações iguais e sucessivas, sem carência.

Tableau de Borel

instrumento de gestão elaborado, normalmente, sob a fora de gráficos ou quadros de fácil interpretação visual, os quais agrupam todas as informações pertinentes, no seu conjunto, à situação da empresa, permitindo desta forma comparar resultados e previsíveis.

TABLÓIDE

Formato especial de jornal, cuja página representa a metade de um jornal de tamanho convencional.

Take-off (arranco ou decolagem)

Segundo Rostow, é a etapa do desenvolvimento econômico na qual o país consolida o processo de industrialização, com o surgimento de novos segmentos, principalmente no setor de bens de consumo duráveis.

 

TARIFA "FLAT"

Estrutura tarifária de um único nível, aplicada uniformemente sobre as mercadorias importadas. É conhecida também como "tarifa plana".

TARIFA AD VALOREM

Sistema tarifário no qual somente são gravadas as mercadorias com direitos ad valorem, isto é, aquelas que tributam unicamente de acordo a seu valor.

TARIFA ADUANEIRA

Lista oficial de mercadorias, na qual as mesmas estão estruturadas de forma ordenada com os direitos tarifários (ad valorem e/ou específico) frente a cada produto que pode ser objeto de uma operação de caráter comercial. Tarifa oficial, em forma de lei, que determina os direitos a serem pagos sobre a importação de mercadorias, estabelecida conforme as necessidades da economia de um país.

TARIFA CONVENCIONAL

Tarifa aduaneira determinada pelos tratados bilaterais ou multilaterais, a fim de incrementar o comércio internacional desses países.

TARIFA DE EXPORTAÇÃO

É um tipo de tarifa pouco utilizado pela maioria dos países, já que as mercadorias exportadas deverão estar isentas de qualquer tipo de direito tarifário. Em qualquer caso, uma tarifa de exportação determina um direito tarifário para os produtos exportados.

TARIFA DE IMPORTAÇÃO

Utilizada por todos os países e em todas as épocas, tendo por finalidade gravar somente as mercadorias em sua importação para um território aduaneiro.

TARIFA DE VALORAÇÃO

Consiste no sistema de tributação das mercadorias segundo seu valor, tipo de tarifa ad valorem, isto é, aquele onde tributa mais o artigo de maior valor; portanto, é o sistema que oferece maior justiça tributária.

TARIFA DIFERENCIAL

Sistema tarifário cuja finalidade principal é a outorga de vantagens preferenciais ao ou aos países que fizeram parte desse Acordo, que deriva em uma verdadeira discriminação contra determinada mercadoria ou países.

TARIFA ESPECÍFICA

É a tarifa aduaneira na qual as mercadorias tributam, principalmente, segundo o cálculo produzido de multiplicar a unidade tarifária.

TARIFA EXTERNA COMUM

Tarifa Comum ou Regional estruturada para reger dentro de um espaço econômico denominado, geralmente, União Aduaneira, e em função das relações entre os países que assinaram um acordo para ser aplicada às mercadorias provenientes de terceiros países.

TARIFA NMF (Nação Mais Favorecida)

São os direitos aplicados pelos membros da OMC em virtude do princípio de não-discriminação. Significa que um país não deve discriminar seus interlocutores comerciais, mas dar a todos a condição de "nação mais favorecida", isto é, dar o mesmo tratamento a todos. Se for concedida a um país uma vantagem especial, como a redução da tarifa aplicável a um de seus produtos, é preciso conceder a mesma vantagem a todos os demais membros da OMC.

TAXA ADUANEIRA

- Pagamento por serviço prestado às mercadorias de importação/exportação (armazenagem, manuseio, etc.).

Taxa Básica

Taxa de juro anual fixada por um banco, que serve de referência para o cálculo das diferentes condições oferecidas por esse banco.

Taxa de câmbio

É o preço da moeda (ou divisa) estrangeira (reais por dólar, reais por marco etc.)

