Termos

Significados

Vacina

Recurso de pesquisa de um programa antivírus em arquivos, discos rígidos ou disquetes, com o objetivo de localizar e eliminar vírus

VALOR

Atributo que confere a qualquer produto a qualidade de bem econômico

Valor adicionado

Consiste em calcular o que cada ramo de atividade adicionou ao valor do produto final, em cada etapa do processo produtivo. É dado pela diferença entre as receitas de vendas e as compras de insumos intermediários (como matérias-primas e componentes).

VALOR ASSEGURÁVEL

Avaliação real dos bens segurados, de acordo com seu preço no mercado.

Valor Contábil

Entende-se por valor contábil do bem aquele que estiver registrado na escrituração do contribuinte, diminuído, se for o caso, da depreciação, amortização ou exaustão acumulada (RIR/1999, art. 418, § 1o).

 

VALOR DA COTA DE UM FUNDO DE INVESTIMENTO

É o quociente entre o patrimônio líquido do fundo e o número de cotas emitidas.

Valor de exercício

Preço de exercício por unidade da ação-objeto da opção, multiplicado pela quantidade de unidades negociadas. Veja conceito de opção.

VALOR DE EXERCÍCIO DA OPÇÃO

É o preço de exercício de uma opção multiplicado pelo número de ações que compõem o lote padrão da opção.

VALOR DE MERCADO

Também definido como valor venal, representa o valor com que determinado produto pode ser comercializado, de acordo com a lei de oferta e procura. Por isso, não tem a ver com o valor real de um produto que incorpora, inclusive, os custos de fabricação

Valor de troca de um bem ou serviço

Forma-se pelo encontro entre a oferta e a demanda no mercado; ou seja, é o próprio preço de mercado.

Valor de uso

É a utilidade ou satisfação que o bem representa para o consumidor.

VALOR EM ALFÂNDEGA

O valor em alfândega das mercadorias importadas será o valor de transação, isto é, o preço realmente pago ou a pagar pelas mercadorias quando estas forem vendidas para sua exportação ao país de importação, ajustado de conformidade com o disposto no artigo 8, sempre que concorram as seguintes circunstâncias: a) não existam restrições à cessão ou utilização das mercadorias pelo comprador, com exceção das que: i) imponham ou exijam a lei ou as autoridades do país de importação; ii) limitem o território geográfico onde possam ser revendidas as mercadorias; ou, iii) não afetem substancialmente o valor das mercadorias; b) a venda ou o preço não dependam de nenhuma condição ou contraprestação cujo valor não possa ser determinado com relação às mercadorias a valorar; c) não reverta, direta ou indiretamente, ao vendedor parte alguma do produto da revenda ou de qualquer cessão ou utilização posteriores das mercadorias pelo comprador, a não ser que possa ser efetuado o devido ajuste, de conformidade com o disposto no artigo 8; e d) não exista uma vinculação entre o comprador e o vendedor ou que, caso exista, o valor de transação seja aceitável para os efeitos aduaneiros, em virtude do disposto no parágrafo 2.

Valor Empregatício

Relação de trabalho.

VALOR INTRÍNSECO DA OPÇÃO

É a diferença quando positiva, entre o preço à vista da ação objeto e o preço de exercício da opção.

VALOR INTRÍNSECO DE UMA AÇÃO

O método de avaliação que considera o chamado valor intrínseco da ação, ou de lucros capitalizados, se baseia no princípio de que o valor presente de uma ação é o resultado dos rendimentos futuros que se obterão com um investimento. O princípio se baseia no fato de que a capacidade da empresa em gerar lucros futuros é que irá aumentar o seu patrimônio e, consequentemente, o do acionista.

VALOR NOMINAL

Valor convencionado para cada ação no momento de sua emissão.

VALOR NORMAL

O preço comparável, efetivamente pago ou a ser pago nas operações comerciais normais pelo produto similar destinado ao consumo no país de exportação ou de origem.

VALOR PATRIMONIAL DA COTA DE UM FUNDO DE INVESTIMENTO

Vide Valor da Cota de um Fundo de Investimento.

VALOR PATRIMONIAL DE UMA AÇÃO

É o quociente entre o patrimônio líquido da empresa e o número de ações da empresa. Este quociente mostra a relação existente entre os bens da empresa e o valor da ação. O fato de esta relação acusar um valor superior ao valor nominal é bastante favorável para um investimento.

Valor Presente Líquido

O valor presente de futuros rendimentos em dinheiro, descontados a uma taxa de juros adequada, menos o valor presente do custo do investimento.

Valor Unitária da Ação

Quociente entre o valor do capital social realizado de uma empresa e o número de ações emitidas.