Taxa de câmbio fixa

Ocorre quando o Banco Central mantém a taxa fixada por certo período, independente da oferta e da demanda de divisas.

Taxa de câmbio flutuante (ou flexível)

Taxa de câmbio que varia, conforme varia a oferta e a demanda de divisas. É a taxa de equilíbrio do mercado de divisas.

Taxa de câmbio real

Mede a competitividade dos produtos nacionais no comércio exterior, e é dada pela relação entre preços externos e preços domésticos, ambos medidos na moeda nacional (reais).

TAXA DE FRANQUIA

Taxa paga pelo franqueado ao franqueador pelo direito de uso da marca e/ou método de trabalho, implantação da franquia, área de atuação territorial exclusiva para uma unidade franqueada.

Taxa de Juros

É o custo do dinheiro no mercado. O BACEN é o órgão regulador da política de juros. Quando a taxa de juros está alta é sinônimo de falta de dinheiro no mercado. Ao contrário, quando está baixa, é porque está sobrando dinheiro no mercado. A taxa de juros é um dos mais importantes indicadores de política monetária.

TAXA DE JUROS REAL

Taxa obtida subtraindo-se o índice de inflação de determinado período da taxa de juros nominal. Ela reflete a correção monetária necessária para compensar a desvalorização da moeda. Um exemplo: se a taxa de inflação é de 9% ao ano e no mesmo período os juros nominais são de 8%, então o resultado é uma taxa de juros real negativa. Isso significa que esta taxa não é suficiente para compensar a desvalorização da moeda

Taxa de reservas bancárias

É a relação entre as reservas totais dos bancos comerciais e os depósitos a vista.

Taxa de retenção do público

É a relação entre o total da moeda em poder do público e os depósitos a vista. Também pode ser medida pela razão entre a moeda com o público e o total dos meios de pagamento.

Taxa efetiva de crescimento

É a taxa de crescimento do produto, em que a oferta agregada iguala a demanda agregada, não necessariamente com pleno emprego do estoque de capital.

Taxa garantida de crescimento

É a taxa de crescimento do investimento, em que a oferta agregada iguala a demanda agregada, supondo o estoque de capital plenamente utilizado.

Taxa Over

Veja TAXA SELIC.

Taxa SELIC

É a taxa que reflete o custo do dinheiro para empréstimos bancários, com base na remuneração dos títulos públicos. Também é conhecida como taxa média do over que regula diariamente as operações interbancárias.

TAXAS

Taxa e emolumentos cobrados pela Bolsa de Valores ou pelas sociedades corretoras a seus clientes quando da utilização de seus serviços.

TBAN

É o teto das taxas de juros no mercado. nas operações entre instituições financeiras. O percentual é fixado pelo COPOM.

TBC

Taxa Básica de Juros do BACEN. É o piso das taxas de juros no mercado. O percentual é fixado pelo COPOM.

TCP/IP

Transmission control Protocol/Internet Protocol . Protocolo de comunicação entre computadores na Internet.

TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol)

Protocolo padrão para comunicação na internet. O TCP controla o envio de pacotes de informação de um computador para outro, enquanto o IP permite que o pacote seja passado de computador para computador, até o destino final.

TEASER

São mensagens pequenas e freqüentes de preparação de atenção para um lançamento.

Telnet

Serviço que permite a abertura de terminais de computador a partir de computadores remotos, desde que ambos estejam conectados à internet.

TEMPO POR PESSOA

Na internet é o tempo médio que cada internauta fica conectado em um endereço.

Tendência

Movimento de longa duração que afeta a evolução de um fenômeno.

TENDÊNCIA PRIMÁRIA

Extenso movimento de subida ou de descida no preço das ações, prolongando-se por um ano ou mais.

TENDÊNCIA SECUNDÁRIA

Movimento contrário àquele que se desenvolve primariamente, com duração de três semanas a alguns meses. Tendência Terciária Movimento de duração curta, 6 dias a 3 semanas. Para o investidor técnico, estas oscilações não representam interesse para a compra ou venda de ações. Tigela Formação que surge, após um movimento de alta, ou de baixa, no estudo de comportamento de uma ação, feito pelo gráfico de barras.

TENDÊNCIA TERCIÁRIA

Movimento de duração curta, 6 dias a 3 semanas. Para o investidor técnico, estas oscilações não representam interesse para a compra ou venda de ações.

Teorema do orçamento equilibrado

Se o governo efetuar gastos no mesmo montante dos impostos recolhidos (isto é, se o orçamento estiver equilibrado), o nível de renda nacional aumentará no mesmo montante do aumento nos gastos e nos impostos. Também chamado de teorema do multiplicador unitário, ou ainda teorema de Haavelmo.

Teoria da produção

Refere-se às relações tecnológicas e físicas entre a quantidade produzida e as quantidades de insumos utilizados na produção.

Teoria do Valor Trabalho

Considera que o valor de um bem ou serviço se forma a partir dos custos da mão-de-obra incorporados ao bem; ou seja, o valor do bem se forma pelo lado da oferta.

Teoria do Valor Utilidade

Supõe que o valor de um bem ou serviço se forma pela satisfação que o produto representa para o consumidor; ou seja, o valor é determinado pela demanda.

Teoria dos custos

É a parte da teoria microeconômica que analisa as relações entre os preços dos insumos e a produção física.

Teoria Quantitativa da Moeda

Teoria segundo a qual o nível dos preços é determinado pela quantidade de moeda em circulação, e pela sua velocidade de circulação.

TERCEIRA CAPA

Também denominada capa interna de um livro, revista.

Terceiro

Pessoa estranha a uma relação ou ordenação jurídica.

Terceiro Setor

É formado pelas ONG's (entidades sem fins lucrativos).

Terceiro Setor 1

Espaço institucional que abriga um conjunto de ações de caráter privado, associativo e voluntarista, em geral estruturadas informalmente, voltadas para a geração de bens e serviços públicos de consumo coletivo; se houver lucro, deve ser reinvestido nos meios para se chegar aos fins definidos.

TERCEIROS PAÍSES

Todos aqueles países que não participam de um acordo.

Termo

O termo é constituído por uma palavra ou por um grupo de palavras. O termo é a menor unidade de representação do conceito O termo é a designação do conceito. Nas ciências ele pode ter várias formas como um código, uma fórmula, ou outro símbolo qualquer. É possível que, dadas as facilidades que a informática vem oferecendo, estas outras formas possam ser incorporadas ao tesauro, como equivalentes de sua designação verbal. Esta última tem sido utilizada para que os conceitos possam ser manipulados.

Termo de Parceria

Tipo de contrato definido pela Lei 9790/99, é o instrumento que pode ser firmado entre o Poder Público e as OSCIPs com o objetivo de formar vínculo de cooperação entre as partes, visando apoiar e executar atividades de interesse público; permite a negociação de objetivos e metas e o monitoramento e avaliação de projetos baseado nos princípios constitucionais da administração pública (veja Transparência).

TERRITÓRIO ADUANEIRO

Território no qual é aplicável a legislação aduaneira de um país.

TEXTO FOGUETE

Texto curto de rádio, contado por palavras ou segundos. Também usado na tv, quando a locução é acompanhada de exibição da marca do anunciante, geralmente inserida diretamente sobre a imagem do evento ou programa transmitido.

TI

Tecnologia da Informação.

TIGELA

Formação que surge, após um movimento de alta, ou de baixa, no estudo de comportamento de uma ação, feito pelo gráfico de barras.

TIPO

Classificação dos diferentes formatos de comercialização do espaço publicitário (vinheta, chamada, top, normal, promoção, publicidade legal, classificados etc).

TIROTEIO

É a tentativa de manipulação de preços de papéis com grande liquidez no mercado de opções, para forçar uma tendência, de alta ou de baixa, com a finalidade de provocar ou evitar o exercício de opções. É um duelo entre grandes investidores.