VALOR UNITÁRIO DA AÇÃO

Quociente entre o valor do capital social realizado de uma empresa e o número de ações emitidas.

VALORAÇÃO

Valor monetário dado a uma inserção publicitária.

VALORAÇÃO ADUANEIRA

Uma das etapas do procedimento de aforamento, e que consiste em avaliar as mercadorias submetidas a esse procedimento, de acordo com a Definição do Valor de Bruxelas.

Valores Disponíveis

Conjunto da liquidez ou dos títulos de crédito da empresa que podem ser rapidamente convertidos em moeda.

VALORES EM GARANTIA

Valores que estão sob os cuidados de uma instituição financeira, como garantia de negócios efetuados em confiança.

VALUATION

O termo do jargão da economia define o momento em que os investidores e empreendedores sentam para definir quanto a startup vale. Com base nesse resultado, definem a quantos por cento da empresa corresponde o aporte de capital.

Varejo

Atividade comercial situada no elo final da cadeia que liga o produtor e o consumidor.

VARIAÇÃO

Diferença entre os preços de uma determinada ação, no instante considerado, e um determinado tempo tomado como origem.

Variação da demanda

Deslocamento da curva da demanda, em virtude de alterações no preço de outros bens (substitutos ou complementares), na renda ou nas preferências do consumidor.

Variação na oferta

Deslocamento da curva de oferta, em virtude de alterações no preço de outros bens (substitutos na produção), no custo dos fatores de produção ou nos objetivos empresariais.

Variável

Grandeza suscetível de variar de maneira própria ou em função de outras variáveis. Em estatística descritiva, característica quantitativa, discreta ou contínua.

Vazamentos do fluxo circular de renda

Referem-se a toda renda que não permanece no fluxo (`vazam`). Constitui-se de poupança, tributação e importações.

VEICULAÇÃO

O mesmo que inserção.

VEÍCULO

Meio, o emissor da mensagem publicitária. Pode ser uma emissora de rádio / tv ou um título de revista / jornal.

Velocidade-renda da moeda

É o número de giros que a moeda realiza, em certo período, criando renda nacional. E dada pela relação entre a renda nominal (PIB nominal) e o saldo dos meios de pagamento.

VENCIMENTO

Data-limite para a liquidação de um contrato.

VENDA A FUTURO

Operação onde em princípio não interessa ao investidor entregar os títulos, já que, no momento mais adequado, ele encerrará a posição através de uma operação inversa (compra a futuro). Existe a possibilidade de substituir essa operação por outra (encerra-se a posição de venda através de uma compra a futuro e simultaneamente se vende para outro vencimento a futuro ou mesmo à vista).

VENTURE CAPITAL

Capital de risco - É o dinheiro dos investidores de capital de risco. Eles colocam dinheiro em startups com grande potencial de crescimento, em troca de uma participação acionária. Podem ter, ou não, envolvimento direto na administração da empresa financiada.

VENTURE FÓRUM

Evento onde os empreendedores apresentam seus planos de negócios e propostas de financiamento para a comunidade empresarial e de investimentos.

VERBA

Volume de investimento publicitário ou recursos disponíveis para uma campanha publicitária.

Verbi gratia (abreviadamente v.g.)

termo estrangeiro que significa: por exemplo.

Verbum ad verbum

termo estrangeiro que significa: palavra por palavra, textualmente, literalmente.

VERIFICAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE MERCADORIAS

Ação realizada pela Alfândega a fim de constatar que a declaração de mercadorias foi corretamente realizada e que os documentos justificativos cumprem as condições prescritas.

VERSÃO

Nome da peça publicitária, tema central do comercial. Tem como objetivo auxiliar a identificação do comercial veiculado no trabalho de fiscalização.

VERSÃO ÚNICA

Expressão com a qual é designada a versão em espanhol do Sistema Harmonizado, aprovada pelos Diretores Nacionais de Alfândegas no âmbito do Convênio Multilateral sobre Cooperação e Assistência Mútua entre as Direções Nacionais de Alfândegas da América Latina, Espanha e Portugal (Acordo de Lima, 1994).

Viagem Internacional

É um dos itens que compõem a conta de serviços. Do lado da despesa, são registrados os gastos de turistas brasileiros no exterior com passagens, cartões de crédito, hospedagem e ainda dólares levados para viagens. Do lado da receita, são contabilizadas as mesmas despesas que os turistas estrangeiros realizam no Brasil.

Vide

termo estrangeiro que significa: vê, veja, veja-se, veja em. Usa-se quando se quer que o leitor consulte outra palavra, expressão ou trecho.

Video Digital

É a chave do conteúdo streaming, uma maneira alternativa de armazenar e distribuir trabalhos em vídeo, geralmente convertidos de uma fonte analógica.