Titular da Instalação Radioativa

Responsável legal pelo estabelecimento para o qual foi outorgada uma licença ou outro tipo de autorização.

TITULAR DA OPÇÃO

É aquele que tem o direito de exercer ou negociar a opção.

TÍTULO

Veículo de mídia impressa.

Título de Crédito

Documento em que uma pessoa, empresa comercial ou instituição se compromete a pagar a outra certo valor. Exemplos: letras de câmbio, notas promissórias, conhecimentos de transporte, cheques, duplicatas, apólices, títulos da dívida pública, ações e debêntures

TÍTULO PATRIMONIAL DE BOLSA

Desde que autorizada pelo Banco Central do Brasil, onde deverá previamente se registrar, a sociedade corretora deverá adquirir um título patrimonial da Bolsa de Valores em que desejar ingressar como membro.

TÍTULOS DE DÍVIDA PÚBLICA

Obrigações federais, estaduais ou municipais. Tais títulos de crédito são emitidos e garantidos pela União, por um estado ou por um município. Normalmente trazem indicados o prazo do resgate e a taxa de juros incidente.

TÍTULOS DE RENDA FIXA

São os títulos em que se conhece, a priori, a lucratividade proporcionada.

TÍTULOS DE RENDA VARIÁVEL

São os títulos em que a lucratividade só será determinada pela diferença entre o preço de compra acrescidos dos benefícios, menos o preço de venda.

Títulos do BACEN

Emitidos com o objetivo de fazer política monetária, ou seja, controlar o volume de dinheiro em circulação no sistema financeiro.

Títulos do Tesouro Nacional

São papéis emitidos principalmente para cobrir rombos no OGU.

Títulos pós-fixados

São títulos cuja remuneração só será conhecida na data do vencimento.

Títulos pré-fixados

São títulos cuja remuneração é conhecida na data de compra do título.

Títulos privados

São títulos emitidos por instituições financeiras ou não para captar de recursos no mercado financeiro. A taxa de remuneração destes títulos pode ser pré ou pós fixada.

Títulos Públicos

São papéis lançados pelo Governo, podendo ser do Tesouro Nacional ou do BACEN.

TÍTULOS REFERÊNCIA

Valores mobiliários aos quais se referem as operações no mercado futuro.

TJLP

Taxa de juros de longo prazo. É a taxa utilizada pelo governo na correção de seus papéis. É também utilizada como indexador básico de contratos de financiamento do BNDES.

TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo)

É a taxa usada para corrigir empréstimos feitos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por empresas com projetos industriais

TOMADOR

É o poupador que aplica suas disponibilidades financeiras adquirindo, no mercado financeiro, letras de câmbio.

Tomadora

É a pessoa física ou jurídica urbana de direito público ou privado que celebra contrato com empresa de trabalho temporário objetivando atender a necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanecer ou a demanda extraordinária de serviços.

Tomo

Volume de obra impressa; cada uma das partes que compõe uma coleção. (Nem sempre um tomo corresponde a um volume).

TOP

Tipo de inserção cuja característica é a contagem regressiva do tempo que antecede a abertura de determinados programas.

TR

Taxa Referencial

TR (Taxa Referencial de Juros)

É aquela que serve de referência nas transações financeiras realizadas no país. É calculada pelo Banco Central baseado em juros pagos pelos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) das trinta maiores instituições financeiras.

Trabalhador para-ocupacionalmente exposto às radiações ionizantes

Trabalhador cujas atividades laborais não estão relacionadas diretamente às radiações ionizantes, mas que ocasionalmente também podem vir a receber doses superiores aos limites primários estabelecidos na Norma CNEN-NE 3.01 "Diretrizes Básicas de Radioproteção" para indivíduos do público.

Trabalhadores ocupacionalmente expostos às radiações ionizantes

Trabalhador que, em consequência do seu trabalho a serviço da instalação radiativa, possa vir a receber, por ano, doses superiores aos limites primários para indivíduos do público, estabelecidos na Norma CNEN-NE 3.01 "Diretrizes Básicas de Radioproteção".

Trabalho Científico

Nome dado aos trabalhos que devem seguir as Normas Técnicas.

Tracking error

Serve para medir a diferença entre retorno do fundo e seu benchmark.

Trade

Significa a otimização da relação entre o produtor e o distribuidor. O conceito surgiu no início dos anos 90 devido à importância crescente dos intermediários na distribuição. A relação entre produtores e distribuidores é, em regra, conflituosa. O objetivo do trade marketing é encontrar formas para que ambos tirem o máximo partido de um acordo de colaboração. Propõe a criação de uma parceria de longo prazo entre produtores e distribuidores em áreas como trocas de informação, oferta do produto com a marca do distribuidor e publicidade ou promoções conjuntas.

TRADINGS POSTS

Sistema de negociações contínuas utilizado pela bolsa de Valores, através de postos de negociações, tendo como objetivo dar homogeneidade aos trabalhos, em função da quantidade de negócios, permitindo, assim, distribuir uniformemente o fluxo de operações pelo recinto de negociações.

TRÁFEGO

Termo muito usado na internet. Quantidade de pessoas que visitam determinado site. A geração de tráfego é um dos principais objetivos mercadológicos de qualquer negócio on-line

Trajetória de expansão: (ou caminho de expansão)

São pontos de equilíbrio do produtor, quando aumenta a escala da empresa. Corresponde aos pontos onde as curvas de isoquanta tangenciam as curvas de isocustos.

Transação

Todo ato por meio do qual uma unidade econômica manifesta sua participação na vida econômica.

Transações Correntes

São as operações do Brasil com o exterior, incluindo receitas obtidas com exportações de mercadorias; gastos com importação; pagamentos de juros da dívida externa; seguros e fretes; e transferências unilaterais.

TRANSBORDO

Transferência de mercadorias, sob controle aduaneiro, de uma mesma alfândega, de um veículo para outro, ou para o mesmo veículo em viagem diferente, compreendida sua descarga a terra, para prosseguir até seu lugar de destino.

Transferência liquida de recursos externos

É a diferença entre as exportações de bens e serviços não fatores e as importações de bens e serviços não fatores. Significa quanto o país transferiu ao exterior em termos reais, não financeiros.

Transferências Unilaterais

Conta composta por todas as doações e remessas de dinheiro para o país não relacionadas com operações comerciais, como o dinheiro mandado por brasileiros que moram no exterior.

TRÂNSITO ADUANEIRO

Regime aduaneiro sob o qual as mercadorias submetidas a controle aduaneiro são transportadas de uma alfândega para outra (ALADI/CR/Resolução 53 (1986)).

Transparência

Princípio do Direito Administrativo e da Administração Pública, obriga que todos os atos de entidades públicas sejam praticados com plena publicidade (aberto a todos) e com ampla prestação de contas

Transparência do mercado

Acontece quando consumidores e vendedores conhecem tudo sobre o mercado, como em estruturas de mercado de concorrência perfeita.

TRANSPORTADOR

A pessoa, física ou jurídica que, por si ou por meio de outra que atue em seu nome, formaliza um contrato de transporte rodoviário internacional de mercadorias.

TRANSPORTE E SEGUROS PAGOS ATÉ ( CIP) (...local de destino nomeado)

Transporte e Seguro Pagos até... significa que o vendedor entrega as mercadorias ao transportador designado por ele, mas o vendedor deve, além disso, pagar o custo de transporte necessário para levar as mercadorias até o destino nomeado. Isto significa que o comprador arca com todos os riscos e quaisquer custos adicionais que ocorram depois que as mercadorias tenham sido entregues. Todavia, no CIP o vendedor também tem que obter o seguro contra os riscos de perda ou dano das mercadorias pelo comprador durante o transporte. Conseqüentemente, o vendedor contrata o seguro e paga o prêmio do seguro. O comprador deve notar que sob o termo CIP o vendedor é exigido a obter o seguro somente para cobertura mínima. Se o comprador deseja ter a proteção de uma cobertura maior, ele precisa ou acordar isto expressamente com o vendedor ou fazer o seu próprio seguro extra. O termo CIP exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação. Este termo pode ser usado sem restrição do modo de transporte, incluindo o transporte multimodal. NOTA: Este termo foi extraído do INCOTERMS 2000 em sua versão em português.