VIÉS

Termo que designa tendência. No Brasil passou a ser utilizado nas reuniões do Copom (Conselho de Política Monetária). Uma vez por mês o comitê divulga a taxa básica de juros (Selic) e seu respectivo viés, que pode ser de alta ou baixa. Neste caso, o viés indica o que pode acontecer com a taxa no mês seguinte

Viés ou Erro Sistemático

Distorção sistemática entre a medida de uma variável estatística e o valor real da grandeza a estimar. A introdução de um viés no cálculo estatístico pode estar ligada quer a imperfeição ou deformação da amostra que serve de base para a estimativa, quer ao próprio método de avaliação.

VINHETA

Identificação breve do patrocinador de um programa de tv ou rádio, na abertura, passagem e/ou no fechamento de um intervalo, no qual apresentam recursos de áudio e vídeo (logotipo próprio e música).

Vintena do Pescado

Esse tributo, em 1534, fazia com que um vigésimo do pescado que fosse recolhido dos rios e no litoral do território dos donatários ("donos" das capitanias hereditárias) lhes pertencesse.

VIRAR PÓ

Expressão utilizada no mercado de opções. Diz-se que as operações ""viraram pó"" quando, ao se aproximar o prazo de exercício das operações, o valor no mercado à vista da ação objeto da opção está abaixo da soma do prêmio e do preço do exercício que deverá ser pago pelo investidor que comprou a opção. Nesse caso, o investidor evitará exercer a opção, perderá o prêmio (pago antecipadamente) e as opções vão deixar de existir, isto é, ""vão virar pó"".

VÍRUS

Programa elaborado com o objetivo de destruir arquivos ou perturbar o funcionamento de computadores.

VISITANTE ÚNICO

Usuário com um único endereço IP (número de identificação de cada computador) registrado sempre quando o mesmo acessa um endereço) Neste caso, as visitas são contadas apenas uma vez para cada IP address em um determinado período. Por exemplo, se você visitar 1, 5, 10 ou 1000 vezes o site da www.MMcontabilidade.com.br em um determinado dia, será contado sempre como um visitante único. veja também sessões.

VISITANTES

Número de vezes em que o um site é visitado por usuários.

VISITAS

Número de vezes em que o um site é visitado por usuários.

VISTORIADOR DE ALFÂNDEGA

Funcionário técnico aduaneiro encarregado de verificar a exatidão da declaração das mercadorias com as mesmas.

VLR

Valor

VoIP (Voice over IP)

Tecnologia que permite o tráfego de voz e dados no protocolo IP, permitindo efetuar ligações telefônicas pela internet.

VOLATILIDADE

É a intensidade e freqüência de variação de preços de um ativo financeiro ou de índices de uma Bolsa de Valores.

VOLUME DE CONTRATOS

Fluxo de operações executadas em determinado período, para abertura e/ou fechamento de posição, ou, ainda, transações de ""day-trade"".

Voluntariado

Ação de auxílio desenvolvida basicamente sem visar ganho financeiro ou por obrigação; pode ir além da ação individual e tornar-se atividade grupal.

Voluntário

Pessoa que exerce o Voluntariado.

VOTABILIDADE

Indica o grau médio de variação das cotações de um título em um determinado período.

VOTO

É o direito que tem o proprietário de ações ordinárias (ou preferenciais não destituídas dessa faculdade) de votar sobre os assuntos deliberados nas Assembléias Gerais.

VPN (Virtual Private Network)

Rede Privada Virtual. Tecnologia que usa criptografia para criar uma conexão privativa através de uma rede pública.

VRML (Virtual Reality Modelling Language)

Linguagem de programação que permite a utilização de animações tridimensionais na internet.

VRS

Variable Returns to Scale - Retornos variáveis de escala.

 

 

Termos: # | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


 

Abrir Conta bancária suíça - Duvidas Conta Suiça - Conta Suíça numerada - Ordem Conta bancária suíça - Conta bancária no caribe - Conta bancária na Áustria - Conta Bancaria Latvia - Conta bancária em alemão - Conta Nos Estados Unidos - Duvidas Conta EU - Ordem Conta nos EUA - Cartão anónimo Maestro - Pedir Cartão anónimo - Contato - Mais Informação - Glossário de termos Empresarial - Diccionario de finanças em inglês - Bancos centrais - Bancos da Suíça - Reguladores de Valores no mundo - O qui é Forex - Mapa du Site


Copyright © 2005 - 2016 Contas Bancarias Offshore

 

The information contained in this Website is not meant to substitute qualified legal advice given by a specialist knowing your particular situation. We are not a bank and can’t be held responsible for any loss or damages whether direct, incidental, indirect, special, or consequential, among others, relating access to this Web site. Read our Disclaimer / Terms and Conditions