TRANSPORTE PAGO ATÉ (CPT) (... local de destino nomeado)

Transporte Pago até... significa que o vendedor entrega as mercadorias ao transportador designado por ele, mas o vendedor deve, além disto, pagar o custo do transporte necessário para levar as mercadorias para o destino nomeado. Isto significa que o comprador arca com todos os riscos e quaisquer outros custos que ocorram depois que as mercadorias tenham sido assim entregues. Transportador significa qualquer pessoa que, num contrato de transporte, encarrega-se de realizar ou conseguir a realização do transporte, por ferrovia, rodovia, ar, mar, hidrovia interior ou por uma combinação de tais modos. Se transportadores subseqüentes são usados para o transporte até o destino acordado, o risco transfere-se quando as mercadorias tenham sido entregues ao primeiro transportador. O termo CPT exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação. Este termo pode ser usado sem restrição do modo de transporte, incluindo o transporte multimodal. NOTA. Este termo foi extraído do INCOTERMS 2000 em sua versão em português.

TRANSPOSIÇÃO

Ato de realizar as aberturas correspondentes em uma Nomenclatura como conseqüência de uma modificação no conteúdo das subposições ou mudança em suas Notas.

TRI

Total return to investors - Retorno Total aos Acionistas.

TRIÂNGULO SIMÉTRICO

Formação que surge, após um movimento de alta ou de baixa, no estudo de comportamento de uma ação, feito pelo gráfico de barras.

Tribunal de Contas

Tribunal, no âmbito da administração das finanças públicas, encarregado do controle das contas das coletividades locais.

Tributos

É a parcela que a sociedade entrega ao Estado , em dinheiro, de forma obrigatória, para financiamento dos gastos públicos. Tributo é gênero, da qual são espécies: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

Trojan Horse

Ver Cavalo de Tróia.

TRUSTE

Tipo de estrutura empresarial na qual várias empresas, já detendo a maior parte de um mercado, combinam-se ou fundem-se para assegurar esse controle, estabelecendo preços elevados que lhes garantam elevadas margens de lucro.

TST

Tribunal Superior do Trabalho

TV POR ASSINATURA

Emissora de tv cujo sinal só é distribuído mediante contrato com o usuário, que paga uma taxa mensal (a assinatura) conforme o número de emissoras recebidas.

TWh

Terawatts - hora.

 

 

Termos: # | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

 

 

 

Abrir Conta bancária suíça - Duvidas Conta Suiça - Conta Suíça numerada - Ordem Conta bancária suíça - Conta bancária no caribe - Conta bancária na Áustria - Conta Bancaria Latvia - Conta bancária em alemão - Conta Nos Estados Unidos - Duvidas Conta EU - Ordem Conta nos EUA - Cartão anónimo Maestro - Pedir Cartão anónimo - Contato - Mais Informação - Glossário de termos Empresarial - Diccionario de finanças em inglês - Bancos centrais - Bancos da Suíça - Reguladores de Valores no mundo - O qui é Forex - Mapa du Site


Copyright © 2005 - 2016 Contas Bancarias Offshore

 

The information contained in this Website is not meant to substitute qualified legal advice given by a specialist knowing your particular situation. We are not a bank and can’t be held responsible for any loss or damages whether direct, incidental, indirect, special, or consequential, among others, relating access to this Web site. Read our Disclaimer / Terms and Conditions